Notícias Ofensiva elétrica da Skoda até 2026. Já vimos os novos modelos (mais ou menos)

Antevisão

Ofensiva elétrica da Skoda até 2026. Já vimos os novos modelos (mais ou menos)

Fomos à República Checa, à sede da Skoda, conhecer os seis elétricos que quer lançar até 2026. Mas só vimos as maquetes à escala real.

Novos modelos Skoda - Esculturas grupo
© Skoda

De uma forma menos convencional, a Skoda deu-nos uma primeira impressão dos modelos que farão parte da sua ofensiva elétrica. Uma espécie de apresentação «em bloco», literalmente.

A Razão Automóvel esteve na República Checa para conhecer as seis propostas 100% elétricas que a Skoda vai apresentar até 2026, tendo sido anunciados quatro novos modelos e uma atualização significativa dos dois modelos da gama Enyaq.

Skoda Lets Explore
© Skoda Os seis elétricos da Skoda até 2026.

No que diz respeito à marca de Mladá Boleslav, a transição para a mobilidade elétrica começou, discretamente, com o pequeno Citigo-e iV. Mas foi com os Enyaq iV e Enyaq iV Coupe — baseados na plataforma MEB do Grupo Volkswagen — que foi dado o passo decisivo do construtor em direção à eletrificação.

A próxima fase da eletrificação do construtor checo está prestes a começar. E a Skoda já definiu os tamanhos (segmentos) e formatos dos próximos modelos a lançar, a começar já no próximo ano.

Do “Small” ao “Space”

Em 2024 veremos chegar o “Compact” (compacto), na forma de um SUV exclusivamente elétrico com 4,5 m de comprimento. E já sabemos mais duas coisas: vai-se chamar Elroq e será o sucessor do atual Karoq.

Skoda Lets Explore Compact
© Skoda Skoda Elroq é o primeiro a chegar em 2024.

O segundo passo desta ofensiva será o lançamento de um modelo pequeno ou “Small”. Terá um comprimento de 4,1 m, chega em 2025 e terá como «primo» o Volkswagen ID. 2All.

E tal como o ID. 2All terá um preço previsto de entrada a rondar os 25 mil euros. O objetivo, afinal, é o de tornar a mobilidade elétrica mais acessível.

Skoda Lets Explore Small
© Skoda Skoda “Small” será lançado em 2025 e também assume um formato SUV.

“Até 2026, estaremos a fornecer aos clientes os meios para explorar o mundo com estilo — de forma sustentável, segura e confiante, com produtos que apresentem o nosso novo design Modern Solid”

Martin Jahn, Membro do Conselho de Administração de Vendas e Marketing da Škoda Auto

Também em 2025, tanto o Enyaq como o Enyaq Coupé vão receber uma atualização significativa, que já inclui a nova linguagem de design da marca.

Por essa razão, já foi possível ver alguns aspetos da linguagem “Modern Solid” — estreada pela primeira vez no Vision 7S, apresentado no ano passado — no conjunto de esculturas reveladas pela Skoda, sobretudo ao nível dos volumes e superfícies.

A melhor forma de explicar o “Combi” (carrinha) é dizer que será uma Octavia Break 100% elétrica — e há a possibilidade de adotar o nome deste best seller da marca.

Skoda Lets Explore Combi
© Skoda A Skoda “Combi” chega em 2026.

A aposta da Skoda no formato carrinha continua um grande sucesso: a Octavia Break é a carrinha mais vendida da Europa. Porque não continuar a apostar neste formato na era elétrica?

A “Combi” terá um comprimento em torno dos 4,7 m e será a primeira carrinha 100% elétrica da marca, com chegada prevista para 2026.

A maior (literalmente) das novidades chega também em 2026 e não é difícil adivinhar que foi este projeto a receber a designação “Space”. Será, essencialmente, a versão de produção do concept Vision 7S, que já tivemos oportunidade de conhecer ao vivo.

Skoda Lets Explore Space
© Skoda 2026 é também o ano em que chega o Skoda “Space”, que substituirá o Kodiaq.

E claro que vai incluir todos os traços da nova linguagem de design Skoda. O comprimento deste SUV elétrico vai alcançar os 4,9 m e a lotação máxima será de sete lugares.

Motores de combustão são para manter

Ainda que o principal foco da Skoda esteja na transição para uma mobilidade elétrica, isso não significa uma despedida dos motores de combustão. Acima de tudo, e como é referido pela marca, estes continuam a ser um dos pilares do seu portefólio.

Por essa razão, teremos novidades a chegar este ano, no outono, com a quarta geração do Superb e a segunda geração do Kodiaq. Vão incluir versões híbridas plug-in, mas também versões apenas a combustão, a gasolina e Diesel.

Além destes dois, a Skoda também tem prevista este ano a renovação do Octavia, do Kamiq e do Scala.

Sabe esta resposta?
Quantos litros de capacidade tem a bagageira da Skoda Octavia Break Scout 4x4 2.0 TDI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Skoda Octavia Break Scout testada. Com carrinhas assim, quem precisa de um SUV?