Notícias Scirocco vai regressar? Volkswagen poderá usar plataforma do Porsche 718

Rumor

Scirocco vai regressar? Volkswagen poderá usar plataforma do Porsche 718

Audi, CUPRA e Volkswagen podem ganhar novos desportivos elétricos tendo como base os futuros Porsche 718 Boxster e 718 Cayman.

Porsche Mission R na pista, frente
© Porsche

Já fervilham rumores sobre o potencial da plataforma dos futuros Porsche 718 Boxster e 718 Cayman, que serão 100% elétricos.

Como referimos recentemente, o futuro Boxster elétrico assentará, ao que tudo indica, numa adaptação da plataforma PPE (Premium Platform Electric), a mesma que equipa o novo Macan elétrico.

foto-espia Porsche 718 Boxster elétrico, frente 3/4
© Razão Automóvel Parece um Boxster «normal», só que este não tem um motor boxer. É 100% elétrico.

Para manter a silhueta o mais baixo possível, a bateria foi reposicionada; deixou de estar no fundo da plataforma e foi recolocada atrás dos bancos, onde nos Porsche 718 atuais está o motor a combustão. Isto permitirá manter a posição de condução o mais baixa possível e dá ao futuro Boxster elétrico uma distribuição de pesos muito próxima do Boxster a combustão.

Agora, a Autocar avança que o Grupo Volkswagen está a estudar o potencial desta arquitetura, colocando a possibilidade de uma nova geração de desportivos 100% elétricos para a Volkswagen, Audi e CUPRA.

De acordo com as revelações de uma fonte interna do grupo à publicação britânica, estão em «cima da mesa» propostas para um sucessor do Audi TT, a versão de produção do CUPRA Dark Rebel e… um novo Volkswagen Scirocco.

Um novo Scirocco?

A última vez que a Volkswagen fez um Scirocco, este era um hatchback (dois volumes) de três portas, baseado no Golf. E não menos importante, foi produzido em exclusivo na Autoeuropa, aqui mesmo em Portugal.

Volkswagen Scirocco R, frente
© Volkswagen Volkswagen Scirocco R.

Ou seja, este hipotético novo Scirocco seria uma «criatura» totalmente distinta, assumindo o formato de um coupé 2+2, com tração traseira ou integral. Segundo a Autocar, a plataforma dos futuros 718 Boxster e 718 Cayman elétricos tem a flexibilidade necessária para assumir diferentes distância entre-eixos e largura de vias, permitindo adicionar mais dois lugares.

De realçar ainda que nestes elétricos não haverá um piso do habitáculo plano — mais uma vez, a permitir uma posição de condução baixa, como se quer num desportivo.

O habitáculo será dividido longitudinalmente por um túnel — o equivalente a um túnel de transmissão nos carros a combustão. Este terá um papel crucial na rigidez estrutural do veículo, mas também poderá integrar mais módulos de bateria, em adição aos colocados na traseira. A Porsche chama a esta configuração de “e-core”.

Vai mesmo acontecer?

Ainda é muito cedo para haver certezas. Se o duo de desportivos elétricos da Porsche está previsto para 2025, o novo Scirocco e os outros modelos em discussão só seriam lançados em 2028. Tal como o Scirocco, o Audi TT assumiria uma configuração 2+2, enquanto a shooting brake da CUPRA teria apenas dois lugares.

CUPRA Dark REbel, perfil
© CUPRA CUPRA Dark Rebel.

No meio deste entrelaçado de rumores e suposições, entra também a vontade de Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, de querer mais sinergias no grupo. Ou seja, rentabilizar o custo de desenvolvimento das plataformas e componentes por mais modelos. O que eleva as probabilidades de vir a acontecer.

Viagem no tempo

Quando começamos a percorrer a história relativamente recente do Grupo Volkswagen, descobrimos vários protótipos que antecipam desportivos incríveis, mais ou menos no contexto de sinergias desejado para estes desportivos elétricos.

Não saindo da marca Volkswagen — também houve protótipos da Audi e um ou outro da SEAT —, recordamos protótipos como o Volkswagen Concept R de 2003 ou o BlueSport Roadster de 2009, que era uma espécie de Audi TT com tração traseira e motor central. Uma receita semelhante à de um Porsche Boxster ou mesmo de um Porsche 914 do final dos anos 60. Curiosamente, um projeto que também juntou a Volkswagen e a Porsche.

O último que vimos foi o Volkswagen XL Sport de 2014, que partia do muito leve, ultra-eficiente e económico XL1, mas prescindia da mecânica híbrida (Diesel+elétrico), optando por um bicilíndrico da Ducati — marca nas mãos da Audi —, colocado atrás dos assentos.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual destes protótipos do Grupo Volkswagen chegou a receber um motor V12 TDI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O dia em que a Audi fez um superdesportivo Diesel
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O dia em que a Audi fez um superdesportivo Diesel