Notícias Volkswagen mostra ID.X Performance de 558 cv. Será lançado no mercado?

Apresentação

Volkswagen mostra ID.X Performance de 558 cv. Será lançado no mercado?

No encontro de fãs que decorreu este fim de semana em Locarno, na Suíça, a Volkswagen apresentou um muito desportivo ID.X Performance.

Volkswagen ID.X Performance visto 3/4 de frente
© Volkswagen

Depois de conhecermos o Volkswagen ID. GTI Concept em Munique, a marca reforça o lado desportivo da família ID e surpreende-nos agora com um novo ID.X Performance.

Apesar de ainda se tratar de um protótipo, o Volkswagen ID.X Performance não podia passar despercebido durante o ID. Treffen, o evento dos proprietários e entusiastas dos modelos ID que se realizou no passado fim de semana, nas margens do Lago Maggiore (entre a Itália e a Suíça).

O ponto de partida foi o novo Volkswagen ID.7, que começou por ser decorado com um tom cinzento baço, combinado com a metade de cima da carroçaria em preto brilhante.

Podemos também notar que os sistemas de iluminação já incluem uma assinatura visual com o logótipo da marca iluminado e que há faixas horizontais em LED a preencherem toda a largura das secções dianteira e traseira.

As maiores novidades do ID.X Performance, no entanto, surgem através de um spoiler inferior em negro, da enorme asa e do difusor de ar inferior mais pronunciado. E claro, todos estes componentes foram produzidos em fibra de carbono.

Além destes, há ainda saias laterais com os mesmos detalhes em vermelho e alargamentos nas cavas das rodas, também em negro. Estes últimos têm também a missão de abrigar as jantes com 20″ de diâmetro de tom dourado e com aperto central. Estas são envolvidas por pneus Michelin Cup 2 R (semi-slicks).

Menos visíveis são os ajustes na suspensão, com molas mais rígidas e que rebaixam a carroçaria em 60 mm. Segundo a Volkswagen, foi também aumentado o ângulo de convergência em 80 mm. Tudo para que este ID.X Performance tenha uma dinâmica muito mais apurada.

Volkswagen ID.X Performance visto de traseira
© Volkswagen

ID.X Performance, o mais potente

O visual tão desportivo é justificado pelos números que o ID.X Performance declara: 411 kW, o mesmo que 558 cv. Está acima de tudo o que a Volkswagen produziu até agora, com a marca a referir ainda a inclusão de uma função de boost adicional.

Os números foram conseguidos pela presença de dois motores — um por eixo — sendo, por isso, de tração integral. O motor dianteiro é assíncrono e o traseiro é síncrono. Segundo a marca, esta é uma solução mais eficaz e que consegue aproveitar toda a potência disponível da melhor forma, garantindo melhores prestações.

O VDM, ou Vehicle Dynamics Manager, controla as funções de boost, distribuição de binário e funcionamento do diferencial autoblocante do eixo posterior, através de um monitor adicional de 17 cm de diagonal, instalado na consola central.

Para alimentar o sistema elétrico, está presente uma bateria sob o habitáculo do ID.X Performance, mas a sua capacidade não foi relevada. A Volkswagen, no entanto, já adiantou que esta pode ser carregada com uma potência máxima de até 200 kW.

Interior do Volkswagen ID.X Performance
© Volkswagen

Chegará ao mercado?

A Volkswagen também não revelou qualquer dado relacionado com as prestações deste novo ID.X Performance.

Tal como também é incerto se esta opção chegará ou não ao mercado. No entanto, ficámos com muita curiosidade em saber a resposta a estas duas questões.