Notícias Autoeuropa retoma hoje produção depois de três semanas parada

Autoeuropa

Autoeuropa retoma hoje produção depois de três semanas parada

Depois de uma paragem de três semanas devido à falta de peças, a Autoeuropa retoma hoje a sua produção, ainda que em ritmo moderado.

Volkswagen Autoeuropa - Palmela
© Volkswagen

Três semanas depois de ter sido forçada a interromper a produção do Volkswagen T-Roc devido à falta de componentes, a Autoeuropa retoma hoje a sua atividade.

Esta paragem, iniciada no passado dia 11 de setembro, foi motivada pela falta de componentes fornecidos pela KLS Ljubno, uma empresa da Eslovénia. Esta foi fortemente afetada pelas cheias que ocorreram naquele país no início de agosto, ao ponto de ficar totalmente impossibilitada de assegurar a sua produção.

Volkswagen n.º 3 500 000 produzido na Autoeuropa
© Volkswagen Há cerca de um ano, a Autoeuropa alcançou a fasquia das 3,5 milhões de automóveis Volkswagen produzidos na sua linha de montagem

Entretanto, a empresa de Palmela, em conjunto com o Grupo Volkswagen a que pertence, começou de imediato a procurar alternativas e já tinha previsto a retoma da produção para 12 de novembro. No entanto, conseguiu antecipar esta data, ainda que os turnos sejam inferiores ao habitual.

O componente em questão, fundamental para a construção dos motores que equipam o Volkswagen T-Roc, é agora fornecido por duas empresas, uma espanhola e outra chinesa. Sendo que isso apenas foi possível devido ao trabalho desenvolvido pelos departamentos de logística e de compras da marca alemã.

“Na origem do problema está a falta de peças produzidas por um fornecedor na Eslovénia e que são essenciais à construção de motores. Este fornecedor foi severamente afetado pelas cheias que aconteceram no início de agosto”.

Volkswagen Autoeuropa

Além da Autoeuropa, também as fábricas do Grupo Volkswagen de Hanover, Wolfsburgo e Emden tiveram de efetuar reduções de horários e suspender a produção de modelos como a Multivan, por exemplo.

Efeito de onda

Esta paragem acabou por afetar diversas outras empresas fornecedoras de componentes em Portugal, algumas delas instaladas no Parque Industrial da Autoeuropa. Sendo que estas, entretanto, já anunciaram o despedimento de 325 trabalhadores com vínculo precário.

A Autoeuropa também já tinha anunciado o despedimento de 100 trabalhadores temporários, ainda que com a garantia de que estes voltariam de imediato às suas funções assim que fosse retomada a produção na fábrica.

Tal como divulgado pela Lusa, Autoeuropa tem um enorme impacto na economia portuguesa, representando cerca de 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

Fonte: Lusa