Notícias Ford E-Transit Custom com 380 km de autonomia e volante basculante

Apresentação

Ford E-Transit Custom com 380 km de autonomia e volante basculante

A nova Ford E-Transit Custom, mais que um furgão elétrico, promete reduzir custos e aumentar a produtividade, apoiada por um ecossistema digital.

Ford E-Transit Custom vista 3/4 frente

A Ford Pro acaba de revelar tudo sobre a futura E-Transit Custom, a variante elétrica do furgão de uma tonelada mais vendido na Europa.

Depois de nos ter mostrado as primeiras imagens da nova geração em maio, agora pudemos ver o seu interior — que estreia soluções muito práticas —, e foram divulgadas as principais especificações técnicas.

Contudo, apesar de estar a ser apresentada agora, a nova E-Transit Custom só começará a ser produzida no outono… de 2023. Será feita na Turquia, mais precisamente em Kocaeli, pela Ford Otosan, juntamente com a maior E-Transit.

Gama Ford E-Transit Custom

Além da E-Transit Custom, a Ford já comercializa a maior E-Transit — que já pudemos conduzir — e até 2024 serão adicionadas à gama da Ford Pro mais três propostas 100% elétricas: a mais pequena Transit Courier e as versões de passageiros dos seus furgões, Tourneo Courier e Tourneo Custom.

Contudo, continuarão a haver furgões com motores de combustão; a E-Transit Custom será acompanhada mais à frente por versões Diesel e híbridas plug-in.

Mais baixa e mais amiga do vento

Regressando à E-Transit Custom, apesar de nova, a imagem não deixa de ser familiar, mas mais estilizada e com proporções um pouco diferentes, fruto da sua menor altura e de um eixo dianteiro em posição mais avançada.

Ford E-Transit Custom

Coisas que podemos «apontar o dedo» à nova plataforma, que também garante um piso de carga mais próximo do solo que antes — deverá facilitar as operações de carga e descarga —, apesar de «arrumar» as baterias entre os eixos por baixo do piso.

Não foi só o piso que ficou mais próximo do chão; a altura total da E-Transit Custom é menor que as Transit atuais, ficando abaixo dos dois metros, facilitando o acesso a zonas de altura restrita, como os parques de estacionamento subterrâneos.

Ford E-Transit Custom traseira

A menor altura total também deve ter trazido benefícios aerodinâmicos, já que a Ford Pro anuncia uma resistência aerodinâmica 10% inferior às Transit atuais — fundamental para «esticar» a autonomia deste furgão elétrico —, destacando para esse efeito ainda a otimização do design das óticas traseiras ou o das jantes.

Não faltam variantes

Como não podia deixar de ser, a Ford E-Transit Custom estará disponível em várias configurações. Há duas distâncias entre eixos à escolha, duas alturas de teto, e duas carroçarias (combi e dupla).

Assim, a E-Transit Custom oferece volumes de carga entre 5,8 m3 e 9,0 m3, com uma carga útil até 1100 kg e um comprimento máximo de carga de 3450 mm. E apesar da cadeia cinemática elétrica, tem uma capacidade de reboque de até 2000 kg.

E-Transit Custom vista de cima a mostrar antepara em "L"
A E-Transit Custom estreia, como equipamento opcional, uma antepara em “L” — feita em material compósito —, que permite transportar objetos muito mais compridos, como tubos ou escadas, sem sacrificar a possibilidade de transportar mais passageiros.

Escritório e cantina

A antepara em “L” foi apenas uma das adições à nova E-Transit Custom que resultou do acompanhamento próximo da Ford Pro dos seus clientes — chegaram mesmo a acompanhar, via o laboratório de design D-Ford, alguns clientes no dia a dia para perceber como estes usavam a Transit.

E chegaram à conclusão que mais que um posto de comando do veículo, a cabina da Transit era usada para muito mais, servindo de escritório móvel e também de cantina.

Interior da Ford E-Transit Custom

Desse estudo resultaram novas soluções e opções como o Mobile Office, que reforça o papel de escritório móvel da nova E-Transit Custom.

O principal destaque é o novo volante basculante de base cortada, o que lhe permite assumir-se como uma base plana para tablets e portáteis, bem como uma mesa, seja para preencher guias ou servir de mesa de refeições.

