Notícias Fica a saber tudo o que a Ford e Volkswagen vão fazer juntas

Indústria

Fica a saber tudo o que a Ford e Volkswagen vão fazer juntas

Os detalhes da aliança formada pela Ford e Volkswagen foram finalizados, tendo sido também anunciados que modelos esperar desta colaboração.

Ford Ranger e Volkswagen Amarok

Foi há quase um ano que ficámos a saber que a Ford e Volkswagen celebraram vários acordos para o desenvolvimento conjunto de veículos comerciais.

Não foi preciso esperar muito tempo para que essa aliança se estendesse a outros projetos, como o desenvolvimento de veículos elétricos — recurso à MEB da Volkswagen —, e de tecnologia para condução autónoma.

Agora, ambos os construtores emitiram um comunicado onde dão a conhecer em mais detalhe os contornos desta aliança e o que isso implicará em novos produtos para o mercado.

VÊ TAMBÉM: Ford e Volkswagen mais unidas nos elétricos e condução autónoma
Ford e Volkswagen aliança

Nova Amarok? Agradeçam à Ford…

… ou melhor, à aliança formada entre a Ford e a Volkswagen. Pois sem ela, a Volkswagen Amarok, que celebra este ano o seu 10º aniversário, não teria uma sucessora. A Ford já desenvolve uma nova Ranger, mas, ao que tudo indica, será a nova Amarok a primeira a surgir no mercado, em 2022. Será produzida na fábrica da Ford em Silverton, na África do Sul.

Os papéis invertem-se quando nos referimos à sucessora da Ford Transit Connect, a mais pequena das Transit, que derivará diretamente da recentemente apresentada Volkswagen Caddy.

Por fim, e também algo surpreendente, ficamos a saber que a próxima geração da Volkswagen Transporter irá ser desenvolvida pela Ford, ou seja, a Transporter será “irmã” da Ford Transit (versão Custom).

É expetativa dos dois construtores que este conjunto de veículos comerciais — incluíndo as pick-up — totalizem oito milhões de unidades produzidas durante os seus respetivos ciclos de vida.

O elétrico MEB da Ford

Iniciar-se-á este ano a comercialização do Volkswagen ID.3, o primeiro modelo a nascer da super-flexível plataforma MEB, dedicada apenas a veículos elétricos.

Volkswagen ID.3 produção
ID.3 já está em produção

Será o primeiro de muitos e como o Grupo Volkswagen anunciou no passado tem como intenção tornar a sua plataforma elétrica MEB acessível a outros, mesmo que sejam seus rivais — é o que veremos acontecer com a Ford.

A Ford irá recorrer à MEB para desenhar e desenvolver na Europa o seu próprio veículo elétrico para os europeus. Este deverá ver a luz do dia em 2023, sendo objetivo da marca norte-americana produzir 600 mil veículos elétricos com esta base. Não será preciso esperar tanto por um elétrico da marca da oval — o Ford Mach-E chegar em 2021.

VÊ TAMBÉM: Hot… Van? Conhece as únicas Ford Transit Connect RS e ST

Condução autónoma

O comunicado dos dois construtores refere ainda a sua parceria com a Argo AI, empresa norte-americana que desenvolve tecnologia para sistemas de condução autónoma.

De acordo com o comunicado conjunto, o sistema de condução autónoma da Argo AI é o primeiro com planos de lançamento nos dois lados do Atlântico (EUA e Europa), que o tornará naquele com maior alcance geográfico do que qualquer outra tecnologia a este nível.

Tal como acontece com o desenvolvimento de veículos, alcance e escala são também importantes fatores no desenvolvimento de tecnologias de condução autónoma que sejam robustas e tenham um bom custo-benefício.