Notícias Alfa Romeo vai desistir da plataforma Giorgio? Olhe que não, olhe que não…

Indústria

Alfa Romeo vai desistir da plataforma Giorgio? Olhe que não, olhe que não…

Foram avançadas notícias de que a Alfa Romeo prescindiria da sua plataforma Giorgio, mas a história, afinal, é um pouco diferente da que foi contada.

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

Após ter sido noticiado na semana passada que a Alfa Romeo abandonaria a sua excelente plataforma de tração traseira Giorgio, chegou a altura de colocar alguma água na fervura: a Giorgio não se vai embora, apenas vai… evoluir.

A semana passada demos a conhecer os planos de eletrificação da Stellantis, o gigante automóvel que a Alfa Romeo faz parte. Nesse plano ficámos a saber que o futuro eletrificado do grupo assentará em quatro plataformas: STLA Small, STLA Medium, STLA Large e STLA Frame.

Como é possível de constatar, a Giorgio não faz parte desses planos, mas no seu lugar temos uma nova plataforma STLA Large que chegará em 2023. Bem, na verdade, não é mais que um nome diferente para (quase) a mesma base.

VEJAM TAMBÉM: Os futuros Alfa Romeo, DS e Lancia vão ser desenvolvidos em conjunto
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio MY2020, Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio MY2020
Alfa Romeo Stelvio e Giulia foram os únicos, até recentemente, a fazer uso da Giorgio.

Aliás, não seria de esperar outra ação que não uma progressiva uniformização dentro do novo grupo (resultado da fusão entre o Groupe PSA e a FCA) de todas as plataformas e mecânicas. O caso da Giorgio não é único: a plataforma que vai suceder à EMP (que equipa, por exemplo, o Peugeot 308 ou o DS 4) que o Groupe PSA tinha batizado de eVMP (a estrear pelo sucessor do Peugeot 3008) passará a chamar-se STLA Medium.

Ou seja, a Giorgio será rebatizada para STLA Large, ao mesmo tempo que passará a conseguir comportar grupos motrizes híbridos e elétricos.

Giorgio vai continuar a “viver” em mais modelos

A Giorgio acarretou avultados custos de desenvolvimento (bem mais de 800 milhões de euros) para a Alfa Romeo e os planos oficiais iniciais indicavam um uso muito mais amplo do aquele que tem agora: apenas o Giulia e o Stelvio fazem uso dela.

Por esta altura, e de acordo com esses planos, já deveriam existir oito modelos Alfa Romeo com base Giorgio, assim como outros modelos da FCA, nomeadamente os sucessores do Dodge Challenger e Charger, além de um ou outro Maserati mais. Porém, nada disso aconteceu, pelo que o retorno do investimento ficou comprometido, dado os volumes de produção alcançados pelo Giulia e Stelvio serem baixos.

Jeep Grand Cherokee L 2021
Jeep Grand Cherokee L.

Porém, recentemente, vimos vários modelos serem revelados que recorrem ou recorrerão à Giorgio, já modificada e evoluída (compatível com eletrificação), ainda mesmo antes de ser rebatizada de STLA Large. O novo Jeep Grand Cherokee recorre a uma versão modificada da Giorgio, assim como o Maserati Grecale, o novo SUV da marca italiana que conheceremos no final do ano.

Além destes, também os sucessores do Maserati GranTurismo e GranCabrio que conheceremos em 2022 assentarão sobre uma evolução da Giorgio e terão variantes 100% elétricas. Todos os futuros Maserati, incluindo os sucessores do Levante e do Quattroporte deverão recorrer a esta Giorgio modificada/evoluída ou, como será conhecida a partir de 2023, STLA Large.

Maserati Grecale teaser
Teaser do novo SUV da Maserati, o Grecale.

Quanto à Alfa Romeo, a Giorgio continuará a fazer parte da sua gama — nem que seja como STLA Large —, mas não de todos os seus modelos, como originalmente planeado. Recentemente reportámos sobre o atraso do lançamento do Tonale (chegará em junho de 2022), um SUV médio para substituir, ainda que indiretamente, o Giulietta. O SUV que fará uma forte aposta nas motorizações híbridas plug-in, recorrerá à mesma plataforma Small Wide 4×4 LWB do Jeep Compass.

Em 2023 veremos chegar um outro crossover/SUV, mais pequeno que o Tonale, que poderá chamar-se Brennero — segmento B — e assentará sobre a CMP, a plataforma multienergias proveniente do Groupe PSA (Opel Mokka, Peugeot 2008). Será produzido em Tychy, na Polónia, onde é atualmente produzido o Fiat 500 e o Lancia Y, mas onde serão também produzidos mais dois crossovers/SUV para a Jeep e Fiat, “irmãos” do modelo da Alfa Romeo.

VEJAM TAMBÉM: Alfa Romeo 156. Vencedor do troféu Carro do Ano 1998 em Portugal

O que virá a seguir?

Não sabemos, pois ainda está a ser discutido. O recentemente apontado novo chefe da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato (que até ao ano passado liderava a Peugeot), já veio a público dizer que estão a definir um plano para os próximos cinco anos (e outro a 10 anos). Um plano que terá ainda de ser aprovado pela administração da Stellantis.

Alfa Romeo Tonale concept 2019
A versão de produção do Alfa Romeo Tonale foi “empurrada” para junho de 2022.

Ao contrário da era de Sergio Marchionne (o malogrado e pragmático ex-diretor executivo da FCA), Imparato não irá revelar todas as novidades para os próximos cinco anos, como não anunciará objetivos de vendas a longo prazo. Na era Marchionne as previsões a 4-5 anos eram comuns, tanto ao nível de novos modelos como também ao nível dos objetivos comerciais, mas estas nunca chegavam a cumprir-se — bem pelo contrário… 

Se os planos de Marchionne para a Alfa Romeo (e para a Giorgio) tivesse sido escrupulosamente cumpridos, nesta altura teríamos uma Alfa Romeo com um portefólio de oito modelos e vendas anuais de, pelo menos, 400 mil unidades. Neste momento a gama está resumida a dois modelos, o Giulia e o Stelvio, e as vendas globais ficaram à volta das 80 mil unidades em 2019 — em 2020, com a pandemia, não melhoraram…

Fonte: Automotive News.