Este pacote inclui ainda iluminação LED regulável para a área do volante, assim como uma luz adicional no tejadilho e ainda espaços de arrumação extra entre os bancos.

O chão da cabina é agora também plano, facilitando a passagem de um lado para o outro, e o passageiro central está muito mais desafogado, já que deixa de haver um manípulo da caixa de velocidades (comandos passam para a coluna de direção) e o travão de mão é agora de acionamento elétrico.

Chão plano da cabina

Também há mais espaços de arrumação no tabliê, já que o airbag do passageiro passou a estar montado no teto.

Até 380 km de autonomia

A nova geração do furgão surpreende também pela configuração mecânica e dinâmica.

O único motor elétrico de tração está montado no eixo traseiro — logo, tração traseira —, e a suspensão traseira passa assim a independente (braços transversais), uma solução invulgar em veículos deste tipo e que promete dar ao furgão atributos dinâmicos superiores ao dos seus principais rivais.

Ford E-Transit Custom frente

O motor elétrico em si apresenta-se em dois patamares de potência: 100 kW (136 cv) e 160 kW (217 cv), mas o binário de 415 Nm é idêntico nas duas variantes.

A alimentar o motor elétrico temos um conjunto de baterias de 400 V e 74 kWh de capacidade, assentes em bolsas de células de 82 Ah, partilhadas com a F-150 Lightning, a inédita variante elétrica da pick-up da Ford.

O resultado disto tudo são 380 km de autonomia máxima, que a Ford Pro diz ser quatro vezes mais do que a quilometragem média diária deste tipo de furgões de uma tonelada.

Ford E-Transit Custom a carregar
A E-Transit Custom traz um carregador trifásico AC (corrente alternada) de 11 kW que permite carregar a bateria totalmente em 7,8 horas; suporta ainda carregamentos em DC (corrente direta) até 125 kW, o que permite carregar a bateria dos 15% aos 80% em 41 minutos.

Para otimizar ainda mais a eficiência e logo a autonomia, a E-Transit Custom traz de série a tecnologia de bomba de calor com injeção de vapor — é o primeiro veículo elétrico a ter uma —, que permite aquecer e arrefecer a cabina.

De destacar ainda a possibilidade de usar a E-Transit Custom como uma «bateria» — tecnologia ProPower Onboard — capaz de fornecer energia para ferramentas, luzes e dispositivos no terreno.

Pessoa a usar ferramentas com cabo ligado à Ford Transit E-Custom
Uma das potencialidades da tecnologia ProPower Onboard.

Muito mais que um furgão

A E-Transit Custom destaca-se ainda pela aposta no digital e na conectividade. Vem equipada com um modem 5G e todas elas trazem de série um ecrã tátil central de 13″, que dá acesso ao SYNC 4 da Ford.

Além disso, o novo furgão dá acesso ao ecossistema de software da Ford Pro — que já detalhámos em artigo próprio — que disponibiliza uma série de soluções e serviços.

Tempo é dinheiro

A promessa de um custo total de propriedade mais baixo (TCO) até 40%, quando comparado com um furgão equivalente com motor Diesel, é uma das promessas da Ford Pro para a E-Transit Custom.

Mas há também uma promessa de maior rentabilidade. A Ford Pro diz que através do sistema conectado FORDLiive, será possível reduzir o tempo de imobilização do veículo em até 60% — valor obtido a partir de dados recolhidos já este ano, onde o sistema permitiu 145 mil dias adicionais de disponibilidade do veículo, o que se traduz em 73 milhões de euros para os clientes.

Ford E-Transit Custom

Podemos contar também com outra ferramenta, a Delivery Assist, capaz de automatizar pequenas tarefas que podem ajudar a poupar preciosos segundos por cada entrega — há quem faça 200 paragens por dia e entregue 500 artigos.

A partir do momento em que o motorista engrene a posição “Park” da transmissão, o Delivery Assist pode ligar automaticamente as luzes de emergência, fechar as janelas e trancar a porta assim que o condutor abandona o furgão — ao regressar, o motorista não precisa da chave para aceder e ligar a E-Transit Custom.

Há ainda uma chave digital que funciona como um cartão-chave de um hotel, em que os operadores deixam de perder tempo e dinheiro a duplicar, gerir e substituir chaves.