Notícias Mercedes-AMG One «destrói» recorde do 911 GT2 RS no Nürburgring

Recorde

Mercedes-AMG One «destrói» recorde do 911 GT2 RS no Nürburgring

O Mercedes-AMG One enfrentou o temido "inferno verde" e tornou-se no carro de produção mais rápido no Nürburgring-Nordschleife.

Ver vídeo

A gestação foi difícil e longa, mas agora que o Mercedes-AMG One, o hipercarro com motor de Fórmula 1, viu a «luz do dia», tem de encontrar o seu lugar na hierarquia dos super e hipercarros.

E que melhor forma de o fazer do que tornar-se no modelo de produção mais rápido de sempre no Nürburgring?

Foi o que aconteceu no último dia 28 de outubro quando o Mercedes-AMG One, com o piloto Maro Engel aos seus comandos, apenas precisou de 6min35,183s para percorrer os 20,832 km oficiais (inclui os 232 m da pequena reta na secção T13 do circuito) do traçado alemão, mesmo estando o piso húmido.

A NÃO PERDER: Mercedes-AMG C 63 S. Perdeu o V8 mas tem o quatro cilindros mais potente do mundo

Como termo de comparação, o anterior recordista, o Porsche 911 GT2 RS com o Manthey Performance Kit, precisou de 6min43,30s. Já o Mercedes-AMG mais rápido no Nürburgring até agora, o GT Black Series, tinha registado 6min48,047s.

Já na versão «antiga» de 20,6 km do traçado o One precisou de apenas 6min30,705s contra os 6min38.84s do Porsche 911 GT2 RS e os 6min43,616s do Mercedes-AMG GT Black Series.

Como foi obtido o recorde?

Obter este recorde foi praticamente uma epopeia para a Mercedes-AMG. Além de o piso do «inferno verde» estar húmido, a marca alemã revelou que em algumas partes do traçado a pista estava suja.

Para aproveitar ao máximo o tempo disponível no Nürburgring, a Mercedes-AMG levou dois One e ainda bem que o fez, pois quando a pista finalmente reuniu as condições ideais para as «voltas rápidas», sobrava menos de uma hora para a Mercedes-AMG «atacar» o recorde — o suficiente para um máximo de… quatro voltas.

Mercedes-AMG One com mantas de aquecimento nos pneus

Esse tempo foi aproveitado ao máximo e o resultado foi um recorde obtido às 17h14min31s, ou seja, a meros 29s da hora do fecho oficial da pista!

O feito foi de tal forma extraordinário que até o piloto que o conseguiu, Maro Engel se mostrou surpreendido: “foi uma experiência inesquecível (…) não esperava conseguir este tempo tendo em conta as condições da pista. Havia zonas cruciais da pista que não tinham secado por completo e por isso eram traiçoeiras”.

Os AMG One estavam equipados com os Michelin Pilot Sport Cup 2 R MO, mais indicados para asfaltos de circuito secos e Maro Engel refere ainda que, para chegar ao recorde, optou por usar o modo “Race Plus” do One, que assegura um funcionamento híbrido, recorre à aerodinâmica ativa e reduz a altura ao solo.

Equipa da Mercedes-AMG com a placa do recorde

Engel reconheceu ainda que teve de gerir a entrega de potência dos motores elétricos por forma a maximizar a performance sem esgotar a energia disponível, algo complexo num circuito tão longo.

A julgar pelo vídeo e pelo facto de ter chegado a rolar a 338 km/h (a velocidade máxima são 350 km/h) pode-se assumir que a gestão foi bem conseguida.

Agora falta apenas saber uma coisa: quão rápido conseguirá ser o Mercedes-AMG One quando puder enfrentar o Nürburgring nas condições ideais.

Sabe esta resposta?
Com qual destas marcas a AMG chegou a coloborar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mitsubishi AMG: os filhos ilegítimos que os alemães querem esquecer!