Notícias Os 5 destaques dos renovados Mercedes-Benz GLE e GLE Coupé

Apresentação

Os 5 destaques dos renovados Mercedes-Benz GLE e GLE Coupé

Um dos destaques dos renovados Mercedes-Benz GLE e GLE Coupé é a nova versão híbrida plug-in GLE 400 e — mais potente 48 cv do que antes.

Mercedes-Benz GLE frente 3/4

A Mercedes-Benz deu aos GLE e GLE Coupé uma oportuna revisão — a geração atual foi lançada em 2018 —, surgindo com imagem «refrescada», conteúdos tecnológicos mais evoluídos e uma gama de motorizações revista e eletrificada.

As revisões e atualizações efetuadas não são particularmente profundas, mas deverão garantir ao GLE a manutenção da competitividade num segmento onde populam propostas como o BMW X5, o Audi Q7 ou o Volvo XC90.

Vista aproximada da frente do GLE
© Mercedes-Benz

O que mudou? Fiquem a conhecer os cinco principais destaques na lista abaixo.

Nova assinatura luminosa

Por fora pouco mudou nos dois SUV. Há novos para-choques e há novas inserções na grelha dianteira, mas é a assinatura luminosa revista que mais se destaca. Esta passa a conter dois pontos de luz adicionais no interior da ótica LED de série, que passam a quatro pontos de luz caso se opte pelos faróis Multibeam LED. O interior das óticas traseiras também foi revisto.

Há um pouco da Mercedes-Maybach no interior do novo GLE

No interior as diferenças são mais subtis, exceção feita ao novo volante, que inclui novos comandos táteis nos braços horizontais.

As restantes novidades referem-se a materiais e acabamentos, com a origem dos mesmos a ser o destaque. O lado “Benz” da Mercedes não se fez rogado e foi buscar ao seu lado mais aristocrático “Maybach” o acabamento em metal (real) galvanizado para as saídas de ventilação que encontramos no Mercedes-Maybach GLS.

Também «herdado» do GLS da Maybach passa a estar disponível o acabamento “designo em piano lacado preto de alto brilho com linhas fluidas MANUFAKTUR” — caso a selecionemos, esta opção é combinada com os bancos em couro napa.

O mais recente Classe S (W 223) também «doou» as suas cores e paletas de cores para a iluminação ambiente dos renovados GLE e GLE Coupé.

leiam também Mercedes-Benz CLA foi renovado. Descubram tudo o que mudou

Híbridos plug-in mais potentes: GLE 350 e passa a GLE 400 e

Os revistos Mercedes-Benz GLE e GLE Coupé mantém as motorizações que já conhecíamos, mas as que eram só a combustão passam a contar com um sistema mild-hybrid 48 V.

Mercedes-Benz GLE Coupé de perfil ligado a carregador
© Mercedes-Benz

É nos híbridos plug-in do GLE e GLE Coupé que há mais novidades, pois estão mais potentes. O destaque vai todo para o GLE 400 e que toma o lugar do GLE 350 e. O motor a gasolina ganhou potência, o que permitiu dar um salto de 48 cv na potência máxima combinada, anunciando agora 381 cv. Contudo o binário de 600 Nm é inferior em 100 Nm relativamente ao GLE 350 e.

No caso do GLE 350 de o ganho de 13 cv é mais modesto, mas a potência máxima combinada não deixa de ser elevada, anunciando 333 cv. O binário máximo também subiu dos 700 Nm para os 750 Nm.

traseira do Mercedes-Benz GLE Coupé
© Mercedes-Benz

Comum a ambos é a enorme bateria de 31,2 kWh, o que se traduz em autonomias elétricas que podem superar os 100 km — de até 109 km no caso do GLE 350 de, e 107 km no GLE 400 e.

  • GLE 450 4MATIC — 3,0 l, 6 cilindros, 280 kW (381 cv), 500 Nm;
  • GLE 300 d 4MATIC — 2,0 l, 4 cilindros, 198 kW (269 cv), 550 Nm;
  • GLE 400 d 4MATIC — 3,0 l, 6 cilindros, 270 kW (367 cv), 750 Nm;
  • GLE 400 e 4MATIC — 2,0 l 4 cilindros + motor elétrico, 280 kW (381 cv), 600 Nm;
  • GLE 350 de 4MATIC — 2,0 l, 4 cilindros + motor elétrico, 245 kW (333 cv), 750 Nm.

Ganhou um capô «transparente»

A própria Mercedes-Benz admite que os condutores do GLE pouco ou nenhum uso fazem do seu SUV em fora de estrada, mas isso não foi impedimento para torná-lo mais «amigo» de uma escapadinha off-road.

Traseira do Mercedes-Benz GLE
© Mercedes-Benz

Além de ganhar uma proteção inferior para melhor proteger os orgãos mecânicos, o pacote Off-Road Engineering, em combinação com a suspensão pneumática Airmatic (opcional), dá mais 30 mm de distância ao solo.

O destaque é, contudo, a funcionalidade de capô «transparente». Para isso precisamos de ter a câmera 360º que vem com o pacote opcional Parking e quando o fazemos e selecionamos o modo “Off-Road”, o ecrã central mostra uma vista virtual — formada pela câmera 360º — por baixo da frente do veículo, em que podemos ver as rodas da frente e a sua posição.

Recebeu MBUX de segunda geração

Os renovados Mercedes-Benz GLE e GLE Coupé receberam ainda a segunda geração do sistema MBUX. Este é acedido via um ecrã tátil de 12,3″ ou por comandos no volante, e mais funções podem ser acedidas via voz com o comando “Hey, Mercedes” — aliás, algumas funções, como atender chamadas, prescindem de dar esse comando inicial.

Interior do Mercedes-Benz GLE
© Mercedes-Benz

Apple CarPlay e Android Auto marcam, obviamente, presença, mas passam a estar ambos disponíveis sem fios.

Existe ainda a função MBUX Smart Home que transforma os Mercedes-Benz GLE e GLE Coupé num centro móvel de controlo da habitação, caso se trate de uma «casa inteligente» — será possível controlar remotamente a temperatura ou as persianas, entre outros. Até será possível saber se está alguém em casa ou não.

leiam também A bordo do Mercedes-Benz EQG. É possível eletrificar o “G”?

Quando chega?

Uma nota final para os GLE 53 e GLE 63 S da Mercedes-AMG que também foram renovados — sigam esta ligação para saber o que trazem de novo.

projeção do símbolo da Mercedes no chão quando abrimos porta
© Mercedes-Benz

De momento a marca alemã apenas indicou que os Mercedes-Benz GLE e GLE Coupé chegam em julho, não havendo, por agora, indicação de preços.