Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Novidades 2021

FCA vai lançar 3 novos SUV em 2021. Um deles será… descapotável?!

Dos três SUV a lançar em 2021 pela FCA (Fiat Chrysler Automobiles) na Europa, um permitirá andar (praticamente) de cabelos ao vento: o inédito Fiat 500X Cabrio.

Dos três novos SUV a lançar em 2021 pela FCA (Fiat Chrysler Automobiles), dois já eram conhecidos: o Alfa Romeo Tonale e o Maserati Grecale. A surpresa vem do anúncio de um terceiro modelo, o Fiat 500X Cabrio, uma variante inédita do modelo que já foi oficialmente confirmada.

Uma adição tardia à gama do SUV compacto italiano — foi lançado em 2014, tendo sido atualizado em 2018 —, o que a torna ainda mais surpreendente.

A verdade é que SUV descapotáveis e sucesso comercial não costumam andar de mãos dadas — Nissan Murano e Range Rover Evoque são exemplos disso —, mas não foi impedimento para também a Volkswagen ter lançado o T-Roc Cabrio em 2019.

TENS DE VER: Mais de 50 novidades para 2021. Fica a conhecê-las todas
Fiat 500x Sport
Fiat 500X Sport © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Agora é a vez da Fiat, mas a estratégia delineada difere das restantes propostas mencionadas. Enquanto a Volkswagen teve de operar modificações profundas (e onerosas) à carroçaria do T-Roc para o transformar num descapotável — do pilar A para trás é, essencialmente, um carro novo —, a Fiat vai repetir a receita que transforma o pequeno 500 no 500C.

Ou seja, em vez de criar um verdadeiro descapotável, o inédito 500X Cabrio manterá grande parte da carroçaria que já conhecemos, incluíndo as quatro portas laterais, substituindo apenas o teto — que passa a ser de lona e retráctil —, o portão da bagageira e o óculo traseiro (que será em vidro).

Desta forma, a Fiat consegue reduzir os custos de desenvolvimento e produção e ao manter praticamente todas as características do 500X “fechado” — implicando menos “sacrifícios” em praticidade —, as probabilidades de suceder comercialmente parecem estar a favor do novo modelo.

O novo Fiat 500X Cabrio será produzido em Melfi, Itália, juntamente com os outros 500X, o que mais ajuda nas contas. O Volkswagen T-Roc Cabrio, por exemplo, não é produzido na Autoeuropa, com os outros T-Roc, mas sim em Osnabrück, na Alemanha, nas antigas instalações da Karmann.

VÊ TAMBÉM: Maserati MC20. Estivemos com o novo supercarro italiano (c/ vídeo)

Tonale e Grecale

Ainda não se sabe ao certo quando é que o Fiat 500X Cabrio será revelado este ano, mas com ele também deverá chegar uma nova motorização mild-hybrid que será extensível à restante gama. Mais certezas existem em relação aos dois outros SUV a serem lançados em 2021 pela Alfa Romeo e Maserati.

Alfa Romeo Tonale
Alfa Romeo Tonale no Salão de Genebra de 2019 © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O Alfa Romeo Tonale tem apresentação internacional prevista para o mês de setembro e o início de comercialização começará ou no final de 2021 ou no início de 2022. O Tonale assenta sobre uma variante modificada da base usada no Jeep Compass e será produzido em Pomigliano, Itália, durante o segundo semestre deste ano — atualmente é por lá produzido o Fiat Panda.

O SUV assume, ainda que indiretamente, o lugar do Giulietta na gama da marca italiana, cujo fim de produção aconteceu no final do ano passado e não se prevê que venha a ter um sucessor direto.

Maserati Grecale teaser
Teaser do novo SUV da Maserati, o Grecale.

O Maserati Grecale verá a sua produção arrancar em novembro deste ano, na fábrica de Cassino, Itália, a mesma que produz os Alfa Romeo Giulia e Stelvio. Este inédito SUV da marca do tridente posicionar-se-á abaixo do Levante e a sua proximidade com os modelos da Alfa Romeo será maior do que apenas serem produzidos no mesmo local. O Grecale assenta sobre a Giorgio, a mesma plataforma do Giulia e do Stelvio e, como vimos ontem, a mesma plataforma que passou igualmente a servir de fundação para o novo Jeep Grand Cherokee.

Sabe responder a esta?
O "90" em Land Rover Defender 90 refere-se ao quê?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Mais compacto, ágil e… rápido. Já conduzimos o novo Land Rover Defender 90

Mais artigos em Notícias