Notícias E-Tourneo Custom é o primeiro «monovolume» elétrico da Ford

Apresentação

E-Tourneo Custom é o primeiro «monovolume» elétrico da Ford

A nova Ford E-Tourneo Custom tem lugar para oito passageiros e reclama uma autonomia de até 370 quilómetros.

Sabemos que a nova E-Tourneo Custom — 100% elétrica — é a versão de passageiros (oito no total) mais requintada da E-Transit Custom.

Porém, com o fim anunciado da produção do Ford Galaxy e S-Max para o próximo ano, passa a ocupar o lugar destes modelos no que a MPV de grandes dimensões diz respeito.

A E-Tourneo Custom é um dos quatro modelos 100% elétricos que a Ford Pro vai lançar na Europa até 2024 e destina-se tanto a clientes particulares como a empresas.

A NÃO PERDER: Ford E-Transit Custom com 380 km de autonomia e volante basculante
Ford E-Tourneo Custom

A nova proposta elétrica da Ford conta com um motor elétrico de 160 kW (217 cv), que é alimentado por uma bateria com 74 kWh de capacidade, que utiliza a mesma tecnologia de célula de bateria de alta densidade que encontramos na Ford F-150 Lightning.

LEIAM TAMBÉM: Ao volante da Ford F-150 Lightning. O veículo elétrico mais importante nos EUA?

Permite uma autonomia de até 370 km e para carregar a bateria são precisas oito horas em corrente alternada (11 kW) e 41 minutos em corrente contínua (125 kW).

Motorizações para (quase) todos

Além da elétrica E-Tourneo Custom, há mais Tourneo Custom disponíveis, com motorizações híbrida plug-in e Diesel.

A híbrida plug-in, denominada Tourneo Custom PHEV, recorre a um motor a gasolina com 2,5 litros de quatro cilindros com 150 cv e a um motor elétrico (montado na dianteira) que produz 132 cv.

Ford E-Tourneo Custom perfil

Contas feitas, a Tourneo Custom PHEV entrega 224 cv de potência máxima combinada e consegue andar até 50 km em modo 100% elétrico.

Além das versões electrificadas a Tourneo Custom conta ainda com motores Diesel EcoBlue de 136 cv, 150 cv e 170 cv. Estes podem ser combinados com uma caixa manual de seis velocidades ou com uma caixa automática de oito velocidades.

Ford E-Tourneo Custom frente

Mais conforto e mais equipamento

A nova E-Tourneo Custom promete também mais conforto, equipamento e versatilidade. As três filas de assentos podem acomodar até oito passageiros, com os bancos a poderem deslizar para a frente e para trás, graças a um sistema de calhas instalado no piso do habitáculo.

A NÃO PERDER: Motor e suspensões aguentam? Ford Ranger Raptor levada ao limite

Quer os três bancos da segunda fila quer os dois bancos das extremidades da terceira fila contam com fixações ISOFIX, o que certamente agradará às famílias, tal como as portas laterais deslizantes com acionamento elétrico.

Ford E-Tourneo Custom bancos
Os bancos das segundas e terceiras filas podem deslizar para a frente e para trás.

A somar a isso contamos ainda com ar condicionado trizona, sistema de som B&O com 14 altifalantes e subwoofer, iluminação ambiente e bancos aquecidos na segunda fila.

Destaca-se ainda o ecrã tátil central de 13” com o sistema SYNC 4, compatível com Android Auto e Apple CarPlay (sem fios de série), e o novo painel de instrumentos digital.

Ford E-Tourneo Custom interior
O habitáculo é modular e permite vários tipos de configurações.

Quando chega?

Produzida pela Ford Otosan, em Kocaeli, na Turquia, a nova Ford E-Tourneo Custom vai começar a ser entregue aos clientes europeus em meados de 2023.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta