Notícias NIO chega à Europa com ambições premium e estações de troca de baterias

Novidades 2023

NIO chega à Europa com ambições premium e estações de troca de baterias

A NIO só deve chegar a Portugal em 2025, mas a marca chinesa já iniciou atividade em vários países europeus com um novo trio de modelos.

NIO ET7 frente
© NIO

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

A NIO é um jovem construtor chinês fundado em 2014, e apesar de uma receção inicial entusiasmante — seria a próxima Tesla, dizia-se — nestes poucos anos de vida os desafios a ultrapassar têm sido mais que muitos, muito por culpa dos anos turbulentos que o mundo tem passado.

Apesar de tudo, tem conseguido crescer, mas os prejuízos continuam a amontoar. Em 2022, as vendas aumentaram relativamente a 2021 (+34%), mas os prejuízos foram de 1,9 mil milhões de euros (um salto de 260%).

O aumento nos prejuízos pode ser justificado com os avultados investimentos que o jovem construtor chinês está a efetuar, não só no desenvolvimento de novos produtos, como na expansão para novos mercados.

Nio ET7, ET5 e EL7 durante o evento de lançamento em 2022 na Europa
© NIO A expansão da NIO para alguns dos principais mercados europeus aconteceu o ano passado com três modelos: ET7, ET5 e EL7.

Após ter «molhado a ponta dos pés» no mercado europeu com a chegada à Noruega em 2021, em outubro do ano passado anunciou a sua expansão para a Alemanha, os Países Baixos, a Dinamarca e a Suécia.

Não se ficará por aqui e há a possibilidade de chegar a Portugal em 2025. Mas, contudo, pode não ser com a marca NIO, de ambições premium, mas sim com uma nova marca de automóveis elétricos mais acessíveis que o NIO Group pretende lançar no mercado europeu. Fiquem a saber mais sobre esse desenvolvimento:

Carregar a bateria? Porque não trocá-la?

A NIO estabelece-se no mercado europeu com a particularidade de podermos subtrair o preço das baterias ao preço do veículo, ao invés alugando-as — uma modalidade que já vimos no passado na Renault.

O que dá acesso a um serviço único que permite trocar a bateria descarregada por outra carregada em estações específicas, designadas Power Swap Stations. O processo demora cinco minutos, mas a NIO já tem uma nova geração de estações que reduz esse tempo para três minutos ou menos.

NIO Power Swap Station
© NIO Uma das estações de troca de baterias da NIO

De momento a NIO já tem 1100 estações de troca de baterias em operação, a maioria na China. Com a sua expansão para a Europa, o construtor chinês pretende abrir 100 Power Swap Stations até ao final do ano no «velho continente».

A gama europeia da NIO

A entrada da NIO na Europa — via Noruega — aconteceu com o ES8, um SUV elétrico de grandes dimensões, que tem no Tesla Model X ou no novo (e a chegar este ano) Volvo EX90 alguns dos seus potenciais rivais.

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Mas com a expansão a mais mercados europeus, a marca chinesa revelou três novos modelos: ET7, ET5 e EL7. O que se traduz em duas berlinas elétricas e um SUV, respetivamente.

Já pudemos conduzir o NIO ET7, uma berlina de grandes dimensões (mais de cinco metros de comprimento) que rivaliza com o Tesla Model S, e… ficámos impressionados:

ET5 para «atacar» Model 3 e companhia

A lógica dita que o NIO ET5 seja uma berlina mais pequena, mas ainda assim longa, com 4,79 m de comprimento. Será o concorrente da NIO para o Tesla Model 3, mas também do BYD Seal, Hyundai IONIQ 6, Volkswagen ID.7 ou até do BMW i4. Para ir de encontro ao segmento premium.

Destaca-se pelas três baterias disponíveis: 75 kWh, 100 kWh e… 150 kWh. Esta última deverá chegar mais tarde e não só é uma das maiores baterias a equipar um automóvel, como é também de estado sólido. Algo que já tinha sido anunciado para o maior ET7, sendo um dos primeiros construtores a oferecer tal opção.

A NIO anuncia autonomias que vão dos 550 km até aos 1000 km para o ET5. Só tem uma ressalva: estes valores são de acordo com o ciclo chinês CLTC, mais permissivo que o nosso WLTP.

Apesar de termos à escolha várias baterias, só há, por agora, uma opção motriz. Esta inclui dois motores elétricos, um por eixo — 150 kW (204 cv) à frente e 210 kW (286 cv) atrás —, totalizando 360 kW (490 cv) e 700 Nm.

Além da berlina, o NIO ET5 será acompanhado por uma carrinha, já a pensar nas preferências dos consumidores europeus. Poderá chegar ao «velho continente» tão cedo como o próximo mês de junho.

Nio et5 carrinha
© MIIT Mais uma «fuga» do Ministério da Indústria e das Tecnologias da Informação chinês (MIIT) que nos deixou ter o primeiro vislumbre da carrinha do NIO ET5.

EL7 é o topo de gama em formato SUV

Curiosidade: os SUV da NIO nasceram com a designação “ES” seguidas de um algarismo. A Audi não apreciou o facto destas designações serem muito próximas das usadas pelos seus modelos “S”. Após um longo processo judicial a NIO foi obrigada a mudar de designação e optou pelas letras “EL”.

E assim, o SUV nascido ES7 na China chega à Europa como EL7. E tal como a designação sugere, este SUV equipara-se à berlina ET7, assumindo o papel de topo de gama — fica por saber se o ES8, que foi recentemente renovado (deverá mudar para EL8), será comercializado em mais países europeus para além da Noruega.

O EL7 tem nos Audi Q8 e-tron e BMW iX alguns dos seus principais concorrentes. E conta com duas baterias à escolha, de 75 kWh e 100 kWh, permitindo autonomias de até 509 km, desta vez em ciclo WLTP.

Este SUV de dimensões avantajadas (4,91 m de comprimento) vem também com grande «poder de fogo», cortesia dos seus dois motores elétricos, um por eixo — 180 kW (245 cv) à frente e 300 kW (408 cv) atrás —, totalizando 480 kW de potência, o mesmo que 653 cv.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.