Notícias Mais um “pocket rocket” que desaparece. Fim do Volkswagen up! GTI confirmado

Fim de produção

Mais um “pocket rocket” que desaparece. Fim do Volkswagen up! GTI confirmado

Há muito esperado, o fim do Volkswagen up! GTI agora é oficial. O pequeno pocket rocket já desapareceu do configurador da marca alemã.

Volkswagen Up GTI vista dianteira 3/4

Era uma vez… o Volkswagen up! GTI. O pocket rocket alemão deixa de estar disponível no mercado e, ao contrário do Mégane R.S. que noticiámos ontem, que se despede com a série especial e limitada Ultime, o up! GTI não teve direito a nenhuma despedida mais especial.

O fim do up! GTI não é uma surpresa total — a Volkswagen já o tinha retirado do seu catálogo em diversos países. Por exemplo, já não o encontram no configurador da marca em Portugal.

Algum tempo depois os responsáveis pela Volkswagen nos Países Baixos confirmaram à Top Gear aquilo que já se esperava: o desaparecimento não era temporário, mas sim permanente.

A NÃO PERDER: Pocket Rockets do séc. XXI. Os primeiros 10 anos foram assim

Volkswagen Up GTI vista traseira 3/4Apesar de o up! GTI já não poder ser encomendado, a Volkswagen ainda não o parou de produzir. Isto porque há ainda uma longa lista de encomendas para satisfazer do seu pocket rocket, o que deixa bem evidente o seu sucesso.

Um dos últimos da espécie

Herdeiro do Lupo GTI, o Volkswagen up! GTI foi originalmente revelado em 2016 como protótipo. A aceitação foi tal que a Volkswagen acabou mesmo por lançá-lo em 2018 e desde então o up! GTI tem-se estabelecido como um bom exemplo do que deve ser um pocket rocket.

Os 115 cv e 200 Nm debitados pelo seu tricilindrico turbo com apenas 1,0 l de capacidade até podem parecer modestos, mas quando associados a uma caixa manual de seis relações e ao baixo peso — 1070 kg (EU) — permitem ao up! GTI cumprir os 0 aos 100 km/h nuns espevitados 8,8s, parando de acelerar só aos 196 km/h.

Volkswagen Up GTI interior

Já no capítulo visual o up! GTI seguiu «à risca» a receita tradicional dos GTI na Volkswagen — iniciada com o Golf —, contando com diversos detalhes (da lista vermelha no exterior ao padrão escocês dos tecidos no interior — que nunca deixaram que fosse confundido com os restantes up!.

O desaparecimento do Volkswagen up! GTI vem confirmar uma tendência que está longe de ser novidade: os pequenos desportivos são cada vez mais raros.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”