Notícias Renault antecipa Symbioz. Tudo o que já sabemos do novo SUV híbrido francês

Antevisão

Renault antecipa Symbioz. Tudo o que já sabemos do novo SUV híbrido francês

A família SUV da Renault vai crescer em 2024 com o inédito Symbioz, uma nova proposta híbrida que aponta ao núcleo dos familiares compactos.

teaser com inscrição Symbioz
© Renault

A Renault continua a apostar forte no segmento C — o dos familiares compactos e um dos mais competitivos do mercado. Depois do Austral e Scenic, a oferta será brevemente reforçada com um novo SUV a que chamou de Symbioz.

Este vai ocupar o espaço entre o Captur e o Austral, tendo uma volumetria exterior próxima da do Scenic — o nome que agora identifica um crossover exclusivamente elétrico.

Silhueta Renault Symbioz
© Renault Tanto à frente como atrás é possível perceber que os grupos óticos seguem a nova identidade da marca, muito mais angular, e como já foi vista no Rafale ou no Scenic.

Podemos olhar para o novo Symbioz — nome que já tinha sido usado num protótipo de 2017 — como uma espécie de alternativa com motor a combustão ao elétrico Scenic e como o sucessor indireto do Mégane a combustão. O familiar compacto vai deixar de ser produzido este ano e não terá sucessor. Só o Megane 100% elétrico continuará a ostentar o nome.

Por enquanto, a Renault anunciou apenas uma motorização híbrida (não plug-in) para o Symbioz, exatamente a mesma de 145 cv que equipa os Clio, Captur e Arkana.

Aliás, a proximidade a estes modelos é maior do que à primeira vista parece, já que assentará sobre a mesma plataforma CMF-B.

“Para este novo familiar compacto, queríamos um nome com significância humana, que expressasse a ligação entre a família e o seu carro. O nome Symbioz ilustra perfeitamente a vida com o nosso veículo, onde passageiros são um só com o seu veículo e o seu ambiente.”

Sylvia Dos Santos, diretora da estratégia dos nomes na divisão de marketing da Renault

E mais?

Além da motorização híbrida e da plataforma, a Renault já indicou que este SUV híbrido ficará abaixo dos 1500 kg — uma questão cada vez mais sensível em França —, e terá 4,41 m de comprimento. Ou seja, são menos 6 cm que o Scenic e menos 10 cm que o Austral.

Além disso, a Renault promete espaço abundante para toda a família e equipamentos como o teto panorâmico Solarbay — já visto no Rafale e Scenic.

Não deverá ser preciso esperar muito tempo para conhecer o novo Renault Symbioz. A revelação final está prevista já para a primavera.