Notícias Fim da linha. Motor W12 da Bentley acaba em 2024

Antevisão

Fim da linha. Motor W12 da Bentley acaba em 2024

Apostada totalmente na eletrificação, a Bentley vai abandonar o icónico motor W12 já em 2024. O último modelo a usá-lo será o Mulliner Batur.

Motor W12 Bentley Continental GT
© Bentley

Estreado pelo Bentley Continental GT em 2003, desde então o motor W12 tornou-se sinónimo da marca britânica.

Agora, cerca de 20 anos depois do seu lançamento, aquele que foi o «motor» da reinvenção da Bentley após a aquisição da marca pelo Grupo Volkswagen, está prestes a reformar-se.

O fim foi confirmado oficialmente num comunicado da Bentley. Adrian Hallmark, o diretor executivo da Bentley, justificou-o desta forma: “à medida que caminhamos para a eletrificação chegou o momento para reformar um motor que se tornou icónico”.

Bentley Mulliner Batur frente
© Bentley O Mulliner Batur será o último Bentley a contar com o motor W12.

O Mulliner Batur será o último recipiente deste motor tão especial. Limitado a 18 unidades, este coupé vai contar com a versão mais potente de sempre do 6.0 W12 biturbo, ao declarar 750 cv e 1000 Nm.

Relacionado Como a Bentley «salvou» os 189 carros que afundaram com o Felicity Ace

Um ícone da Bentley

O W12, tal como o conhecemos, surgiu pela primeira vez em 2001 num protótipo de um superdesportivo da Volkswagen designado de… W12.

Chegaria à Bentley em 2003, para equipar o primeiro Continental GT, acabando por se tornar sinónimo da própria marca, equipando, ainda hoje, toda a sua gama: Continental GT, Flying Spur e Bentayga. Mas também chegou a equipar outros modelos do grupo alemão como o Audi A8 e o Volkswagen Phaeton.

Apesar de ter sido desenvolvido e produzido originalmente na Alemanha, desde 2014 que essas competências passaram para Crewe, Inglaterra, onde a Bentley tem a sua sede e fábrica.

A Bentley afirma que já foram produzidas na fábrica de Crewe cerca de 100 mil unidades deste motor, levando cerca de 6,5 horas para fazer cada uma.

Além da transição para um futuro elétrico da marca britânica, há outro fator que pode ter contribuído para o fim do W12: o seu custo. Em declarações à Automotive News Europe, Hallmark admitiu que este motor é “10 vezes mais caro” que o preço médio do motor de um modelo premium.

Na linha de produção de Crewe onde ainda é produzido o W12 serão produzidas as motorizações híbridas V6 e V8.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Bentley Bentayga S?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bentayga S. SUV de luxo da Bentley ficou mais desportivo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Bentayga S. SUV de luxo da Bentley ficou mais desportivo