Qual escolhiam? Estes são os 7 SUV mais rápidos do mundo

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Aqui só entram "Super SUV"

Qual escolhiam? Estes são os 7 SUV mais rápidos do mundo

Com a chegada do inédito Ferrari Purosangue como fica a lista dos SUV mais rápidos do mundo? Uma dica: o mais veloz ultrapassa os 310 km/h…

A chegada do Ferrari Purosangue voltou a abrir o debate sobre o “título” do SUV mais rápido do mundo. É certo que a marca de Maranello não quer que o classifiquemos assim, mas tendo em conta as suas proporções é difícil não fazê-lo.

Admitindo então que o Purosangue é um SUV — mesmo que a Ferrari lhe atribua o título de “verdadeiro desportivo” — ele tem tudo para se tornar no modelo mais rápido do mundo da sua classe, com a marca italiana a declarar uma velocidade máxima superior a 310 km/h.

Quando esse número for oficial, o Purosangue vai ser capaz de relegar o Aston Martin DBX707 para a segunda posição, já que este SUV britânico anuncia precisamente 310 km/h de velocidade máxima, apesar de ser menos potente. Mas já lá vamos.

A NÃO PERDER: Purosangue. Ferrari considera fechar encomendas por «explosão» de procura
motor V12
Este é o motor V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros do Ferrari Purosangue.

Ferrari Purosangue (mais de 310 km/h)

Primeiro importa lançar mais um olhar para o Purosangue, que é o primeiro Ferrari de produção em série de sempre a ter cinco portas e que é animado por um motor V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros que entrega 725 cv de potência e 716 Nm de binário máximo.

Graças a estes números o Ferrari Purosangue será capaz de “digerir” o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,3s, com os 200 km/h a surgirem em apenas 10,6s.

LEIAM TAMBÉM: Aston Martin DBX707. Testámos o SUV mais potente do mundo

Aston Martin DBX707 (310 km/h)

O Aston Martin DBX707 é o SUV que mais se aproxima do Ferrari Purosangue, seja em termos de velocidade máxima efetiva seja em termos de potência.

O SUV britânico — que foi durante algum tempo o SUV mais rápido do mundo — apresenta-se com um motor V8 biturbo de 4,0 litros (fornecido pela Mercedes-AMG) que produz 707 cv de potência e 900 Nm de binário máximo, números que se traduzem numa velocidade máxima de 310 km/h e num sprint dos 0 aos 100 km/h de 3,3s.

Bentley Bentayga Speed (306 km/h)

O próximo modelo desta lista também é britânico mas chega-nos de Crewe. Falamos do Bentley Bentayga Speed, que durante algum tempo carregou igualmente o título do SUV mais rápido do planeta.

Debaixo do capô deste imponente SUV britânico encontramos um massivo e único motor W12 de 6,0 litros com 635 cv de potência e 900 Nm de binário máximo, argumentos que permitem ao Bentayga Speed acelerar até aos 306 km/h de velocidade máxima e despachar a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,9s.

A NÃO PERDER: Diabólico. 666 cv e menos 47 kg para o Lamborghini Urus Performante

Lamborghini Urus Performante (306 km/h)

Apresentada recentemente, a versão Performante vê aplicada ao Urus a receita mais desportiva que a Lamborghini já nos habituou a dar aos seus modelos. Por isso mesmo, esta é a variante mais potente, leve, baixa e larga do SUV transalpino.

Por baixo do capô continua a “viver” um V8 biturbo de 4,0 litros que nesta versão debita 666 cv e 850 Nm, para uma velocidade máxima fixada nos 306 km/h (mais 1 km/h do que o Urus “normal”) e um tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h de 3,3s.

LEIAM TAMBÉM: Já conduzimos o novo Audi RS Q8. Injeção de testosterona

Audi RS Q8 (305 km/h)

É o SUV mais potente da marca dos quatro anéis e chegou a carregar o título do SUV mais rápido no mítico Nürburgring. Recorre ao conhecido bloco V8 biturbo de 4,0 litros do Grupo Volkswagen, que aqui entrega 600 cv de potência e 800 Nm de binário máximo.

Graças a estes números o Audi RS Q8 é capaz de cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em 3,8s e consegue acelerar até aos 305 km/h, desde que equipado com os travões cerâmicos RS opcionais.

A NÃO PERDER: Maserati Grecale. Conduzimos o rival italiano do Porsche Macan

Maserati Levante Trofeo (302 km/h)

É a versão mais potente do Maserati Levante e recorre a um motor V8 de 3,8 litros (de origem Ferrari) com dois turbocompressores que produz 580 cv de potência e 730 Nm de binário máximo.

Graças a todo este “poder de fogo” — que é gerido por uma transmissão automática de oito velocidades —este SUV transalpino reclama uma velocidade máxima de 302 km/h e precisa de apenas 4,1s para acelerar dos 0 aos 100 km/h.

LEIAM TAMBÉM: Porsche Cayenne GT Turbo. Tudo sobre o SUV mais rápido no Nürburgring

Porsche Cayenne Turbo GT (300 km/h)

A fechar esta lista dos SUV mais rápidos do planeta está o Porsche Cayenne, na versão mais desportiva da gama, a Turbo GT. É o SUV mais potente de sempre da marca de Estugarda e para isso faz-se valer de um motor V8 biturbo de 4,0 litros que entrega 640 cv e 850 Nm.

Só disponível na carroçaria Coupé, esta versão Turbo GT do Cayenne tem uma velocidade de ponta de 300 km/h (nunca antes um Cayenne tinha atingido esta fronteira) e consegue sprintar dos 0 aos 100 km/h em meros 3,3s.

O que se segue?

Os SUV estão mais rápidos do que nunca, mas começa a levantar-se uma questão importante: qual será o limite para um automóvel com o “corpo” e com o peso típicos de um SUV?

Se olharmos para a lista acima, dos SUV mais rápidos do mundo, percebemos que no que toca às acelerações dos 0 aos 100 km/h existe um padrão claro. É que dos sete modelos que vos apresentámos, quatro apresentam o mesmo registo nesse “exercício” de sprint: 3,3 segundos.

E isso dá a entender que o limite poderá estar próximo. Mas tal como quase sempre acontece, só o tempo dirá se temos ou não razão.

Sabe responder a esta?
Qual a potência máxima do Lamborghini Huracán EVO Spyder?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Lamborghini Huracán EVO Spyder (640 cv). Uma máquina do tempo

Mais artigos em Notícias