Notícias Autoeuropa vai suspender produção do VW T-Roc por período ainda indefinido

Produção

Autoeuropa vai suspender produção do VW T-Roc por período ainda indefinido

A Autoeuropa anunciou a suspensão da produção em setembro que, por agora, se prolongará por um período indefinido.

Linha de produção da Volkswagen T-Roc na Autoeuropa
© Volkswagen

A Volkswagen Autoeuropa prepara-se para suspender a produção do T-Roc na primeira quinzena de setembro e por um período, por agora, indefinido.

A justificação para a suspensão prende-se com a falta de componentes de um fornecedor esloveno, segundo consta no comunicado da Autoeuropa aos funcionários a que a agência Lusa teve acesso:

“Na origem do problema está a falta de peças produzidas por um fornecedor na Eslovénia e que são essenciais à construção de motores. Este fornecedor foi severamente afetado pelas cheias que aconteceram no início de agosto”.

Volkswagen Autoeuropa
Unidade 1 milhão Volkswagen T-Roc
© Volkswagen Autoeuropa A Autoeuropa produziu em janeiro de 2023 a unidade um milhão do Volkswagen T-Roc

No comunicado, a Autoeuropa refere ainda que a produção deverá permanecer suspensa durante algumas semanas, não avançando com uma data para o reinício da produção.

O comunicado informa ainda que o Grupo Volkswagen está a dar suporte técnico ao fornecedor como também procura alternativas junto de outros fornecedores para normalizar a produção na Autoeuropa e nas outras fábricas afetadas o quanto antes.

Em declarações à Lusa, o coordenador da Comissão de Trabalhadores, Rogério Nogueira, disse que “uma paragem de produção é sempre um motivo de grande preocupação para os trabalhadores”. Mas concluiu dizendo que “pela nossa tudo faremos para que seja possível encontrar soluções que não tenham impactos negativos para a vida dos trabalhadores”.

O mais vendido da Volkswagen

A fábrica de Palmela produz em exclusivo o T-Roc (à exceção do T-Roc Cabrio) para todos os mercados onde é comercializado. E importa lembrar a importância atual do modelo nas contas da Volkswagen.

O T-Roc é, atualmente, o Volkswagen que mais vende na Europa e um dos automóveis mais vendidos do continente. No acumulado de 2023, até julho, vendeu mais de 120 500 unidades, só sendo superado pelo Dacia Sandero e Tesla Model Y.

Fonte: Lusa