Notícias Missão impossível? Tolman cria o derradeiro Peugeot 205 GTI

Restomod

Missão impossível? Tolman cria o derradeiro Peugeot 205 GTI

Um Peugeot 205 GTI com 200 cv, suspensão revista e travões melhorados? A Tolman não fez por menos e criou um "hot hatch" de sonho.

Peugeot 205 GTI Tolman Edition

Os anos passam e o Peugeot 205 GTI continua a ser considerado um dos melhores hot hatch de sempre. No entanto, há sempre espaço para melhorar e os britânicos da Tolman Engineering resolveram criar a derradeira versão do modelo gaulês.

Foi assim que nasceu o Peugeot 205 GTI Tolman Edition, um restomod que aproxima o 205 GTI ainda mais da perfeição, melhorando todos os elementos deste leão, num processo de construção que demora cerca de 700 horas.

A vida deste Peugeot começou numa oficina em Warwickshire, no Reino Unido, onde foi despido até «à chapa», para que fosse aplicado um tratamento anti-corrosão e uma proteção cerâmica para proteger a pintura.

A NÃO PERDER: Hot Hatch com 6 cilindros. A receita mais apaixonante?
Peugeot 205 GTI Tolman Edition

Depois arranca a montagem deste modelo, que é animado por uma versão modificada do quatro cilindros de 1,9 l original, que debitava 130 cv de série. Este motor com bloco em alumínio, recebeu uma nova árvore de cames, uma nova cabeça e uma nova unidade de controlo do motor (ECU) da Motec.

A somar a isso a Tolman Engineering deu ainda a este Peugeot 205 GTI um sistema de escape completamente novo, o que fez com que a uma potência total subisse até uns muito mais expressivos 200 cv.

Graças a isso, este 205 GTI acelera muito melhor, cumprindo os clássicos 0-100 km/h em apenas 6,5s, menos 1,3s do que o GTI de série.

Peugeot 205 GTI Tolman Edition

Além do motor a Tolman também deitou as mãos à caixa de velocidades de cinco relações, que foi atualizada para que as trocas de relações sejam mais rápidas e agradáveis.

LEIAM TAMBÉM: Pocket Rockets do séc. XXI. Os primeiros 10 anos foram assim

Mas mais do que acelerações e velocidade, os louros do 205 GTI estiveram sempre muito relacionados com o comportamento dinâmico. A Tolman não se esqueceu de «apurar a receita»…

Peugeot 205 GTI Tolman Edition

A Tolman recorreu à Bilstein para fornecer novos amortecedores e a distância ao solo foi ligeiramente reduzida. Opcionalmente, podemos equipar o 205 GTI com diferencial automático da Quaife, para aprimorar a tração.

LEIAM TAMBÉM: Peugeot 205 GTI considerado o melhor “hot hatch” de sempre

Os travões foram também melhorados, para lidar com o aumento (significativo) de potência e atrás foi montada uma barra de anti-rolamento personalizada.

Quanto à imagem, a Tolman foi muito conservadora, pelo que o Peugeot 205 GTI manteve a estética original — e não nos estamos a queixar.

A NÃO PERDER: Glórias do Passado. Peugeot 106 Rallye: um «puro e duro» dos anos 90

Contudo, os faróis são novos e em LED e recebeu «modernices» como um painel de instrumentos digital e Bluetooth no interior.

Peugeot 205 GTI Tolman Edition

Quanto custa?

A Tolman está a pedir por esta referência — com um twist — entre os hot hatch  55 000 libras (cerca de 62 500 euros), antes de impostos.

Para os fãs de outros hot hatch das décadas de 80 e 90, além do Peugeot 205 GTI, a Tolman já confirmou que está a explorar a possibilidade de fazer o mesmo com outros modelos.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência total do Peugeot 20Cup?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 20Cup. Ainda se lembram do triciclo da marca do leão?