Car of the Year 2023. Dos sete finalistas qual vai suceder ao Kia EV6?

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Car of the Year 2023

Car of the Year 2023. Dos sete finalistas qual vai suceder ao Kia EV6?

Dos 45 modelos à partida, passamos agora a sete finalistas. Qual é que será o Car of the Year 2023 e sucessor do Kia EV6?

Os sete finalistas ao título de Car of the Year 2023 (COTY) acabaram de ser anunciados e acabamos por ter um grupo um pouco mais diverso que o ano passado.

Relembramos que o ano passado, dos sete finalistas, seis deles eram puramente elétricos, com apenas um finalista a trazer motores de combustão.

Naturalmente, nem que fosse apenas pela força das probabilidades, acabou por ser um elétrico a conquistar o galardão o ano passado: o Kia EV6. Não foi uma vitória folgada, mas após a votação de todos os jurados, o modelo sul-coreano suplantou o Renault Mégane E-Tech Electric e o «irmão» Hyundai Ioniq 5.

EM 2022 FOI ASSIM: Kia EV6 é o vencedor do Car of The Year 2022

Os finalistas

Este ano além de modelos elétricos, temos ainda modelos apenas a combustão e também híbridos. Qual destes sete finalistas sucederá ao Kia EV6 como Car of the Year?

O Peugeot 408 e o Renault Austral, além de motorizações a combustão contam com motorizações híbridas plug-in. O Jeep Avenger foi revelado como elétrico, mas alguns mercados estará disponível uma variante com motor a combustão.

O Kia Niro está disponível como híbrido, híbrido plug-in (não disponível em Portugal) e elétrico, enquanto o Nissan Ariya, Toyota bZ4x e o «gémeo» Subaru Solterra, e o Volkswagen ID. Buzz são puramente elétricos.

Dois jurados portugueses

Fundado em 1964 por vários meios especializados europeus, o Car of the Year é o galardão mais antigo da indústria automóvel.

O painel de jurados do Car of the Year 2023 é composto por 58 jornalistas de 22 países europeus, entre os quais dois portugueses, Joaquim Oliveira e Francisco Mota.

O vencedor do Car of the Year 2023 e sucessor do Kia EV6 será anunciado no próximo dia 13 de janeiro, no salão de Bruxelas, a primeira vez que acontece.

O Salão de Genebra, onde tradicionalmente decorria a cerimónia do COTY, mudou-se de «armas e bagagens» para o Catar e só se realizará em novembro de 2023.

Mais artigos em Notícias