Comparativo
Esqueçam os SUV. Testámos as Audi A4 Allroad e Volvo V60 Cross Country
A Audi A4 Allroad e a Volvo V60 Cross Country são alternativas — bastante viáveis, diga-se — aos omnipresentes SUV. Qual delas cumpre melhor esse papel?

Não deixa de ser curioso que antes dos SUV terem “invadido” o mercado nestas primeiras duas décadas do séc. XXI, já no final do século passado existiam propostas como as duas carrinhas que vos trazemos: Audi A4 Allroad 40 TDI e Volvo V60 Cross Country D4.
Aliás, Audi e Volvo foram duas das pioneiras neste tipo de propostas na Europa, com a primeira A6 Allroad a ser conhecida em 1999 e a primeira Cross Country da Volvo, a V70 XC, a ter chegado um ano antes.
Hoje em dia, no entanto, as tabelas de vendas não mentem. Os SUV esmagam-nas e a outras propostas idênticas sem dó nem piedade. É impossível encontrar uma justificação racional para a supremacia de uma tipologia perante a outra, sobretudo após estar uma semana ao volante destas duas carrinhas de “calças arregaçadas” — muito pelo contrário…
VÊ TAMBÉM: Volvo V90 Cross Country: ao volante da pioneira do segmento
Aquilo que constatei é que tanto a A4 Allroad como a V60 Cross Country fazem tanto quanto os SUV, mas com menos. Com tração às quatro rodas e maior distância ao solo, conseguem ir onde os SUV equivalentes vão — sejamos sinceros, quantos dos SUV é que realmente saem do asfalto ou estão realmente preparados para um trilho off road? —, e fazem-no com menor gasto de combustível e melhores prestações para motores idênticos.
Além do mais, as cotas internas acabam por se equivaler aos mais corpulentos SUV, e a suspensão elevada permite também um acesso melhorado ao habitáculo e uma posição de condução mais elevada.
Ambas apresentam-se pragmaticamente como alternativas viáveis aos “SUV da moda”, pelo que, e focando neste confronto a dois, queremos saber. Qual destas duas propostas, Audi A4 Allroad e Volvo V60 Cross Country, revelou-se como a melhor alternativa aos omnipresentes SUV?

As rivais
Ambas são novidades ainda recentes no mercado. A Audi A4 Allroad 40 TDI junta-se à renovada — por dentro e por fora — gama A4, enquanto a Volvo V60 Cross Country D4 Momentum é a mais recente adição à crescente gama V60.

Destacam-se das suas “irmãs” pelo estilo único, a emanar maior robustez, cortesia das proteções extra em plástico e da altura ao solo acrescida. Ambas possuem forte apelo visual, mas as proporções mais conseguidas da Volvo V60 Cross Country — típicas de um tração traseira, apesar da arquitetura ser de um tudo à frente —, a sua postura e maior assertividade geral levam o meu voto.
Dinamismo vs Conforto
Após esta apresentação, chegou a altura de nos sentarmos ao volante e pormos-nos em movimento. Apesar de tudo o que as aproxima concetualmente, mecanicamente (2.0 Turbo Diesel, 190 cv e 400 Nm) e dinamicamente (tração às quatro rodas, suspensão passiva independente), a experiência de condução não podia ser mais distinta.
Não são precisos muitos quilómetros para perceber o caráter de cada uma. A A4 Allroad é o melhor “bisturi”, ou seja, é a mais precisa e acutilante, a que está mais à vontade em ritmos mais vivos e estradas mais serpenteantes — até parece “encolher” de tamanho, como se fosse mais pequena que a rival, quando a fita métrica revela diferenças praticamente nulas entre as duas.

