Notícias Audi RS Q8 destrona GLC 63 S como o SUV mais rápido no Nürburgring

Recordes

Audi RS Q8 destrona GLC 63 S como o SUV mais rápido no Nürburgring

Antecipando a revelação oficial do novo Audi RS Q8, a marca alemã já o reclama como o SUV mais rápido no circuito de Nürburgring.

Audi RS Q8 recorde Nurburgring

Mais de duas toneladas, oito cilindros em V, dois turbos, 600 cv, oito velocidades, quatro rodas motrizes e um recorde de 7min42,253s no circuito de Nürburgring — está apresentado o novo Audi RS Q8, o mais rápido SUV no “inferno verde”.

Podemos discutir “ad nauseam” a importância ou relevância de ter um SUV de altas prestações a tentar ser o mais rápido possível à volta do circuito alemão, mas o tempo alcançado não deixa de impressionar, considerando o tipo de veículo que é — ao nível de um Honda Civic Type R…

Com este valor a Audi destrona a Mercedes-AMG, que detinha o recorde alcançado há um ano com o GLC 63 S, e um tempo de 7min49,37s.

Há mais pretendentes ao trono, sem dúvida, sobretudo os “irmãos” Lamborghini Urus e Porsche Cayenne, que recorrem ao mesmo hardware — será que veremos uma luta fratricida?

A máquina

O Audi RS Q8 ainda não oficialmente revelado, mas já sabemos que partilhará com a Audi RS 6 Avant a sua mecânica e transmissão, ou seja, como já indicámos no início deste texto, trata-se de um V8 com 4.0 l de capacidade, twin turbo, capaz de debitar 600 cv. A transmissão é efetuada às quatro rodas através de uma caixa automática de oito velocidades.

O futuro SUV “de corrida” deriva do já apresentado SQ8 — equipado com um V8 Diesel —, herdando deste a suspensão pneumática e as barras estabilizadoras ativas, cortesia do sistema mild-hybrid de 48 V. Naturalmente, para lidarem com a maior potência e potencial de performance, tudo ganhou firmeza.

Direção às quatro rodas também estarão presentes assim como um diferencial autoblocante traseiro com vetorização de binário. De maiores dimensões são também as rodas, que no maior tamanho disponível, são de 23″ envolvidas por pneus Pirelli P Zero (295/35 ZR 23) desenvolvidos especificamente para o RS Q8.

O novo Audi RS Q8, com apresentação para breve, é o culminar de um ano bastante cheio para a Audi Sport, que desenvolve os modelos RS. Além deste SUV tamanho XL, foram revelados os mais pequenos RS Q3 e RS Q3 Sportback, a intimidante RS 6 Avant e o correspondente RS 7 Sportback, e ainda assistimos ao regresso da RS 4 Avant, recentemente atualizada.

Fonte: Autocar.

Sabe esta resposta?
Quantos milímetros mais baixo é o novo Audi Q3 Sportback que o Q3 regular?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já conduzimos o novo Audi Q3 Sportback. Diferente o suficiente?