Notícias Híbrido e mais de 700 cv. Novo Porsche 911 GT2 RS «caçado» no Nürburgring

Antevisão

Híbrido e mais de 700 cv. Novo Porsche 911 GT2 RS «caçado» no Nürburgring

A nova geração do Porsche 911 GT2 RS só chega em 2025, mas já foi «caçada» no Nürburgring. O que podemos esperar?

Porsche 911 GT2 RS
© Razão Automóvel

Acham o 911 GT3 RS impressionante? Então esperem até ver o novo Porsche 911 GT2 RS, que já foi «caçado» em testes dinâmicos no circuito de Nürburgring, na Alemanha.

Disfarçado precisamente com a carroçaria de um GT3 RS, os fotógrafos presentes no mítico traçado germânico desconfiaram do facto deste motor não soar como o bloco naturalmente aspirado do GT3 RS, mas sim como um motor turboalimentado.

Ora, tudo leva a crer que aquilo que estamos aqui a ver, pela primeira, a nova geração do Porsche 911 GT2 RS, que deverá chegar ao mercado apenas no final de 2025.

Porsche 911 GT2 RS perfil
© Razão Automóvel O 911 GT2 RS está na primeira fase dos testes de desenvolvimento e só vai chegar ao mercado em 2025

O que vai mudar?

Deixando de parte o facto deste protótipo estar escondido sob uma mula de testes do GT3 RS, destacam-se algumas alterações visuais, a começar logo nas entradas de ar laterais que parecem ligeiramente modificadas, pelo acrescento ao para-choques traseiro e pela dupla saída de escape central, que é falsa.

Sim, isso mesmo, o futuro 911 GT2 RS vai contar com duas saídas de escape colocadas mais para os lados, entre o generoso difusor de ar e o para-choques, como se consegue perceber nesta imagem:

Porsche 911 GT2 RS escapes
© Razão Automóvel A saída de escape central é falsa. Os escapes “verdadeiros” vão surgir nas laterais

Tal como referimos acima, a nova geração do Porsche 911 GT2 RS só deve chegar ao mercado no final de 2025, pelo que este protótipo de testes ainda está numa fase muito embrionária do seu desenvolvimento.

“Super híbrido” a caminho?

Ainda assim, já existem rumores que dão conta de que este modelo vai recorrer a uma configuração híbrida com mais de 700 cv de potência, superando assim o antigo GT2 RS (tinha precisamente 700 cv).

De acordo com os britânicos da Autocar, este sistema híbrido será derivado da tecnologia do novo Porsche 963 LMDh de competição. Vai combinar o motor de combustão com uma pequena bateria e um motor elétrico, que deverá surgir integrado na caixa de velocidades.

A base deste sistema será o motor boxer biturbo de 3.8 l do 911 Turbo S, que produz 650 cv, pelo que será relativamente fácil extrair mais de 700 cv a este sistema.

A somar a isso, escusado será dizer que a meta da Porsche é suplantar as performances do GT2 RS da geração anterior, que já anunciava números alucinantes: 2,8s nos 0 aos 100 km/h e 340 km/h de velocidade máxima.

E não só suplantar o antecessor em linha reta, mas também em curva. O 911 GT2 RS da geração 991 é um dos mais rápidos carros de produção no «inferno verde» — com um tempo de 6min43,30s quando equipado com o Manthey Performance Kit —, só tendo sido superado, recentemente, pelo Mercedes-AMG One.

A NÃO PERDER: PORSCHE 911 TURBO S (650cv). Supercarro para TODOS OS DIAS, há melhor?

Sabe esta resposta?
Em que icónica decoração da Porsche é inspirada a decoração do Pacote Rallye Design do 911 Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

É a pintura mais desejada do Porsche 911 Dakar mas leva imenso tempo a fazer