A Volvo é mais comedida nas suas respostas, mais orientada para o conforto — e é mais confortável, de facto… Os bancos da proposta sueca são mais substanciais e confortáveis — excelentes para viagens longas —, mas os da proposta alemã não ficam muito atrás e oferecem mais apoio (vinha com os opcionais bancos desportivos).
Podemos atenuar as diferenças entre as duas selecionando o modo de condução Dynamic na Volvo — resposta mais pronta do acelerador, transmissão e peso acrescido da direção (mas não melhor comunicação). Acabou por ser o meu modo favorito e o mais usado, com muita boa calibração de todos os parâmetros. O mesmo não posso dizer do modo Dynamic da Audi, sobretudo devido ao comportamento mais precipitado que o desejável da caixa DSG — na A4 Allroad basta o muito eficaz modo Auto.

Dito isto, as maiores aptidões dinâmicas da A4 Allroad não a tornam desconfortável, longe disso. Ambas são estradistas natas, excelentes para longas distâncias, com elevados níveis de conforto, mas a V60 Cross Country supera a A4 Allroad neste campo. Até em autoestrada, um domínio tipicamente alemão, a carrinha sueca isola mais eficazmente os ocupantes dos ruídos aerodinâmicos e de rolamento. A A4 Allroad, por outro lado, contrapõe com um muito eficaz cruise control adaptativo (1800 euros).
Diesel Power
Dois motores Diesel que podiam ser o mesmo: igual disposição e número de cilindros, capacidade, potência, binário e até soluções (common rail, turbo de geometria variável). No entanto, revelam-se bastante diferentes em caráter e agradabilidade.
O 2.0 TDI da Audi é um “velho” conhecido, mas parece estar melhor que nunca. Comparado com o 2.0 D4 da Volvo, é mais agradável de usar e soa melhor — a sonoridade da unidade da Volvo em baixas é demasiado… “Diesel”, fazendo recordar alguns veículos comerciais, contrastando com o elevado refinamento a bordo. Com a subida de rotação, curiosamente, fica a soar melhor.

Os números podem ser os mesmos — 190 cv e 400 Nm —, mas é a Audi que leva vantagem nas prestações (os 135 kg de diferença para a Volvo podem ter algo a ver). Acelera e recupera melhor e o motor parece respirar melhor independentemente do regime de rotações.
A caixa DSG (dupla embraiagem) também contribui para a maior vivacidade constatada, com passagens mais rápidas, tendo menos uma relação que as oito que encontramos na caixa automática (conversor de binário) da Volvo. No entanto, em condução urbana, é a transmissão da Volvo que oferece maior suavidade no sempre frustrante para-arranca.

A ficha técnica diz-nos que os consumos e emissões da Audi A4 Allroad e da Volvo V60 Cross Country são equivalentes, mas no mundo real não foi o que verifiquei. A alemã não só é mais rápida, como é mais económica — em média usa menos 0,4 a 0,8 l de gasóleo por cada 100 km que a sueca.
Em autoestrada (120-130 km/h), a A4 Allroad registou consumos entre os 6,8-7,2 l/100 km, enquanto a V60 Cross Country andou pelos 7,4-7,6 l/100 km. Em cidade as diferenças mantiveram-se com a Audi a conseguir menos de oito litros em várias ocasiões, e a Volvo a não conseguir baixar dos 8,5 l. De notar que a renovação operada à gama A4 trouxe com ela um sistema mild-hybrid de 12 V, que contribui para uma redução dos consumos e emissões.
A NÃO PERDER: Novo Volkswagen Golf 8 (2020). Primeiro contacto em PortugalE… fora de estrada?
Se é para serem uma alternativa viável a um SUV, também têm de ser capazes de sair do asfalto. Nenhuma delas compete com um Wrangler ou um… Jimny em capacidades off road — claro… —, mas os desafios colocados sobre esburacados caminhos de gravilha, e trilhos mais apertados com muita lama à mistura — S. Pedro foi generoso na quantidade de chuva oferecida —, foram ultrapassados com grande eficácia.
Bem, mesmo com lama, não atascámos nenhuma — yeah… —, mas fora de estrada, os papéis inverteram-se.

