Notícias EV6. O Kia mais rápido de sempre é elétrico e já o vimos “ao vivo e a cores”

Apresentação

EV6. O Kia mais rápido de sempre é elétrico e já o vimos “ao vivo e a cores”

O Kia EV6 já está disponível para encomenda em Portugal, mas as primeiras unidades só chegam no final de setembro. Os preços arrancam nos 43 950 euros.

Kia Vibe EV6

O Kia EV6 é o modelo que vai “comandar” a ofensiva elétrica da Kia nos próximos anos e nós já o vimos ao vivo, na apresentação nacional (estática) do modelo.

Ainda não o pudemos conduzir, mas já nos sentámos dentro dele, admirámos as suas proporções e explorámos o seu habitáculo.

É certo que a Kia já tem dois modelos elétricos (o e-Soul e o e-Niro), mas este EV6 é o primeiro a derivar da E-GMP, a plataforma específica para elétricos, a mesma que encontramos, por exemplo, no IONIQ 5.

A NÃO PERDER: Kia EV6. Rival do ID.4 tem versão GT mais rápida que um Taycan 4S
Kia Vibe EV6 2

Ao vivo, os 4680 m de comprimento e 1880 m de largura fazem sentir-se, com o EV6 a apresentar uma presença ainda mais forte do que as imagens prometiam.

E se isso é verdade para o exterior, marcado pela assinatura luminosa LED distinta, pela linha de tejadilho muito baixa e pela linha de ombros muito musculada, também o é para o habitáculo.

No interior, saltam à vista os acabamentos minimalistas, os bancos muito finos e os dois ecrãs do painel de instrumentos digital e do sistema de infoentretenimento, que estão montados lado a lado e criam um painel horizontal de grandes dimensões.

Kia_Vibe_EV6_12-2

Muito arejado e iluminado, é nos bancos traseiros que este habitáculo mais se destaca, pelo espaço que oferece ao nível das pernas.

LEIAM TAMBÉM: e-Niro Move 39. A versão mais acessível do crossover elétrico da Kia

Contudo, a altura para a cabeça não é a mais generosa e se tiverem mais de 1,85 m de altura poderão ter um “encontro imediato” com o teto. Ainda assim, importa lembrar que a unidade onde nos sentámos ainda é de pré-produção, estando a ser considerada uma modificação sobre a posição final dos bancos traseiros.

Kia Vibe EV6 interior

O Kia EV6 está disponível com dois tamanhos de baterias — 58 kWh e 77,4 kWh — podendo ambas ser combinadas com tração unicamente traseira (um motor elétrico montado sobre o eixo posterior) ou tração 4×4  (um segundo motor elétrico montado sobre o eixo dianteiro).

A NÃO PERDER: Kia EV6 GT. Será que consegue ser mais rápido que verdadeiros desportivos?

No acesso à gama há as versões 2WD (tração traseira) com 170 cv ou 229 cv (com a bateria standard ou extra, respetivamente), enquanto os EV6 AWD (tração integral) têm rendimentos máximos de 235 cv ou 325 cv (e 605 Nm neste último caso).

Kia Vibe EV6 9
O EV6 oferece 520 litros de capacidade na bagageira, aos quais se juntam mais 52 litros sob o capô dianteiro (ou 20 litros na versão 4×4, por existir um segundo motor elétrico na dianteira).

A versão mais potente da gama será a GT, que só está disponível com a bateria maior e oferece 584 cv e 740 Nm obtidos a partir de dois motores elétricos. Graças a isto, será o Kia mais rápido de sempre, uma vez que “gasta” apenas 3,5s no disparo dos 0 a 100 km/h.

A chegada do EV6 representa o culminar de um processo de transformação acelerada da nossa marca, tanto ao nível de produto como em todos os processos corporativos e comerciais.

João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal
LEIAM TAMBÉM: Ansiedade com a autonomia? Nenhuma. Testámos o elétrico Kia e-Niro

Em Portugal

A gama do EV6 será formada por três versões: Air (com bateria de 58 kWh), GT-Line (77,4 kWh) e GT (4×4 e 77,4 kWh).

Na versão Air, com tração traseira e bateria de 58 kWh, a Kia reclama uma autonomia em ciclo WLTP de 400 km, número que sobre para os 475 km na versão GT-Line com tração traseira e bateria de 77,4 kWh.

Kia Vibe EV6 8

Já a versão topo de gama, a GT com bateria de 77,4 kWh e tração 4×4, o Kia EV6 será capaz de percorrer até 510 km de autonomia com uma só carga. Todos os preços:

  • Kia EV6 Air (58 kWh) — desde 43 950 euros
  • Kia EV6 GT-Line (77,4 kWh) — 49 950 euros
  • Kia EV6 GT (4×4 e 77,4 kWh) — 64 950 euros

O EV6 já está disponível para pré-encomenda em Portugal, mas as primeiras unidades só vão chegar no final de setembro ou início de outubro. A versão GT só vai chegar no final do primeiro semestre do próximo ano.

A NÃO PERDER: IONIQ 5. Até 500 km de autonomia para o primeiro da nova submarca da Hyundai

A Kia Portugal abriu as pré-reservas online para o EV6 no final de junho, tendo já registado 30 encomendas sinalizadas (pagamento de dois mil euros).

Kia Vibe EV6 4

Lançamento na plataforma Kia Vibe

O lançamento do novo Kia EV6 está ainda a ser marcado pela adoção internacional do Kia Vibe, uma plataforma digital desenvolvida pela Kia Portugal e que permite oferecer demonstrações personalizadas a partir dos estúdios Kia Vibe.

“Aos dois digital genius que oferecem demonstrações personalizadas da gama a partir dos estúdios do Kia Vibe em Live Video, vão juntar-se mais três profissionais para responder à procura e ao maior volume de solicitações vindas de Portugal e de outros países europeus que estão a fazer desta plataforma a sua base de proximidade com os clientes do EV6″, revela a Kia Portugal em comunicado.

Kia Vibe EV6 3

Este projeto, criado em Portugal, permite dar todos os passos na compra de um carro novo sem sair de casa, incluindo a aprovação de crédito.

Descubra o seu próximo carro

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Kia XCeed PHEV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Agora também como híbrido plug-in. Testámos o Kia XCeed PHEV