Notícias Mercedes-AMG S 63 E revelado com 802 cv. O mais potente de sempre

Apresentação

Mercedes-AMG S 63 E revelado com 802 cv. O mais potente de sempre

O novo Mercedes-AMG S 63 E Performance é o Classe S mais potente da história e é um dos híbridos plug-in mais impressionantes da atualidade.

Mercedes-AMG S 63 E Performance

Digam olá ao Mercedes-AMG S 63 E Performance, o Classe S mais potente de sempre. É um híbrido plug-in e pode andar 33 km em modo 100% elétrico, mas não se deixem enganar, não foi pensado para ser calmo, eficiente ou responsável.

A sigla “S 63” já o denuncia, não fosse uma das denominações com mais história da marca de Estugarda. Mas nunca antes um Classe S se apresentou com um “cartão de visita” tão impactante.

Tem 802 cv de potência máxima combinada, 1430 Nm de binário e é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,3s, apensar de pesar uns impressionantes 2595 kg.

A NÃO PERDER: Mercedes-AMG One «destrói» recorde do 911 GT2 RS no Nürburgring

Um “super plug-in

E temos que começar por falar na mecânica que está na base deste modelo e que foi herdada do Mercedes-AMG GT 63 S E Performance que nós já conhecemos. Porém, este S 63 recorre a uma bateria ainda maior, com 13,1 kWh de capacidade, que lhe permite percorrer os tais 33 km em modo elétrico.

Ao contrário do que aconteceu com o AMG C 63 S, que se rendeu aos quatro cilindros, os responsáveis da “casa” de Affalterbach optaram por respeitar a tradição recente e mantiveram um imponente motor V8 biturbo debaixo do capô do Mercedes-AMG S 63 E Performance, que tem 4,0 litros e produz 612 cv. Pela primeira vez num Classe S o motor surge com suportes activos.

Mercedes-AMG S 63 E Performance
Debaixo do capô encontramos um monstruoso motor V8 biturbo com 4,0 litros de capacidade.

Mas a auxiliá-lo surge um motor elétrico, montado no eixo traseiro, capaz de entregar 190 cv de potência.

Graças a uma caixa automática multidisco AMG Speedshift MCT 9C de nove velocidades, este sistema híbrido — que a Mercedes-AMG apelida de P3-Hybrid — é capaz de produzir 802 cv de potência máxima combinada e 1430 Nm de binário máximo.

Mercedes-AMG S 63 E Performance
A bateria do Mercedes-AMG S 63 E Performance pode ser recarregada a partir do exterior.

O resultado é uma “super berlina” capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,3s e que acelera até aos 290 km/h… limitados. Qual é o verdadeiro limite numa autobahn? Ninguém sabe.

LEIAM TAMBÉM: O primeiro “Panamera” foi um… Mercedes-Benz 500 E

São números impressionantes e que fazem o Mercedes-Maybach S 680, o único Classe S que atualmente equipa um motor de doze cilindros, parecer um automóvel “comum”.

Mercedes-AMG S 63 E Performance

O segredo está no eixo traseiro

Além de contar com um motor elétrico, o eixo traseiro tem ainda com uma Unidade de Propulsão Elétrica com um diferencial autoblocante de controlo eletrónico e uma caixa de duas velocidades com atuadores elétricos.

A NÃO PERDER: Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ Coupé. Lobo em pele de cordeiro?

Ao contrário do que acontece com outros modelos híbridos, as duas unidades motrizes surgem completamente separadas, o que permite que o motor elétrico possa incidir diretamente sobre o eixo traseiro sem ter que passar pela caixa de nove velocidades associada ao motor V8.

Mercedes-AMG S 63 E Performance perfil
Até aos 100 km/h as rodas traseiras giram 2,5 graus no sentido oposto às dianteiras. Acima dessa velocidade giram na mesma direção.

Pode parecer confusa, mas de acordo com a Mercedes-AMG esta solução faz com que a resposta do sistema seja ainda mais imediata e beneficia a tração e a agilidade de todo o conjunto.

E para isso também contribui o facto do eixo traseiro ser direcional — as rodas traseiras rodam até um máximo de 2,5 graus — e este Mercedes-AMG S 63 E Performance conta ainda de série com suspensão pneumática ativa, com compensação ativa do rolamento da carroçaria.

Um verdadeiro “monstro”

Tão impressionante quanto a capacidade aceleração é a capacidade de travagem, porque parar um “monstro” com 2575 kg, 5,34 m de comprimento e 802 cv, não é um exercício que tenhamos visto por muitas ocasiões na história do automóvel.

LEIAM TAMBÉM: Vision AMG Concept. Será assim a resposta da Mercedes-AMG ao Taycan?

Por isso mesmo a AMG deu a este Mercedes-AMG S 63 E Performance discos específicos, com 400 mm de diâmetro na dianteira e 380 mm atrás. Opcionalmente este Classe S pode equipar discos carbocerâmicos e “calçar” jantes de 21”.

Interior de luxo

No interior, mais do que as performances, o que impera é o luxo. Afinal este é um Classe S. Por isso mesmo encontramos aquilo que de melhor está disponível no “armazém” da Mercedes-Benz e da Mercedes-AMG.

Os ocupantes têm direito a uma configuração de dois ecrãs, ao mais recente sistema MBUX e até a um head-up display. Destaque para os grafismos específicos da AMG e pra o AMG Track Pace, um sistema completo de telemetria, para quem ousar levar este Mercedes-AMG S 63 E Performance a um track day. Convenhamos que isso será altamente improvável…

Quanto aos bancos, são desportivos, como não podia deixar de ser, mas o luxo e o requinte estão garantidos. O S 63 AMG E Performance conta com acabamentos específicos, materiais de excelência e até bancos traseiros reclináveis.

Quando chega?

O novo Mercedes-AMG S 63 E Performance chega ao mercado europeu durante o próximo ano, mas até ao momento a marca germânica ainda não especificou o mês em que isso irá acontecer, nem quanto irá custar.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Mercedes-Benz Classe C (geração W 202)?