Notícias Autoeuropa vai retomar a produção mais cedo que o previsto

Indústria

Autoeuropa vai retomar a produção mais cedo que o previsto

Autoeuropa antecipa o reinicio da produção em algumas semanas. No início de outubro, os Volkswagen T-Roc voltam a sair da linha de montagem.

Linha de produção na Autoeuropa, em Palmela
© Autoeuropa

A Autoeuropa informou os seus trabalhadores, através de um comunicado, de que irá retomar a produção já no próximo dia 2 de outubro. Ou seja, umas semanas antes da data inicialmente prevista, a 12 de novembro.

As recentes cheias na Eslovénia afetaram o fornecedor habitual de um componente essencial da Autoeuropa, o que levou a direção da fábrica e o Grupo Volkswagen a tomar medidas. A alternativa foi encontrada em Espanha e na China, permitindo a retoma da produção do Volkswagen T-Roc.

© Volkswagen Autoeuropa Autoeuropa (Palmela)

Ainda assim, este reinício será gradual, começando pelas áreas de prensas, carroçaria e pintura, que terão um número de turnos inferior ao habitual.

A direção da Autoeuropa vai contactar todos os trabalhadores que estão em regime de layoff com o objetivo de os informar “o mais brevemente possível sobre a data exata do seu regresso à atividade e da correspondente alteração ao regime de layoff”.

“A direção da fábrica informa que no próximo dia 2 de outubro será retomada a produção. Nesta fase, o número de turnos será menor que o esquema de trabalho habitual. Quanto às áreas de prensas, carroçarias e pintura, terão arranques antecipados”.

Direção da Autoeuropa

Durante este processo, foram também dispensados cerca de 100 trabalhadores temporários, que deverão agora retomar as suas funções, tal como previsto.

Impacto na economia

Tal como adiantado pelo ECO, a Auteuropa é uma empresa com um impacto substancial na economia portuguesa, representando cerca de 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto Nacional).

Além disso, a fábrica do Grupo Volkswagen, também é responsável por cerca de 6% das exportações nacionais, segundo os dados mais recentes, referentes a 2021. Neste ano, a fábrica de Palmela contava com mais de cinco mil trabalhadores.

No ano passado, em 2022, a Autoeuropa registou o seu segundo melhor ano de sempre, com um total de 231 100 automóveis produzidos. Um valor que é apenas superado pelas 254 600 unidades produzidas em 2019.