Notícias Goodwood Festival of Speed 2021 já arrancou. E não faltam novidades automóveis

Goodwood Festival of Speed 2021

Goodwood Festival of Speed 2021 já arrancou. E não faltam novidades automóveis

O Goodwood Festival of Speed está de regresso em 2021, após a ausência forçada o ano passado. O que poderemos ver por lá?

Polestar 2 Goodwood FOS 2021

Hoje o Goodwood Festival of Speed 2021 abre as suas portas (evento encerra a 11 de julho), marcando o regresso do popular evento após a pandemia tê-lo cancelado o ano passado.

Vimos o Festival of Speed crescer em relevância e audiências nos últimos anos tendo até “roubado” algum protagonismo aos mais tradicionais salões automóveis, com várias marcas a selecionarem o festival para revelar publicamente algumas das suas principais novidades – e até estreá-las dinamicamente na famosa rampa.

Este ano não está a ser diferente. Foram várias as marcas que não perderam a oportunidade de mostrar em Goodwood as suas principais novidades.

VEJAM TAMBÉM: O Salão de Xangai foi o primeiro salão automóvel de 2021. Que novidades mostrou?

A Lotus revelou há um par de dias o Emira e mostra-o publicamente pela primeira vez no Goodwood Festival of Speed.

Lotus Emira

A Aston Martin vai levar o Valkyrie que se aproxima a passos largos do início da sua produção, após o projeto ter conhecido alguns atrasos e até importantes restruturações no construtor.

Aston Martin Valkyrie

A McLaren mostra pela primeira o Artura, o seu novo superdesportivo híbrido plug-in que combina um inédito V6 turbo com um motor elétrico.

McLaren Artura

Sem novidades absolutas, a MINI vai expôr o Pacesetter, o safety-car da Fórmula E, que se baseia no Mini Electric, mas com aspeto fortemente influenciado pelo do extremista JCW GP.

MINI Electric Pacesetter inspired by JCW
TÊM DE VER: O mais potente, radical e… esgotado. Ao volante do MINI JCW GP

Saindo das marcas britânicas, talvez a maior novidade presente em Goodwood esteja no novo BMW Série 2 Coupé G42 que, tal como o Emira, foi revelado há apenas dois dias.

BMW M240i xDrive

A sueca Polestar levou até ao Goodwood Festival of Speed 2021 um protótipo de alta performance com base no Polestar 2, mais potente (350 kW ou 476 cv), com vias mais largas em 20 mm e novas rodas de 21″. O chassis foi também modificado, com distância ao solo reduzida em 25 mm e sistema de travagem majorado com pinças de seis pistões à frente.

Vem aí um Polestar 2 mais focado na performance? Parece que sim.

Outra novidade absoluta, pelo menos deste lado do Atlântico, é a primeira aparição pública do novo Toyota GR 86 que toma o lugar do GT 86.

Toyota GR 86

A Ford não se ficou pelas meias medidas e, através da M-Sport, mostrou o seu próximo guerreiro para o WRC 2022: o M-Sport Ford Puma Rally1 que já obedece aos novos regulamentos sendo um híbrido.

Entre outras estreias, é possível ver ainda o Kia EV6 que já tivemos oportunidade de ver ao vivo e a cores —, e a Genesis G70 Shooting Brake (que ainda não sabemos se chegará a Portugal).

Do lado italiano marcarão presença os impressionantes e já conhecidos Maserati MC20, Ferrari SF90 Spider e Roma, e Alfa Romeo Giulia GTAm. Ainda de Itália, surgirá o Kimera Evo37, uma interpretação modernizada da lenda dos ralis Lancia 037.

Como costuma ser habitual, é de esperar a presença de muitas mais máquinas, sejam de estrada ou competição, um tema a que voltaremos brevemente.