Notícias Autoeuropa. Produção do Volkswagen T-Roc suspensa até novembro

Indústria

Autoeuropa. Produção do Volkswagen T-Roc suspensa até novembro

A Volkswagen Autoeuropa vai suspender a produção do T-Roc por nove semanas e vai recorrer ao regime de lay-off.

1 milhão VW T-Roc Austrália
© Volkswagen Autoeuropa

No final de agosto, ficámos a saber que a Autoeuropa, a fábrica automóvel da Volkswagen em Palmela, teria de suspender a produção do T-Roc, o modelo da marca que mais vende, atualmente, na Europa.

A suspensão da produção deve-se à falta de uma peça essencial à construção dos motores, fornecida pela eslovena KLS Ljubno, que foi severamente afetada pelas cheias ocorridas no início de agosto no país. A KLS Ljubno fabrica engrenagens de anel, fornecendo 80% do mercado automóvel europeu.

Vista aérea da Volkswagen Autoeuropa
© Volkswagen Autoeuropa Volkswagen Autoeuropa

O Grupo Volkswagen está a ser particularmente afetado pela paragem da empresa eslovena. Além da suspensão da produção do T-Roc na Autoeuropa, a do furgão T6.1 em Hanover também vai ser suspensa, enquanto a do T7 Multivan será reduzida à da versão híbrida plug-in.

Em Wolfsburgo (Alemanha), onde são produzidos os Golf e Tiguan, os horários dos funcionários vão ser reduzidos nas próximas semanas enquanto em Emden (Alemanha) alguns turnos vão ser cancelados.

Ficámos agora a saber que a suspensão da produção do Volkswagen T-Roc terá início no próximo dia 11 de setembro e prolongar-se-á por nove semanas. A produção está prevista recomeçar a 12 de novembro. A KLS Ljubno avançou que espera recomeçar a produção em outubro.

A Volkswagen Autoeuropa, com o apoio das equipas de compras e aprovisionamento e logística do Grupo Volkswagen, está a acompanhar a evolução da situação, assim como alternativas, que possam reduzir o período de suspensão da produção. Também o governo português disse estar à procura de soluções junto de fornecedores portugueses.

Autoeuropa recorre ao lay-off

Devido ao período anormalmente longo da suspensão de produção, a Autoeuropa vai recorrer ao regime de lay-off, tendo a administração negociado com a comissão dos trabalhadores os termos desse regime.

As negociações prolongaram-se por dois dias, mas terminaram ontem (5 de setembro) com um acordo. Em comunicado, a administração da Autoeuropa diz que vai garantir um “complemento da contribuição retributiva legal a 80% da remuneração base, incluindo subsídio de turno”, assim como “será dada uma compensação de 15% resultante da ferramenta de flexibilidade de downdays, equivalente a um total de seis downdays, com aplicação individual proporcional durante o período de lay-off“.

Rodrigo Nogueira, o coordenador da comissão de trabalhadores, em declarações aos jornalistas (transmitidas pela RTP3), afirmou ainda que está garantido o regresso dos trabalhadores temporários quando a produção voltar a normalizar.

Fonte: Automotive News