Notícias Jeep Compass. Renovação traz interior 100% novo

Apresentação

Jeep Compass. Renovação traz interior 100% novo

O Jeep Compass acaba de sofrer uma importante evolução que lhe dá mais argumentos para encarar um dos segmentos mais disputados do mercado.

jeep-compass

Lançado em 2017, o Jeep Compass acaba de sofrer uma importante atualização que lhe dá, entre outras coisas, mais argumentos tecnológicos, como o sistema de condução semiautónoma (Nível 2) e um interior totalmente redesenhado.

Produzido em Melfi, Itália, o renovado Compass é o primeiro lançamento da Jeep na Europa com o Stellantis Group.

No “velho continente”, o Compass representa já mais de 40% das vendas da Jeep, sendo que um em cada quatro Compass vendidos é um híbrido plug-in, tecnologia que (claro) está também presente nesta atualização profunda do modelo.

A NÃO PERDER: Magneto. O Wrangler 100% elétrico está pronto para o maior evento da Jeep
jeep-compass
Faróis dianteiros foram redesenhados, bem como a grelha frontal.

Aliás, a gama de motores do Compass, além dos híbridos plug-in, continua a contar com motorizações gasolina e Diesel, todos em conformidade com a normativa Euro 6D Final.

Diesel não foi esquecido

No capítulo dos Diesel, encontramos a versão atualizada do 1.6 Multijet II, agora capaz de oferecer 130 cv de potência (às 3750 rpm) e 320 Nm de binário máximo (às 1500 rpm). Estamos a falar de um aumento de 10 cv de potência face ao motor Diesel 1.6 do modelo precedente, que também se traduz num consumo 10% inferior e em emissões de CO2 mais baixas (menos 11 g/km no ciclo WLTP).

Já a gama a gasolina inclui um motor 1.3 turbo GSE de quatro cilindros que está disponível com dois níveis de potência: 130 cv e 270 Nm de binário máximo com transmissão manual de seis velocidades; ou 150 cv e 270 Nm com transmissão de dupla embraiagem também com seis velocidades. Comum a estas duas versões é o facto de a potência ser enviada em exclusivo ao eixo dianteiro.

jeep-compass
Versões híbridas plug-in contam com função eSAVE que permite guardar a autonomia elétrica para mais tarde.

Aposta na eletrificação

Por outro lado, a oferta híbrida plug-in assenta num motor a gasolina turbo 1.3 de quatro cilindros associado a um motor elétrico (com 60 cv e 250 Nm) montado no eixo traseiro e a uma bateria de 11,4 kWh.

VEJAM TAMBÉM: Já abriram as encomendas para a Jeep Gladiator

Existem duas versões 4xe — como são designados todos os modelos Jeep 4×4 com motorização híbrida — do Compass, com 190 cv ou 240 cv (sempre com 270 Nm de binário) e transmissão automática de seis velocidades.

jeep-compass
Grupos óticos traseiros apresentam um corte distinto.

Para estas versões eletrificadas, a Jeep promete acelerações dos 0 aos 100 km/h em torno dos 7,5s (conforme a versão) e uma velocidade máxima de 200 km/h em modo híbrido e de 130 km/h em modo elétrico.

Já a autonomia elétrica varia entre os 47 e os 49 km, de acordo com a versão escolhida, com as emissões de CO2 a situarem-se entre as 44 g/km e as 47 g/km, de acordo com o ciclo WLTP.

A NÃO PERDER: Jeep para a família. Novo SUV de 7 lugares chega este ano

Interior sofreu revolução

As mudanças no exterior do Compass são bastante discretas, mas o mesmo não se pode dizer do habitáculo, que sofreu uma verdadeira revolução.

jeep-compass uconnect 5
Interior do Compass sofreu uma importante evolução.

Uma das novidades mais notáveis é o novo painel de instrumentos digital personalizável com 10,25” e o novo sistema de infoentretenimento Uconnect 5, acessível num ecrã tátil de 8,4” ou 10,1”.

Além da integração sem fios com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, uma funcionalidade que está disponível de série em todas as versões, o Uconnect 5 oferece ainda integração com a Amazon Alexa, através da interface “Home to Car” oferecida pela app “My Uconnect”.

jeep-compass uconnect 5
Novo ecrã tátil (8,4” ou 10,1”) é um dos grandes destaques do renovado Compass.

Destaca-se ainda a navegação TomTom com reconhecimento de voz e atualizações de trânsito em tempo real (com atualizações de mapas remotas) e a base de carregamento sem fios para smartphones (de série a partir do nível Longitude).

Condução semiautónoma

No capítulo da segurança, o renovado Compass também se apresenta com novos argumentos, já que passa a disponibilizar, de série, os sistemas de prevenção de colusão frontal e alerta de transposição de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de sonolência do condutor e travagem de emergência automática com reconhecimento de peões e ciclistas.

A NÃO PERDER: Testámos o Jeep Compass 4xe Limited. Agora com ajuda elétrica

Este é, de resto, o primeiro Jeep na Europa a oferecer assistência à condução em autoestrada, ou seja, sistema de condução semiautónoma — Nível 2 na escala de condução autónoma — que combina o cruise control adaptativo com o sistema de manutenção no centro da faixa. Contudo, esta funcionalidade estará disponível apenas na segunda metade do ano, como opcional.

Cinco níveis de equipamento

A gama do novo Compass é formada por cinco níveis de equipamento — Sport, Longitude, Limited, S e Trailhawk — e pela nova série especial 80th Anniversary, uma versão especial de lançamento.

jeep-compass
Versão Trailhawk continua a ser a mais focada numa utilização fora de estrada.

O acesso à gama Compass faz-se com o nível de equipamento Sport, que conta com jantes de 16”, sistema de infoentretenimento de 8,4”, faróis dianteiros Full LED e sensores de estacionamento traseiro.

O painel de instrumentos digital de 10,25” e o novo ecrã central de 10,1” surgem, de série, a partir do nível de equipamento Limited, que ainda acrescenta jantes de 18” e sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros) com função de estacionamento automático.

VEJAM TAMBÉM: Jeep Wrangler Rubicon 392. O V8 de 477 cv que faltava para ultrapassar todos os obstáculos “offroad”
jeep-compass
Versão Trailhawk tem suspensão específica, maior distância ao solo e ângulos de todo-o-terreno superiores.

Tal como sempre acontece, o nível Trailhawk serve para identificar a proposta mais dada a andar por “maus caminhos” do Compass, que oferece ângulos todo o terreno mais elevados, maior altura ao solo, uma suspensão revista e um sistema de controlo de tração com cinco modos, onde se inclui o “Rock”, específico desta versão.

Série especial 80th Anniversary

A estreia comercial do Jeep Compass na Europa vai fazer-se com a série especial 80th Anniversary, uma edição comemorativa que se destaca pelas jantes de 18” em cinza e pelos emblemas exclusivos.

jeep-compass
Série especial 80th Anniversary vai assinalar o lançamento do modelo.

O acabamento cinza que decora as jantes também pode ser encontrado na grelha dianteira, nas barras do tejadilho e nas capas dos retrovisores e combina com as aplicações em preto brilhante que adornam os painéis inferiores, os guarda-lamas e as molduras do tejadilho e dos faróis de nevoeiro.

Quando chega?

O renovado Jeep Compass chega aos concessionários da marca em Portugal a partir do próximo mês de maio, mas ainda não são conhecidos os preços.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima combinada do Jeep Wrangler 4xe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jeep Wrangler 4xe. Nem o ícone do todo o terreno escapa à eletrificação