Notícias Jeep Grand Cherokee L revelado. Maior, mais luxo e, pela primeira vez, com 3 filas de bancos

Revelação

Jeep Grand Cherokee L revelado. Maior, mais luxo e, pela primeira vez, com 3 filas de bancos

O novo Jeep Grand Cherokee é mais confortável, mais luxuoso e especialmente maior do que nunca — a quinta geração começa com o inédito Grand Cherokee L, com três filas de bancos.

Jeep Grand Cherokee L

O Jeep Grand Cherokee é um dos veículos off road mais famosos do mundo. Sempre que um novo modelo chega, o mundo automóvel concentra-se para Detroit, no estado do Michigan, por mais do que apenas alguns minutos para um olhar mais atento à nova geração.

E desta vez, pela primeira vez na sua história — o primeiro foi lançado em 1992 — o Jeep Grand Cherokee vai estar disponível em duas carroçarias, com distâncias entre eixos distintas.

O inédito Grand Cherokee L, o maior dos dois, chega no segundo trimestre do ano. Com uma distância entre eixos de 3,09 m, está disponível com três filas de bancos, com seis ou sete lugares e, assim, ataca não só a concorrência de luxo do seu país de origem — onde cerca de 3/4 das vendas no segmento correspondem a versões com três filas de bancos — , mas também da Europa e Ásia.

VÊ TAMBÉM: Jeep Wrangler Rubicon 392. O V8 de 477 cv que faltava para ultrapassar todos os obstáculos “offroad”
Onde é produzido?
A quinta geração do Grand Cherokee continuará a ser produzida na Jefferson North Assembly Plant, onde sempre foi produzido, mas será também produzida no novo complexo na Mack Avenue — tanto na versão de duas filas de bancos, como na inédita 4xe, eletrificada —, com ambas as fábricas a estarem localizadas em Detroit, Michigan.

Reconhecidamente Jeep, mas há mudanças significativas

O design do novo Grand Cherokee é tipicamente Jeep e tipicamente Grand Cherokee — notando-se a influência do novo e ainda maior Grand Wagoneer — com formas e proporções assertivas e bem conhecidas, especialmente nesta inédita versão L de tamanho maior do que antes.

O Jeep Grand Cherokee não só mudou significativamente por fora, como também por dentro: o SUV norte-americano surge num nível completamente diferente do que os antecessores. Como é típico no segmento, existem instrumentos animados (ecrã de 10,3″), um ecrã central de até 10,1″ e um número surpreendentemente grande de botões e interruptores táteis acima e abaixo do ecrã central para funções individuais.

Um pouco mais abaixo, ainda na consola central, podemos não só selecionar a relação da transmissão automática via um comando rotativo, mas também os vários modos de condução, ou regular a opcional suspensão pneumática.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Jeep Compass 4xe Limited. Agora com ajuda elétrica

Mais luxo e tecnologia

Foram anunciados quatro níveis de acabamento (para os EUA), Laredo, Limited, Overland e Summit. Nos níveis de topo, destaque para os bancos que, além de serem revestidos a couro, são eletricamente regulados, oferecem massagens e são tanto aquecidos como ventilados.

O Grand Cherokee L Summit mima adicionalmente os passageiros traseiros não só com a sua longa distância entre eixos e portas de abertura particularmente ampla, como também com bancos individuais (as chamadas captain chairs, ou cadeiras do capitão) e uma consola central a separá-los, com várias funcionalidades.
Três filas de bancos
Provavelmente referencial: o Grand Cherokee distribui pelo habitáculo um total de uma dúzia de portas USB (tipo A e C). Há também ar condicionado automático de quatro zonas com ajustes individuais para os passageiros da primeira e segunda filas. As saídas de ar na segunda e terceira filas são integradas no revestimento dos pilares B e C.

