Notícias Insanidade! Este é o Toyota GR Yaris mais potente do mundo

Tuning

Insanidade! Este é o Toyota GR Yaris mais potente do mundo

O pequeno motor de três cilindros e 1,6 l de capacidade do Toyota GR Yaris não parece ter limites e foi levado aos 557 cv.

Toyota GR Yaris tuning

O Toyota GR Yaris já foi protagonista de muitos artigos aqui na Razão Automóvel e não podíamos deixar de escrever sobre este exemplar em particular; é, muito provavelmente e atualmente, o GR Yaris mais potente do mundo.

As primeiras preparações do modelo começaram a surgir logo no «dia a seguir» ao seu lançamento. E há cerca de um ano chegámos mesmo a trazer aqui um GR Yaris com 479 cv de potência… às rodas.

Mas este motor 1.6 de três cilindros parece ser capaz de ainda mais.

A NÃO PERDER: GR Yaris a hidrogénio estreou-se na Europa com CEO da Toyota ao volante

De fábrica este motor — G16E-GTS — anuncia 261 cv (272 cv na especificação japonesa) e 360 Nm, números de respeito para um bloco tão compacto. Mas o GR Yaris que protagoniza este artigo, preparado pela EKanoo Racing, produz uns impressionantes 549 hp, que quando convertidos para os «nossos» cavalos-vapor passam a 557 cv.

Este valor é ainda mais notável porque foi medido às (quatro) rodas, o que nos leva a acreditar que à cambota este motor estará a debitar bem mais do que 600 cv. Sim, leram bem, 600 cv extraídos de um pequeno três cilindros.

A EKanoo Racing, que tem sede no Barém, não revelou a lista de modificações feitas ao motor para conseguir estes números, mas podemos assumir que terá, pelo menos, instalado um turbocompressor de maiores dimensões, um novo intercooler, um sistema de escape totalmente feito por medida e uma nova unidade de controlo do motor (ECU).

Toyota GR Yaris
Após todas as modificações, uma coisa é certa: o cofre do motor do GR Yaris não ficou com este aspeto.

E não será de descartar a possibilidade de este modelo estar outro combustível como E85 (mistura de 85% etanol e 15% gasolina).

Mas nada disso belisca este projeto da EKanoo Racing, que criou o Toyota GR Yaris mais potente do planeta, deixando-nos, mais uma vez, sem perceber onde estão os limites deste motor, que como nós já vos mostrámos em vídeo, aguenta quase tudo:

https://youtu.be/4KsXlhd09BE

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R?