Notícias Este é o SUV elétrico que vai disparar as vendas da Ford

Novidades 2023

Este é o SUV elétrico que vai disparar as vendas da Ford

Não faltam novidades na Ford em 2023, mas a maior será o lançamento do novo SUV elétrico com base MEB do Grupo Volkswagen.

Ford crossover elétrico com base MEB, teaser
© Ford

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

O ano de 2023 promete ser «cheio» na Ford, não só pelas muitas novidades a caminho — entre elas um inédito SUV elétrico — mas também pela despedida de alguns modelos emblemáticos.

Podemos afirmar que é o início de um novo ciclo para a Ford Europa. Está em curso uma transformação que culminará com uma Ford 100% elétrica.

Um novo ciclo que encontra paralelo na Ford norte-americana que, nos últimos anos, abandonou os modelos «tradicionais» (berlinas de quatro e cinco portas) e passou a ter uma gama mais focada nos SUV, crossovers e pick-up’s.

Mas primeiro vamos começar pela exceção e depois vamos falar das «novas regras» da Ford 2023, ano em que a marca apresentará o seu novo SUV elétrico.

A exceção

A exceção à regra é o Ford Mustang. A marca norte-americana já deu a conhecer a nova geração e que iniciará a sua comercialização este ano — Europa incluída.

O novo pony car tem como ponto de partida o antecessor e por isso mantém os mesmos ingredientes que têm feito dele o desportivo mais vendido do mundo: motor V8 e caixa manual. As principais mudanças ocorreram no interior que passou a contar com um par de ecrãs.

Mas na Ford, o ano de 2023 vai ser sobretudo sobre elétricos e novos modelos. Um deles será revelado ainda este mês.

SUV elétrico com «genes alemães»

A Ford prepara-se para lançar vários modelos crossover e SUV — a larga maioria elétricos. O primeiro a ser conhecido está prestes a chegar e promete agitar as águas do segmento.

A maior novidade do ano será mesmo o lançamento de um novo crossover elétrico (acima), cujo nome ainda não foi revelado. Ficará posicionado em termos de preço abaixo do Mustang Mach-E e a revelação está prometida para o próximo dia 21 de março.

Será o primeiro modelo resultante do acordo firmado entre a Ford e a Volkswagen. Por isso veremos este novo SUV elétrico recorrer à plataforma MEB que já conhecemos da família ID. da Volkswagen. Vão ser produzidos em Colónia, na Alemanha, onde hoje é produzido o Ford Fiesta.

leiam também Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta

Ainda pouco ou nada se sabe sobre o novo modelo, mas é de esperar que as suas especificações técnicas — sobretudo as relacionadas com a cadeia cinemática elétrica — sejam idênticas às encontradas nos modelos do Grupo Volkswagen.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Ford Kuga atualizado

Com o foco dos «campeões de vendas» da Ford Europa a ser transferido do Fiesta e Focus para os mais rentáveis crossovers Puma e Kuga, a renovação deste último não poderia surgir em melhor altura.

O Ford Kuga tem tido uma carreira sólida e nos últimos dois anos conseguiu ser o híbrido plug-in mais vendido na Europa. A maior diferença para a atual geração estará na nova dianteira. Já a «vimos» em fotos-espia, mas de forma mais reveladora, já a vimos no Escape, o «irmão gémeo» norte-americano do Kuga (em baixo).

Ford Escape 2023
O Ford Escape é o Kuga norte-americano. Por este modelo conseguimos antecipar o que nos espera.

A nova aparência será sustentada com mais e melhores conteúdos tecnológicos, adotando o sistema SYNC 4. Fica por saber se teremos novidades em termos mecânicos.

Bronco a caminho

Apesar de não ter o mesmo «peso» do nome Mustang na Europa, o Ford Bronco tem igual reconhecimento e reverência na América do Norte. Não estava previsto inicialmente chegar à Europa, mas a Ford entendeu — e bem… — trazer este modelo para a Europa.

Ford BRonco de lado
© Ford

Contudo, o arquirrival do Jeep Wrangler deverá chegar apenas no final de 2023 e em quantidades limitadas, fazendo uso dos 2.3 EcoBoost e 2.7 V6 EcoBoost, assim como apenas da carroçaria de quatro portas — nada de Bronco Raptor, infelizmente.

Relacionado Oficial. Ford Bronco vem para a Europa mas em número limitado

Mais Ranger e mais Transit

Entre as muitas novidades da Ford, a divisão de comerciais Ford Pro assume particular destaque por liderar em várias frentes o mercado europeu. Por isso, não só veremos chegar mais versões da nova geração da Ranger, como 2023 promete ser o ano da Transit Custom, com a chegada de uma nova geração e variantes híbridas e elétricas inéditas.

Começando pela pick-up, a primeira Ranger a chegar ao mercado foi a aclamada Raptor, ainda no final de 2022, mas este ano veremos chegar as restantes versões, vocacionadas para uso profissional e lazer.

A Ford já deu a conhecer, por exemplo, a Ranger Platinum, que se assume como a versão topo de gama — se excluirmos a Raptor, focada na performance. Com apresentação mais cuidada e muito equipamento, esta versão está equipada com um motor 3.0 V6 Turbo Diesel e uma caixa automática de 10 velocidades.

Saltando para o furgão mais vendido da Europa, a Ford Transit também conhecerá novidades. Uma delas é a Ford E-Transit Custom, uma inédita variante elétrica, cuja produção arrancará no próximo outono.

Gama Ford E-Transit Custom
© Ford Pro Ford E-Transit Custom.

Antes disso, a meio deste ano, veremos chegar a Transit Custom com motor Diesel e, no final de 2023, a variante híbrida plug-in.

Além da Transit Custom será também lançada, igualmente a meio do ano, a Tourneo Custom, a variante de passageiros (até oito lugares) mais requintada da Transit, que vai ocupar o vazio deixado pelos MPV Galaxy e S-Max. Partilhará com a Transit as suas motorizações, incluído a 100% elétrica.

Um legado que ficará na história

No que toca aos restantes modelos da gama haverá algumas despedidas. Em 2022 o Mondeo deixou de ser produzido e em 2023 será a vez do histórico Fiesta terminar a sua produção — um nome nascido em 1976 —, assim como os monovolumes S-Max e Galaxy.

Em 2023 também termina a produção do Ford GT, que se despede com duas versões especiais. Uma para estrada designada de LM Edition e outra, ainda mais espetacular e exclusiva para circuitos, designada de Mk IV.

É mesmo um «novo capítulo» na história da Ford que se inicia este ano. Poderá acompanhar esta nova fase da marca aqui na Razão Automóvel.

Ford GT Mk IV 2023
© Ford Ford GT Mk IV.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.