Os pais de crianças pequenas, em particular, ficarão maravilhados: o sistema de infoentretenimento pode exibir a imagem da câmara no banco traseiro, se necessário. Mais, o ecrã também pode ser dividido em dois, pelas cadeiras individuais para crianças. Podemos contar ainda com luzes infravermelhas (que circundam a câmara) entre a segunda e terceira fila, capazes de iluminar o habitáculo, alternando automaticamente entre os modos diurno e noturno.

"Se desejamos redesenhar um veículo off road popular como o Jeep Grand Cherokee, devemos orientar cada decisão no legado de quase 30 anos como um grande piloto. É baseado numa arquitetura completamente nova e mostra um novo design de tirar o fôlego que honra a tradição do design icónico da Jeep e, ao mesmo tempo, responde aos desejos dos nossos clientes por uma terceira fila de assentos. O Grand Cherokee L destaca-se tradicionalmente no seu segmento e define o padrão em termos de eficiência, desempenho e luxo. Ao mesmo tempo, inova em termos de versatilidade e funcionalidade. "

Christian Meunier, presidente global da Jeep

Espaço não falta. As dimensões acrescidas do Grand Cherokee L — mais de cinco metros de comprimento — garantem um habitáculo amplo, tanto para passageiros como carga. O volume de carga é de 1328 l atrás da segunda fila de bancos — a terceira fila de bancos é dividida 50:50 e podemos rebatê-la. Se rebatermos os bancos na segunda fila criamos uma área de carga plana com um volume de 2396 litros.

VÊ TAMBÉM: Será que aguenta? Novo Land Rover Defender (2020) levado ao LIMITE

É um Jeep, logo, capacidades off road importam

Em contraste com a maioria dos seus concorrentes, o Jeep Grand Cherokee L atribui grande importância às suas capacidades off road, não querendo apenas impressionar na estrada. Apesar de derivar da Giorgio, a mesma dos Alfa Romeo Stelvio e Giulia — prometendo maior competência sobre o asfalto —, a nova geração do Grand Cherokee disponibiliza três diferentes sistemas de tração às quatro rodas, dependendo das versões ou opções selecionadas:

  • Quadra-Trac I — sistema AWD (all wheel drive) que envia força para o eixo dianteiro de forma automática quando deteta falta de tração;
  • Quadra-Trac II — sistema 4WD (four wheel drive) com uma caixa de transferência de duas velocidades;
  • Quadra-Drive II — sistema 4WD com diferencial traseiro eletrónico autoblocante.

Pela primeira vez, ambos os sistemas 4WD conseguem desconectar o eixo dianteiro quando não há necessidade de dois eixos motrizes, contribuindo para a redução do consumo de combustível. No mesmo sentido, há um maior recurso a alumínio (capô e portão da bagageira, por exemplo) e aços de alta resistência, para manter a massa deste vasto SUV em valores razoáveis.

Conta ainda com uma suspensão pneumática opcional que consegue variar a distância ao solo em mais de dez centímetros, dependendo das necessidades. Seja para ultrapassar algum obstáculo fora de estrada, elevando-a; seja para uma menor resistência aerodinâmica em autoestrada, baixando-a.

VÊ TAMBÉM: Brennero. Será este o nome do novo mini-SUV da Alfa Romeo?

Quando chega?

Por enquanto não sabemos quando e se o Grand Cherokee L chegará à Europa — a versão de cinco lugares, a ser apresentada na segunda metade do ano, de certeza que chegará —, nem sabemos que motorizações farão parte da gama europeia ou, em particular, da gama nacional.

Nos EUA o novo Grand Cherokee L chegará aos concessionários chega no segundo trimestre do ano, com duas motorizações a gasolina, já conhecidas do Grand Cherokee atual: o 3,6 V6 Pentastar de 294 cv e o 5,7 V8 Hemi de 362 cv, capaz de desativar uma das duas bancadas de cilindros. No “velho continente”, certamente o foco estará na prometida versão híbrida 4xe.