Notícias Novo Subaru Impreza. O regresso possível de um nome lendário

Salão de Los Angeles 2022

Novo Subaru Impreza. O regresso possível de um nome lendário

A Subaru deu a conhecer uma nova geração do Impreza no Salão de Los Angeles e parece estar cada vez mais longe da lenda que o definiu.

Foi em 1992 que a Subaru deu a conhecer pela primeira vez ao mundo o Impreza e, na altura, ninguém diria que aquela berlina modesta acabaria por se tornar numa das maiores lendas do mundo dos ralis.

Se os tempos de glória já lá vão, o nome Impreza mantém-se «vivo» na Subaru. No Salão de Los Angeles a marca japonesa deu agora a conhecer a sexta geração — curiosamente, o mesmo palco onde revelou há 30 anos a primeira.

E desde logo destaca-se por duas «novidades» que o afastam ainda mais do Impreza que todos relembramos. Primeiro deixa de estar disponível com a carroçaria de três volumes, passando a ser apenas um hatchback (dois volumes e cinco portas) e a caixa manual também «sai de cena», ficando no seu lugar apenas… uma CVT.

LEIAM TAMBÉM: Este Porsche 911 GT3 tem mais de Subaru do que apenas a pintura
Subaru Impreza

Novo, mas «clássico»

Por debaixo de linhas que são mais uma evolução do que uma revolução face ao antecessor, temos a já conhecida Subaru Global Platform que agora é 10% mais rígida e um pouco mais leve.

Características que levam a Subaru a prometer para o novo Impreza um comportamento mais apurado, mas com superior conforto de rolamento e superior insonorização.

O que se mantém no novo Impreza, desde a primeira geração, é a sua arquitetura atípica onde o motor está posicionado longitudinalmente à frente do eixo dianteiro — só a plataforma MLB da Audi, mas usada por mais modelos do Grupo Volkswagen, recorre a esta configuração.

E também mantendo-se fiel à tradição, o novo Subaru Impreza está apenas disponível (nos EUA) com tração às quatro rodas (Symmetrical All-Wheel Drive) e, claro, com um motor boxer.

Dois boxer

São duas as motorizações disponíveis, ambas de quatro cilindros opostos, naturalmente aspiradas e de injeção direta.

Nos níveis Base e Sport trata-se de um 2,0 l com 154 cv, mas no novo nível RS fica a residir por debaixo do capô um 2,5 l com 184 cv.

Ambas as motorizações estão associadas em exclusivo a uma transmissão CVT (Lineartronic CVT), mas nos níveis Sport e RS ganha um modo manual com oito relações e patilhas por detrás do volante.

Caixa CVT

RS de volta

O regressado nível RS acaba por ter uma conotação algo simbólica na história do Impreza nos EUA. Foi usada pela primeira vez nos EUA em 1998 e identificava na altura o Impreza mais desportivo, isto antes do primeiro WRX ter chegado ao mercado norte-americano.

Sigla RS

O regresso da sigla ao Impreza mantém o foco numa maior desportividade. Não só recebe o motor mais potente, como a sua aparência é enriquecida com jantes de 18″, emblemas específicos, elementos a negro e faróis de nevoeiro em LED.

Também o interior ganha acentos decorativos a lembrar a fibra de carbono, bancos com destaques a vermelho e pedais em alumínio.

Subaru Impreza RS

Não o vamos ter

A Subaru já há muito tempo que não é comercializada em Portugal, apesar de ainda estar presente em vários mercados europeus. Por isso, não é de prever que o novo Impreza chegue a ser comercializado entre nós.