Notícias Eletrificação provoca restruturação profunda na Ford Europa

Indústria

Eletrificação provoca restruturação profunda na Ford Europa

A Ford está a restruturar profundamente as suas operações na Europa. Mais de metade do departamento de desenvolvimento foi dispensado.

fábrica Ford na Colónia, Alemanha
© Ford

A transformação profunda pela qual a indústria automóvel europeia está passar — rumo a uma mobilidade 100% elétrica — está a provocar uma revolução estrutural da Ford.

O fabricante norte-americano tem em marcha um plano de reestruturação das suas operações na Europa, motivado, sobretudo, pela decisão de se tornarem uma marca 100% elétrica em 2030.

Uma decisão que deverá resultar, segundo avança a Automotive News Europe, na perda de pelo menos 3200 postos de trabalho na Alemanha: 2500 dos quais afetos ao desenvolvimento de produto. O centro técnico de Merkenich será afetado com a perda de 65% da sua força de trabalho.

Este não é o único departamento afetado pela restruturação. Há 700 postos administrativos na sede em Colónia que poderão ser extinguidos; aos quais podem somar-se mais algumas centenas nas operações locais da Ford no Reino Unido e Bélgica.

Segundo esta publicação, a decisão final será tomada pela Ford a meio do próximo mês de fevereiro. Até lá vão decorrer conversações entre o construtor norte-americano e o sindicato IG Metall — o maior sindicato industrial europeu e o mais influente na indústria automóvel alemã.

Mais elétricos, mas só SUV e crossovers

As razões apontadas para esta reestruturação profunda — que resultará na transferência de competências da Ford Europa para os EUA — radica em dois motivos.

Em primeiro lugar, a já referida transição para a mobilidade elétrica. Em segundo lugar, a tentativa de aumentar a rentabilidade dos modelos. O que ditará o fim já anunciado de modelos como o Fiesta e o Focus.

Ford Fiesta 2021 gama
© Ford Ford Fiesta. Após quase meio século de vida, o popular modelo é mais uma das «vítimas» dos custos crescentes e da eletrificação.

O Ford Fiesta vai deixar de ser produzido no próximo verão e em 2025 será a vez do Ford Focus ver a sua produção terminar em Saarlouis (Alemanha). Nenhum dos modelos terá um sucessor.

O modelo de entrada na Ford passará a ser o crossover Puma — que vai ganhar em 2024 uma versão 100% elétrica.

Na fábrica de Colónia (Alemanha) onde ainda é produzido o Fiesta, a Ford vai investir aproximadamente dois mil milhões de euros na sua conversão para produzir, pelo menos, dois modelos elétricos.

Ford Fábrica Colónia
Fábrica da Ford em Colónia, na Alemanha, está a ser transformada no “Ford Cologne Electrification Center” para produzir veículos elétricos.

Estes novo par de SUV/crossovers 100% elétricos — posicionados entre o Puma e o Mustang Mach-E — são o resultado do acordo firmado entre a Ford e o Grupo Volkswagen em 2019, justificando o recurso à plataforma MEB do grupo alemão, a mesma que serve a família de modelos ID. da Volkswagen. A produção do primeiro modelo arranca já em outubro, enquanto o segundo modelo vai iniciar a produção em 2024.

O novo SUV elétrico da Ford com base MEB (Grupo VW) vai ser produzido em Colónia, na mesma fábrica onde é feito o Fiesta.

Este dois modelos fazem parte de uma ofensiva de sete modelos 100% elétricos — incluem veículos de passageiros e mercadorias — a lançar pela Ford nos próximos anos, e que transformará profundamente o seu portefólio.

À imagem do que já aconteceu na América do Norte, teremos uma gama na Europa composta sobretudo por SUV e crossovers — as tipologias mais rentáveis —, à exceção do Mustang, que conheceu recentemente uma nova geração.

Fonte: Automotive News Europe