Notícias Volkswagen T-Cross 2024. Tudo o que vai mudar nesta atualização

Chega em 2024

Volkswagen T-Cross 2024. Tudo o que vai mudar nesta atualização

Passaram quatro anos desde o lançamento do Volkswagen T-Cross, o SUV mais pequeno da marca. A altura certa para receber algumas atualizações.

Volkswagen T-Cross R-Line, frente 3/4
© Volkswagen

É o SUV mais pequeno da Volkswagen, mas tem sido «gigante» nas vendas. O Volkswagen T-Cross vai entrar em 2024 com importantes atualizações.

Não se trata de um modelo novo, mas sim do tradicional facelift que as marcas fazem a meio do ciclo de vida dos modelos. E as alterações não foram somente cosméticas. Há muitas novidades, especialmente no interior.

Volkswagen T-Cross traseira 3/4
© Volkswagen / Martin Meiners

Volkswagen T-Cross mais «alegre»

Para já, a Volkswagen apenas revelou as imagens da versão R Line (topo de gama) do Volkswagen T-Cross 2024. Mas já da para entender o que vai mudar.

Em primeiro lugar, a frente foi ligeiramente redesenhada. Temos novos faróis e à semelhança dos mais recentes modelos da marca alemã, temos uma barra LED que atravessa toda a secção dianteira.

Na traseira, o grande destaque vai para o novo formato das luzes, cuja assinatura luminosa muda profundamente, aproximando-a, mais uma vez, das propostas mais recentes da marca.

Esquecendo as linhas, há outra grande mudança no Volkswagen T-Cross 2024. Alias, uma pequena mudança com grandes resultados: as cores disponíveis na carroçaria.

Volkswagen t-cross lateral
© Volkswagen / Martin Meiners Na lateral não há novidades, apenas novas jantes de 17″ a 19″ com um novo design.

Ainda não foram divulgadas todas as opções disponíveis mas é esperada uma «paleta de cores» mais alegre — em linha com a família ID. da marca.

Todas estas mudanças somadas deverão contribuir para dar ao T-Cross um aspeto mais jovem e, sobretudo, um boost importante para, pelo menos, mais quatro anos no mercado.

Interior profundamente atualizado

É no interior que, talvez, o Volkswagen T-Cross 2024 ganha mais argumentos. A Volkswagen decidiu redesenhar completamente o tabliê e fazer uma atualização em termos de materiais.

Além dos materiais, vai mudar também a tecnologia a bordo. O sistema de infoentretenimento será totalmente novo — o mesmo que encontramos no Golf e T-ROC — e o quadrante será sempre totalmente digital, independentemente da versão escolhida, variando entre as 8″ e as 10″ de tamanho.

Os comandos do ar condicionado não foram integrados no infoentretenimento, mas foram atualizados. Os anteriores botões físicos foram trocados por comandos táteis, com um aspeto mais moderno, mas, provavelmente, menos intuitivos.

Primeiro contacto Mais potente e vai mais longe. Conduzimos o renovado Peugeot e-2008

Em termos de espaço mantém-se tudo na mesma. A capacidade de bagageira, muito generosa, mantém-se nos 455 litros (com os bancos traseiros na posição mais avançada).

Volkswagen T-Cross 2024 bagageira
© Volkswagen / Martin Meiners Neste particular, a bagageira, o Volkswagen T-Cross continua a ser um dos melhores do segmento.

Novidades nos motores? Nem por isso

Ainda não é desta que o T-Cross adere à eletrificação dos seus motores. Tal como na geração atual, vamos ter à nossa disposição o motor 1.0 TSI com 95 cv e 110 cv de potência e, no topo da gama, o motor 1.5 TSI com 150 cv de potência.

Volkswagen T-Cross 2024 motor
© Volkswagen / Martin Meiners As motorizações podem ser associadas a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa de dupla embraiagem (DSG) com sete velocidades.

Portanto, tudo exatamente na mesma. Resta saber se as alterações efetuadas na carroçaria vão ter algum impacto — ainda que marginal — nos consumos e nas emissões.

Um sucesso de vendas

Desde que foi lançado em 2019, o Volkswagen T-Cross já vendeu mais de 1,2 milhões de unidades e a marca alemã pretende manter a performance para os próximo anos.

Mas ainda vamos ter de esperar alguns meses para ver o novo T-Cross nas estradas portuguesas.

As pré-vendas e a abertura do configurador online do SUV compacto terão início no quarto trimestre de 2023. O lançamento no mercado tem início no primeiro trimestre de 2024.