Notícias Quase 145 000 km. Este é o Ferrari Enzo com mais quilómetros do mundo

Supercarro

Quase 145 000 km. Este é o Ferrari Enzo com mais quilómetros do mundo

Conhecido como MM Enzo, este Ferrari Enzo já acumulou praticamente 145 mil quilómetros e não vai ficar por aqui.

Ferrari MM Enzo
dryl8k

Este Ferrari Enzo é conhecido no meio como MM Enzo ou “Most Miles” Enzo, ou seja, o Enzo com mais milhas. Afinal acabou de ultrapassar a barreira das 90 mil milhas, o equivalente a quase 145 mil quilómetros.

É um recorde para um Enzo e apesar de haver registo de superdesportivos com mais quilómetros ainda, não deixa de ser um feito raro neste tipo de veículos.

Por norma, os donos dos supercarros não andam muito com eles e preocupam-se mais em preservá-los para não prejudicar a sua valorização. Felizmente não é o caso deste Ferrari Enzo.

VEJAM TAMBÉM: Ferrari LaFerrari com pintura única pode ser o mais caro de sempre em leilão

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Stackhouse (@dryl8k)

Um Ferrari Enzo como nenhum outro

Aliás, a história deste Ferrari Enzo é precisamente o oposto daquelas que habitualmente conhecemos de outros supercarros, para mais um de produção limitada como o Enzo — a 399 unidades, mais uma unidade para… o Papa.

Foi comprado em 2003 por Richard Losee e não foi preciso muito tempo para querer que o seu Enzo fosse aquele que tivesse maior quilometragem. Para acumular rapidamente quilómetros passou a usá-lo como o seu carro do dia a dia.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Stackhouse (@dryl8k)

Loose chegou a «emprestar» o seu exótico superdesportivo à publicação norte-americana Road & Track, que não se fez rogada à oportunidade e adicionou mais 2400 km ao odómetro do Enzo durante o teste que fez a este.

A colaboração com a Road & Track seria estendida a um teste de longa duração, que levaria o Enzo a acumular mais 16 mil quilómetros, totalizando, no final desse teste, mais de 48 mil quilómetros.

Destruído

O pior aconteceu em 2006. Durante um evento de caridade, o Utah Highway Patrol’s Fast Pass Charity, que também envolvia passagens a alta velocidade num circuito fechado, Richard Losee sofreu um violento acidente quando perdeu o controlo do MM Enzo e este «levantou voo» a mais de 330 km/h.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Stackhouse (@dryl8k)

O carro ficou destruído e Loose sofreu ferimentos extensivos dos quais demorou mais de um ano a recuperar. Mas não seria o fim do Enzo.

Richard Loose, depois de recuperado, tomou a decisão de também recuperar o seu Ferrari Enzo, processo que acabou por demorar longos 30 meses. Quando ressurgiu, tinha ganho um par de turbos e a potência do 6.0 V12 «saltou» dos 660 cv originais para mais de 800 cv.

Nova «vida»

As modificações não se ficaram por aqui. Mesmo antes do acidente, Loose já tinha encomendado um segundo par de portas para o MM Enzo, sem a parte de cima, transformando-o no único Enzo targa do mundo.

Após a sua reconstrução e a «injeção de vitaminas», este Enzo já visitou (a grande velocidade) as planícies salgadas de Bonneville e tem servido também para tornar o sonho de muitas crianças de andar de Ferrari real.

Richard Loose ainda é o dono do MM Enzo, mas não é ele quem o tem conduzido nos últimos tempos.

O supercarro italiano foi emprestado a um amigo seu, conhecido no Instagram como dryl8k, que podemos ver também no vídeo acima, quando pediu ajuda ao canal Salt City Euros para ajudar a colocar as portas originais do MM Enzo.

Este Ferrari Enzo não vai parar nos próximos tempos. O objetivo para já é chegar às 100 mil milhas (160 mil quilómetros) e depois… quem sabe?