Notícias Terramar será o último CUPRA com motor de combustão interna

Fotos-espia

Terramar será o último CUPRA com motor de combustão interna

O CUPRA Terramar tem data de chegada prevista para 2025, mas a sua revelação será ainda este ano, no pico do verão. O que esperar?

CUPRA Terramar de frente, com responsáveis da marca à volta
© CUPRA

Estamos a alguns meses de distância da revelação final do CUPRA Terramar, o SUV que vai ocupar o lugar do Ateca, mas ao contrário deste, será exclusivo da CUPRA e não terá um «irmão» na SEAT.

Não é a primeira vez que são avistados protótipos de desenvolvimento do novo modelo; desta vez, foi «apanhado» nas paisagens geladas da Suécia, durante os testes de inverno.

A camuflagem densa deixa ver poucos ou nenhuns detalhes, mas a verdade é que já temos uma noção bastante concreta da aparência geral deste SUV.

Isto porque a CUPRA deu-nos um primeiro vislumbre do Terramar em 2022, durante o evento “Unstopabble Impulse” e, no final do ano passado, não se coibiu de mostrar a dianteira em todo o seu esplendor durante o anúncio de que será produzido em Györ, na Hungria (imagem de topo).

Se não está familiarizado com a fábrica de Györ, esta não pertence à SEAT S.A., mas sim à Audi AG, o que acaba por nos dizer muito sobre o que será o Terramar.

Isto porque é em Györ que o Audi Q3 é produzido — e onde será produzida também a próxima geração que também já se encontra em testes de estrada —, modelo com o qual o Terramar será tecnicamente muito próximo.

A origem do nome De circuito de corridas a galinheiro. A história do Autódromo de Terramar

O que já sabemos?

Tendo em conta essa informação, isto diz-nos que o CUPRA Terramar assentará sobre a MQB, a matriz de componentes que serve a maioria dos modelos a combustão e parcialmente eletrificados do Grupo Volkswagen.

Isto significa que o CUPRA Terramar continuará a recorrer a motores de combustão — será o último modelo da marca a fazê-lo —, ainda que todas serão combinadas com máquinas elétricas, seja de forma suave (mild-hybrid de 48 V), ou capazes de se ligar à tomada (híbridos plug-in).

Ainda não se conhecem muitos detalhes em específico, mas a própria CUPRA levantou a ponta do véu, anunciando para os híbridos plug-in autonomias em modo 100% elétrico próximas dos 100 km. É seguro assumir que as especificações sejam praticamente idênticas às do novo Volkswagen Tiguan, que assenta sobre os mesmos módulos e tecnologia:

Além das motorizações, pouco mais se sabe. A marca anuncia um comprimento de 4,5 m, medida que o coloca mesmo no «meio da ação» do concorrido segmento C-SUV. Terá de lidar com concorrentes como o Alfa Romeo Tonale, Kia Sportage ou o quase-a-chegar novo Peugeot 3008, que se destacam também pela presença de propostas híbridas plug-in.

Quando chega?

A revelação do CUPRA Terramar deverá acontecer, de acordo com a Motor.es, no final de agosto, coincidindo com a 37.ª America Cup, a famosa regata que este ano acontece em Barcelona, Espanha.

A produção em Györ arrancará algures a meio do outono, com a comercialização a estar prevista arrancar durante o primeiro trimestre de 2025.

Antes do Terramar, ainda este ano, assistiremos à chegada do CUPRA Tavascan, um «SUV-coupé», exclusivamente elétrico, que já pudemos ver ao vivo: