Notícias MBUX Superscreen também antecipa interior do novo Mercedes-Benz Classe E

Apresentação

MBUX Superscreen também antecipa interior do novo Mercedes-Benz Classe E

A Mercedes-Benz deu início à revelação do novo Classe E, começando pelo interior que será dominado pelo inédito MBUX Superscreen.

Interior do novo Mercedes-Benz Classe E com MBUX Superscreen
© Mercedes-Benz

No verão deste ano veremos chegar uma nova geração do Mercedes-Benz Classe E (W 214), mas é pelo interior que tem início a sua revelação, destacando o novo MBUX Superscreen.

A marca alemã fez exatamente o mesmo com o EQS, dando a conhecer primeiro o MBUX Hyperscreen antes da revelação total da berlina elétrica e o novo MBUX Superscreen assemelha-se bastante a este.

Mercedes-Benz MBUX Superscreen
© Mercedes-Benz

Tal como o Hyperscreen, o Superscreen será opcional e adiciona um terceiro ecrã ao tabliê, que fica posicionado à frente do passageiro dianteiro. Ao fazê-lo, uma superfície vidrada passa a «unir» o ecrã central e o do passageiro para conseguir uma aparência «limpa» e uniforme. O ecrã que serve de painel de instrumentos permanece sempre destacado à frente do condutor.

O novo design interior demarca o W 214 significativamente do antecessor W 213, apostando forte na digitalização e redução dos comandos físicos. Por exemplo, a climatização passa a ser controlada através do ecrã central.

E podemos ver que as próprias saídas de ventilação assumem um formato totalmente distinto, deixando de ser circulares e passando a ser uma faixa que contorna o topo do tabliê. Caso optemos pelo controlo de climatização automático Thermotronic, as saídas de ventilação ajustam-se automaticamente a diferentes cenários e de forma individual.

MBUX Superscreen aprende com as nossas rotinas

O novo MBUX Superscreen não se vale apenas da sua aparência e traz ao novo Classe E um muito maior poder de computação concentrado num novo processador e computador central, combinado com conectividade 5G.

Isto abre possibilidades a maiores níveis de personalização e interação, como também ao acesso a conteúdos como música, jogos e até séries e filmes em streaming.

Para mais, o recurso a inteligência artificial vai permitir ao sistema «aprender» as rotinas dos seus ocupantes, automatizando, com o tempo, certas funções. Os utilizadores terão possibilidade até de criar essas rotinas, como por exemplo, definir que abaixo de uma determinada temperatura exterior, os bancos aquecidos devem ser ligados e a luz ambiente do interior mudar para outro tom.

Tik Tok e Angry Birds

Uma das novidades é ainda a possibilidade de «correr» aplicações externas ao sistema MBUX. Apps como o Tik Tok e o jogo Angry Birds estarão disponíveis no novo Mercedes-Benz Classe E, assim como o Zoom ou o Webex para reuniões vídeo online.

Jogo Angry Birds no MBUX Superscreen
© Mercedes-Benz Angry Birds no novo Mercedes-Benz Classe E? Sim, vai ter.

Neste caso, o MBUX Superscreen vem munido de uma câmara no topo do tabliê para esse tipo de reuniões — só disponível com o veículo parado —, e serve também, claro, para tirar selfies

O entretenimento a bordo ganha ainda uma nova dimensão com a possibilidade de ouvir, sentir e até «ver» o som. O Active Ambient Lighting com Sound Visualisation conjuga som (Dolby Atmos) e o sentir de vibrações (com o opcional Burmester® 4D surround sound system) com a visualização deste graças a uma faixa de luz dinâmica que «acompanha» o ritmo da música.

leiam também Os Mercedes-Benz «acessíveis» serão cada vez menos

Quando chega?

Com o MBUX Superscreen revelado, não devem tardar muitas semanas para ficarmos a conhecer a nova geração do Mercedes-Benz Classe E na sua totalidade. A marca da estrela avança com o início da comercialização já no próximo verão.

Mercedes-Benz MBUX Superscreen
© Mercedes-Benz A iluminação ambiente ganha renovado destaque no interior do novo Mercedes-Benz Classe E.