Notícias SF90 Spider. Os números do descapotável mais potente de sempre da Ferrari

Apresentação

SF90 Spider. Os números do descapotável mais potente de sempre da Ferrari

Com 1000 cv de potência, o Ferrari SF90 Spider sucede ao Ferrari 812 GTS como o descapotável da marca de Maranello mais potente de sempre.

Ferrrari SF90 Spider

Revelado pouco mais de um ano depois do SF90 Stradale, o Ferrari SF90 Spider chega para arrebatar o título do descapotável da Ferrari mais potente de sempre.

Isto é conseguido graças ao facto de o novo SF90 Spider partilhar com o seu irmão com capota a mecânica híbrida que o anima e que faz dele o Ferrari de estrada mais potente de sempre.

Desta forma, ao V8 twin turbo (F154) com 4.0 l, 780 cv às 7500 rpm e 800 Nm às 6000 rpm juntam-se três motores elétricos — um posicionado na traseira entre o motor e a caixa de velocidades e dois no eixo dianteiro — que debitam 220 cv de potência.

VÊ TAMBÉM: GTO Engineering Moderna. Como “re-imaginar” o mítico Ferrari 250 GTO
Ferrrari SF90 Spider

O resultado final são 1000 cv e 900 Nm, valores que são enviados às quatro rodas por intermédio de uma caixa automática de dupla embraiagem com oito relações.

Mais pesado mas tão rápido como o SF90 Stradale

Como seria de esperar, o processo de transformar o Ferrari SF90 Stradale no SF90 Spider trouxe um acréscimo de peso ao segundo.

Apesar dos necessários reforços estruturais e do mecanismo da capota, o Ferrari SF90 Spider pesa apenas mais 100 kg (1670 kg), razão pela qual a Ferrari afirma que é tão rápido como a versão com tejadilho rígido.

Ferrrari SF90 Spider

Quer isto dizer que os 100 km/h chegam à mesma em 2,5s, os 200 km/h em 7s e a velocidade máxima é de 340 km/h.

VÊ TAMBÉM: Teremos uma Ferrari totalmente elétrica? Louis Camilleri, CEO da marca, não acredita que vá acontecer

Mais diferente do que parece

Ao contrário do que possas pensar, o Ferrari SF90 Spider é um pouco mais do que simplesmente uma versão sem tejadilho do SF90 Stradale.

Segundo a Ferrari, o habitáculo foi ligeiramente movido para a frente para criar espaço para o mecanismo da capota, a linha de tejadilho desceu 20 mm e o para-brisas tem uma maior inclinação.

Ferrrari SF90 Spider

Por falar na capota, graças ao facto de ser produzida em alumínio, esta permitiu poupar 40 kg e pode abrir ou fechar em apenas 14s, ocupando, segundo a Ferrari, menos 50 litros de espaço que um sistema convencional.

Quanto ao interior, este praticamente manteve-se igual ao do SF90 Stradale, sendo a exceção a adoção de alguns elementos destinados a canalizar o ar no habitáculo, algo especialmente necessário quando temos em conta que o vidro traseiro pode ser aberto.

Ferrrari SF90 Spider

Quando chega?

Com o arranque das encomendas previsto para o segundo trimestre de 2021, o Ferrari SF90 Spider deverá estar disponível, em Itália, a partir de 473 mil euros.

Opcionalmente vai ser possível encomendá-lo com o pack Assetto Fiorano, que inclui amortecedores Multimatic, uma redução de peso de 21kg e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Ferrari F40?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Duelo de gerações: Ferrari F40 enfrenta McLaren P1
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Duelo de gerações: Ferrari F40 enfrenta McLaren P1