Notícias É com este 963 que a Porsche quer voltar a vencer em Le Mans

Apresentação

É com este 963 que a Porsche quer voltar a vencer em Le Mans

A Porsche mostrou em Goodwood o 963, a sua nova "arma" para o Mundial de Resistência da FIA (WEC) e para o campeonato IMSA de 2023.

Porsche 963 Goodwood
Richard Pardon

A Porsche aproveitou o Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido, para apresentar ao mundo o novo Porsche 963, o modelo com que a marca de Estugarda vai procurar regressar aos triunfos nas 24 Horas de Le Mans em 2023.

Desenvolvido em parceria com a Penske, o Porsche 963 vai integrar a nova categoria Le Mans Daytona Hybrid, ou LMDh, e vai correr no Mundial de Resistência da FIA (WEC) e no IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Tendo como ponto de partida a norma LMDh, o Porsche 963 tem por base um chassis da categoria LMP2, que ainda assim conta com uma configuração inteiramente nova, construída pelos canadianos da Multimatic.

A NÃO PERDER: BMW M Hybrid V8 revelado. A nova arma da BMW para as 24 Horas de Le Mans
Porsche 963 Goodwood
Richard Pardon

Quase 8000 quilómetros de testes

Quanto ao sistema híbrido, conta com um motor V8 de 4,6 litros com dois turbocompressores derivado daquele que foi usado pelo Porsche 918 Spyder de estrada. De acordo com a marca alemã, todo o sistema motriz produz 500 kW, o equivalente a 680 cv.

“Depois de 7889 quilómetros de testes durante a primeira metade de 2022, estamos num caminho muito bom mas ainda há trabalho a ser feito antes do início da próxima temporada”, afirmou Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport, que se mostrou confiante no sucesso deste novo modelo: “O 963 deve continuar o legado de modelos lendários como o 917, 935, 956, 962 e 919 Hybrid”.

Porsche 963 Goodwood
Richard Pardon

Imagem inspirada no passado

Quanto ao desenho, é inspirado nos modelos 956 e 962, ainda que a assinatura luminosa também nos remeta para o icónico 911.

A decoração junta o vermelho, o branco e o preto e traduz na perfeição o ADN da marca de Estugarda na competição, uma vez que evoca o Porsche 917 com a decoração “Salzburg Red”.

LEIAM TAMBÉM: Oficial. Lamborghini também a caminho de Le Mans mas só em 2024

Estreia marcada para Daytona

O novo Porsche 963 vai fazer a sua estreia em pista em janeiro do próximo ano, nas 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos da América. Mas já o podem ver (e ouvir) em ação no vídeo abaixo, a enfrentar a rampa de Goodwood com André Lotterer ao volante:

E por falar em André Lotterer, que é um dos pilotos que vai conduzir o 963, já são conhecidos os pilotos escolhidos para este programa de resistência: Kévin Estre, Michael Christensen, André Lotterer, Laurens Vanthoor, Matt Campbell, Mathieu Jaminet, Dane Cameron e Felipe Nasr.

Contudo, a Porsche já confirmou que vai anunciar mais nomes no futuro e destaca a importância de Frédéric Makowiecki para o desenvolvimento do projeto, uma vez que foi o primeiro piloto a andar com o novo 963 em pista e no simulador.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o primeiro Porsche 911 GT3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater