Notícias Diesel sai de cena. Novo Dacia Duster terá híbrido plug-in

Fotos-espia

Diesel sai de cena. Novo Dacia Duster terá híbrido plug-in

Terceira geração do Dacia Duster diz adeus ao Diesel e recebe um sistema híbrido plug-in. As (boas) capacidades fora de estrada são para manter.

Foto-espia Dacia Duster 3/4 frente
© Razão Automóvel

Bastante camuflado e sem muitos segredos revelados, os protótipos da terceira geração do Dacia Duster já estão em testes. Pelas imagens, fica garantido o visual robusto e aventureiro, mas também a nova imagem de marca que inclui o Dacia Link, o novo logótipo.

Dacia Duster foto espia traseira 3/4
© Razão Automóvel

A nova geração do SUV da marca romena, que já soma mais de dois milhões de unidades matriculadas desde 2010, fará «equipa» com o futuro Bigster.

No entanto, o tamanho mais compacto será atribuído ao Duster, ficando o Bigster com a tarefa de transportar mais pessoas a bordo. Em termos de estilo, já são evidentes muitas semelhanças com alguns dos mais recentes modelos da Dacia.

Dacia Duster fica mais refinado

Entre os detalhes visíveis pelo meio da camuflagem, podemos descobrir as luzes de condução diurna ou mesmo o novo logótipo no centro da grelha frontal. Outra das diferenças está nos puxadores das portas traseiras que passam a estar integrados nos pilares.

Os grupos óticos têm um desenho inspirado na solução que conhecemos no Bigster Concept. Outros dos elementos mais ou menos visíveis são as robustas barras de tejadilho longitudinais, que também vão certamente receber a solução que permite colocá-las numa posição transversal. Uma solução perfeita para quando é necessário transportar carga extra no tejadilho.

A plataforma utilizada no novo Dacia Duster será a CMF-B do Grupo Renault, estreada em 2019 com o Clio. Já está preparada para a adição de soluções eletrificadas, mas a principal aposta da Dacia vai continuar a estar nos motores «simples», de combustão interna.

No Dacia Duster de 2024, o Diesel poderá sair de cena, mas as versões a GPL vão continuar disponíveis, além de já se falar na presença do motor 1.2 turbo de três cilindros da Renault, que já cumpre as normas Euro 7. Além deste, o novo Duster deverá também receber uma versão híbrida plug-in, com o sistema herdado do Renault Captur E-Tech, com o motor 1.6 l a gasolina.

Uma vez que se trata de um Duster, a nova geração continuará a estar preparada para enfrentar trilhos e caminhos mais afastados do asfalto. E por isso continuarão a existir versões com tração às quatro rodas.

A produção do novo Dacia Duster, previsto para chegar ao mercado em 2024, será efetuada na fábrica de Mioveni, na Roménia, tal como as anteriores gerações deste modelo.

Sabe esta resposta?
O primeiro Dacia Duster foi pensado inicialmente para dar origem a um outro modelo. Qual?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O primeiro Dacia Duster quase que foi uma nova Renault 4L