Notícias O elétrico mais barato da Kia chega em 2024. O que esperar do futuro EV3?

Fotos-espia

O elétrico mais barato da Kia chega em 2024. O que esperar do futuro EV3?

A família EV da Kia vai crescer este ano com o EV3, que será o mais pequeno e barato de todos. Fotos-espia deixam «espreitar» ainda o interior.

kia ev3 foto-espia, frente 3/4
© Razão Automóvel

Depois do EV6 e do ainda maior EV9, a próxima adição à família de elétricos da Kia, o EV3, seguirá o caminho oposto, assumindo-se (por agora) como o mais compacto e barato de todos, ficando um patamar abaixo do Niro EV.

O EV3 vai reforçar uma classe que não para de crescer rapidamente: a dos B-SUV 100% elétricos. Aí terá de enfrentar propostas como o novo Volvo EX30, o Smart #1 ou ainda os Peugeot e-2008, Opel Mokka Electric entre outros já prometidos como o Ford Puma Gen-E.

Mini-EV9

O crossover elétrico foi antecipado em outubro do ano passado com o Kia EV3 Concept e quando o comparamos com as fotos-espia deste artigo, apesar da camuflagem, permite constatar que a versão de produção ficará visualmente muito próxima.

Isto significa que terá uma aparência angular e facetada «colada» à do gigante EV9 — que passou, recentemente, pela garagem da Razão Automóvel —, ainda que adaptada a dimensões bem mais compactas.

Nestas fotos-espia, tiradas durante os testes de inverno na Suécia, pudemos ter ainda um vislumbre do interior.

Apesar de estar praticamente todo tapado, é possível verificar que adotará uma configuração idêntica à dos outros modelos EV da Kia e também à de tantos outros: dois ecrãs horizontais, dispostos lado a lado; um para o painel de instrumentos e outro tátil para o infoentretenimento.

Já há números?

Por enquanto ainda pouco ou nada se sabe sobre as especificações técnicas do Kia EV3. Sabe-se que irá recorrer a uma derivação da E-GMP, ainda que com uma diferença crucial. Ao contrário do EV6 e EV9, a arquitetura elétrica será de 400 V e não de 800 V, de modo a manter os custos controlados.

© Razão Automóvel Foram avistados dois protótipos de teste na Suécia, que se podiam distinguir pela cor do veículo e pelas jantes.

Por enquanto não há informações sobre a bateria ou diferentes baterias que poderá trazer, nem sobre a configuração motriz. Pelo menos uma de um motor terá de trazer, óbvio, mas não sabemos em que eixo será colocado, ou se haverá uma configuração de dois motores.

O mais barato

Podemos ainda não saber os números do futuro Kia EV3, mas já sabemos um que se reveste de importância vital, tendo em consideração os concorrentes e o segmento onde se irá posicionar: o preço.

Durante a revelação do protótipo, a Kia não se coibiu de avançar com um preço em torno dos 33 mil euros para o EV3 de produção. Um valor muito competitivo quando comparado com a concorrência mais próxima, estando alguns milhares de euros abaixo desta. Vai ser mesmo assim? Teremos de aguardar mais alguns meses para o confirmar.

Quando chega?

A revelação final do Kia EV3, contudo, poderá estar mais próxima do que se imagina, prevendo-se que aconteça ainda durante este primeiro semestre de 2024, com a comercialização a acontecer algum tempo depois.

A família EV da Kia promete crescer ainda mais até 2025. Já se vende na China o Kia EV5, outro SUV, que fica algures a meio caminho entre o EV3 e EV9, não se sabendo ainda ao certo se chegará ou quando chegará à Europa.

A Kia também já mostrou o EV4 Concept, que antecipa uma futura berlina 100% elétrica, que integra alguns genes de crossover — um pouco à imagem do Polestar 2. O EV4 estava também previsto para 2024, mas o seu lançamento foi adiado alguns meses e poderá mesmo «saltar» para 2025.