Notícias Novo IONIQ 7 apanhado. O que esperar do maior SUV elétrico da Hyundai?

Antevisão

Novo IONIQ 7 apanhado. O que esperar do maior SUV elétrico da Hyundai?

O IONIQ 7 será o terceiro modelo da família de elétricos da Hyundai e promete espaço, tecnologia e um visual marcante.

Hyundai IONIQ 7
© Razão Automóvel

Depois dos IONIQ 5 e IONIQ 6, a Hyundai já prepara o próximo modelo da sua família de propostas 100% elétricas: chama-se IONIQ 7 e é um SUV topo de gama com sete lugares.

Podemos vê-lo como um «primo» do Kia EV9 que acabámos de testar, até porque ambos recorrem à plataforma modular E-GMP, que também foi usada no Hyundai IONIQ 5, Kia EV6 e Genesis GV60.

Isso permite-lhe contar com uma arquitetura elétrica de 800 V e contar com configurações de tração a duas ou quatro rodas, graças à utilização de um ou dois motores elétricos, respetivamente.

Hyundai IONIQ 7 traseira
© Razão Automóvel

O Hyundai IONIQ 7 vai passar a ser o maior modelo que a marca sul-coreana vende em território europeu, se deixarmos o Staria fora destas contas. Ao mesmo tempo, também lhe caberá a responsabilidade de se afirmar como uma espécie de manifesto tecnológico, capaz de exibir tudo o que de melhor a Hyundai tem na sua gama.

Já o vimos antes…

Apesar da camuflagem que «carrega», estas fotos-espia não parecem deixar dúvidas de que a versão de produção do Hyundai IONIQ 7 será muito semelhante ao SEVEN Concept, que conhecemos em 2021.

Hyundai SEVEN
@ Press Inform / Razão Automóvel Hyundai SEVEN Concept

E aqui, importa recordar que no caso do IONIQ 5 e do IONIQ 6, as versões de produção acabaram por respeitar quase na íntegra aquilo que os protótipos tinham antecipado. Não há motivos para crer que com o IONIQ 7 será diferente.

De perfil, apesar da camuflagem não deixar nada a descoberto, é possível perceber que os volumes estão muito bem definidos e que a altura é significativa. Além disso, é impossível ignorar a generosa distância entre eixos (anunciada na apresentação do SEVEN Concept), que ascende aos 3,2 metros.

Mundo high-tech a bordo

Os protótipos de desenvolvimento deste modelo já andam na estrada há alguns meses, mas só agora conseguimos espreitar pela primeira vez o seu habitáculo, durante os habituais testes de inverno que está a efetuar no norte da Europa.

Hyundai IONIQ 7 volante
© Razão Automóvel

Naturalmente, as dimensões exteriores deixam adivinhar um habitáculo de grandes dimensões, com três filas de bancos e com uma bagageira generosa, tal como acontece com o Kia EV9.

Contudo, para já, a única coisa que conseguimos ver é o tabliê, que dá continuidade ao que vimos recentemente no IONIQ 6, com uma dupla de ecrãs (lado a lado) e os espelhos laterais inteligentes, como se pode ver na imagem abaixo:

Hyundai IONIQ 7 interior
© Razão Automóvel

Quanto ao volante, é distinto do que encontramos no IONIQ 6, ainda que as hastes dos piscas e dos comandos da transmissão sejam exatamente as mesmas.

A avaliar pelo padrão da camuflagem no interior, as maiores diferenças estão reservadas à secção do tabliê, logo abaixo da dupla de ecrãs, à consola central e ao próprio volante, que deve adotar um lettering específico.

Quando chega?

O novo Hyundai IONIQ 7 deve ser apresentado ao mundo em meados deste ano, ainda que a chegada ao mercado nacional só seja esperada para o início de 2025.

Enquanto isso não acontece, é sempre boa altura para ver (ou rever) o modelo mais radical da família de elétricos da Hyundai, o IONIQ 5 N. Ora veja: