Notícias Depois do ID. 2all o ID.1. Volkswagen prepara elétrico ainda mais barato

Antevisão

Depois do ID. 2all o ID.1. Volkswagen prepara elétrico ainda mais barato

A Volkswagen está a preparar um modelo elétrico que pode vir a custar menos de 20 mil euros. Deverá chamar-se Volkswagen ID.1.

Volkswagen ID.4 detalhe grelha
© Volkswagen

A Volkswagen acabou de apresentar o protótipo ID. 2all mas já trabalha num elétrico ainda mais acessível, o Volkswagen ID.1.

Quem o revelou foi Thomas Schäfer, o diretor executivo da Volkswagen, que a Razão Automóvel entrevistou recentemente.

Enquanto a versão de produção do ID. 2all chegará ao mercado em 2025, o seu «irmão mais novo» — deverá chamar-se ID.1 — só será lançado em 2027.

A não perder Luca de Meo: “elétricos vão continuar mais caros que automóveis a combustão”

Os detalhes ainda são escassos, mas este modelo deverá ter um preço base abaixo dos 20 mil euros e vai assentar numa nova plataforma desenvolvida pela Skoda, em vez de recorrer à plataforma MEB Entry que serve de base ao ID. 2all.

Recorde-se que, na entrevista dada à Razão Automóvel, Thomas Schäfer já tinha revelado a intenção da Volkswagen de “continuar a ter carros abaixo dos 20 mil euros”.

MEB Entry
© Volkswagen Apesar de já permitir uma redução de custos substancial, a plataforma MEB Entry estreada pelo ID. 2all não chegará ao futuro ID.1.

Volkswagen ID.1 será desafio difícil

Acerca deste projeto, o diretor executivo da Volkswagen começou por confirmar que o grupo alemão tem várias equipas a estudar formas de reduzir custos. Ainda assim, Schäfer admite que “não é fácil produzir um elétrico que possa ser vendido por 20 mil euros e que ainda dê lucro”.

Para alcançar essa meta, o executivo alemão deposita «esperanças» nas economias de escala: “atualmente conseguimos fazer muito em termos de economias de escala (…) um maior volume de produção vai permitir reduzir os preços e ainda assim obter lucros”.

Thomas Schafer, CEO Volkswagen
© Volkswagen Thomas Schäfer. O diretor executivo da Volkswagen quer tornar os elétricos mais acessíveis.

Outra «ferramenta» para conter os custos passa pelo uso de baterias fosfato de ferro-lítio (LFP) de menores dimensões do que as usadas no ID. 2all.

ID.1 ou ID Polo?

Segundo adiantam os britânicos da Autocar, este novo modelo elétrico deverá ter dimensões próximas às do atual Volkswagen Polo, pelo que não será muito mais pequeno do que o ID. 2all.

Por falar no icónico utilitário alemão, este até pode «ceder» o seu nome ao elétrico mais acessível da Volkswagen.

Recorde-se que recentemente Thomas Schäfer afirmou: “o Polo é um dos nossos ícones (…) atualmente estamos a estudar como levar os nomes dos nossos modelos mais icónicos para o futuro e como é que os podemos integrar na gama”.

Assim, da mesma forma que existem rumores de que poderá vir a existir um ID Golf ou ID Tiguan, também um ID Polo poderá vir a integrar a gama da Volkswagen no futuro.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”