Notícias Car of the Year 2023. Dos sete finalistas qual vai suceder ao Kia EV6?

Car of the Year 2023

Car of the Year 2023. Dos sete finalistas qual vai suceder ao Kia EV6?

Dos 45 modelos à partida, passamos agora a sete finalistas. Qual é que será o Car of the Year 2023 e sucessor do Kia EV6?

Kia EV6 GT frente

Os sete finalistas ao título de Car of the Year 2023 (COTY) acabaram de ser anunciados e acabamos por ter um grupo um pouco mais diverso que o ano passado.

Relembramos que o ano passado, dos sete finalistas, seis deles eram puramente elétricos, com apenas um finalista a trazer motores de combustão.

Naturalmente, nem que fosse apenas pela força das probabilidades, acabou por ser um elétrico a conquistar o galardão o ano passado: o Kia EV6. Não foi uma vitória folgada, mas após a votação de todos os jurados, o modelo sul-coreano suplantou o Renault Mégane E-Tech Electric e o «irmão» Hyundai Ioniq 5.

EM 2022 FOI ASSIM: Kia EV6 é o vencedor do Car of The Year 2022

Os finalistas

Este ano além de modelos elétricos, temos ainda modelos apenas a combustão e também híbridos. Qual destes sete finalistas sucederá ao Kia EV6 como Car of the Year?

O Peugeot 408 e o Renault Austral, além de motorizações a combustão contam com motorizações híbridas plug-in. O Jeep Avenger foi revelado como elétrico, mas alguns mercados estará disponível uma variante com motor a combustão.

O Kia Niro está disponível como híbrido, híbrido plug-in (não disponível em Portugal) e elétrico, enquanto o Nissan Ariya, Toyota bZ4x e o «gémeo» Subaru Solterra, e o Volkswagen ID. Buzz são puramente elétricos.

Dois jurados portugueses

Fundado em 1964 por vários meios especializados europeus, o Car of the Year é o galardão mais antigo da indústria automóvel.

O painel de jurados do Car of the Year 2023 é composto por 58 jornalistas de 22 países europeus, entre os quais dois portugueses, Joaquim Oliveira e Francisco Mota.

O vencedor do Car of the Year 2023 e sucessor do Kia EV6 será anunciado no próximo dia 13 de janeiro, no salão de Bruxelas, a primeira vez que acontece.

O Salão de Genebra, onde tradicionalmente decorria a cerimónia do COTY, mudou-se de «armas e bagagens» para o Catar e só se realizará em novembro de 2023.