Foi a Volvo V60 Cross Country que mais surpreendeu pela sua capacidade de absorver o “sofrimento” causado pelo mau piso, por ser aquela que menos sacudiu os ocupantes, e também por ser a que mais facilmente poderá transpor qualquer obstáculo — a distância ao solo é de 21 cm (+7,5 cm que uma V60 regular), superior até à de muitos SUV. A Audi A4 Allroad “fica-se” pelos 17 cm (+3,5 cm que as restantes A4 Avant).
Ambas estão munidas com um modo de condução adicional, devidamente denominado “Off Road”. Quando selecionado, afeta vários parâmetros, desligando-os ou alterando o seu modo de funcionamento, desde os assistentes (deteção de peões com travagem autónoma de emergência, por exemplo), aos mais comuns controlos de tração e estabilidade.

A A4 Allroad destaca-se, pois o modo “Off Road” aciona as câmaras 360º (opcional), mostrando-nos no ecrã central por onde é que estamos a ir — podemos até selecionar a câmara mais apropriada à ocasião. Uma ajuda valiosa nas manobras mais apertadas, ou quando não conseguimos ver o que está imediatamente à frente das rodas dianteiras.

O que é que aprendemos?
Bem, é fácil… SUV para quê? O que tanto a Audi A4 Allroad como a Volvo V60 Cross Country demonstram é que o SUV não tem de ser a opção por defeito para quando queremos um pouco mais de flexibilidade de uso. Sobre o asfalto são superiores aos SUV — onde a maioria apenas circula, de qualquer forma… — e fora dele, vão onde a maioria dos SUV vão. E tudo com menor gasto de combustível.
São, no entanto, duas propostas distintas em caráter, apesar de idênticas em conceito.

A Audi A4 Allroad é a proposta mais dinâmica, mais precisa, mais sofisticada e… rigorosa — o interior continua a ser uma referência em montagem e materiais, e a carroçaria uma lição de precisão em alinhamento e execução.
A Volvo V60 Cross Country contrapõe com mais conforto, mais espaço (mas não muito), e um comportamento que surpreende… fora de estrada. Peca pelos consumos superiores, mas por outro lado tem um preço de aquisição (muito) inferior.

Em abono da verdade, nenhuma é acessível: a V60 Cross Country começa perto dos 58 mil euros, enquanto a A4 Allroad começa ligeiramente acima dos 65 mil euros. Ambas posicionam-se no topo das respetivas gamas, mas mesmo assim são mais acessíveis do que os SUV correspondentes de ambas as marcas, XC60 e Q5, respetivamente.
No entanto, o diferencial de preço entre estas duas unidades em concreto é bem maior. A carrinha da Volvo adiciona quase 6700 euros em opcionais, ficando a custar perto de 64 800 euros. No caso da carrinha da Audi, são mais de… 20 mil euros em extras (!), o que dispara o preço para uns exagerados 85 mil euros — no entanto, poderíamos prescindir de alguns dos muito extras, o que pode ajudar a reduzir a fatura.
Afinal, qual das duas revelou-se como a melhor alternativa ao SUV? Descobre na avaliação abaixo.
Frente a Frente
Avaliação
- Consumos
- Comportamento em estrada
- Montagem e materiais no interior
- Sistema de info-entretenimento
- Lista opcionais extensa e cara
- Preço
- Conforto
- Comportamento fora de estrada
- Insonorização
- Consumos
- Sonoridade do motor
- Comandos ventilação integrados no sistema de info-entretenimento
Sabe responder a esta?
O motor 2.0 TDI de 190 cv da Audi A4 Allroad testada é usada por qual destes outros modelos?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Já conduzimos o novo Audi Q3 Sportback. Diferente o suficiente?Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Já conduzimos o novo Audi Q3 Sportback. Diferente o suficiente?Mais artigos em Testes, Comparativo
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL