Notícias Ai está ela: tudo sobre a nova Audi A6 Allroad quattro

Apresentação

Ai está ela: tudo sobre a nova Audi A6 Allroad quattro

Nascida há 20 anos, a Audi A6 Allroad entra agora na quarta geração e consigo traz apenas um motor Diesel associado a um sistema mild-hybrid.

Audi A6 Allroad quattro

Pode não parecer, mas a primeira Audi A6 Allroad foi lançada há já 20 anos. Nascida numa era em que poucos anteviam o sucesso que os crossover têm hoje e em que as principais concorrentes davam pelo nome de Volvo XC70 ou Subaru Legacy Outback, a “carrinha de calças arregaçadas” da Audi entra agora na sua quarta geração.

Tal como no passado, para criar a A6 Allroad quattro (é assim que agora se chama) a Audi partiu da base da A6 Avant acrescentando-lhe proteções da carroçaria e uma suspensão a ar adaptativa que permite “jogar” com a altura ao solo de acordo com o modo de condução selecionado e a velocidade a que circulamos.

Nos modos “Comfort” e “Auto” a altura ao solo fica-se pelos 139 mm. Acima dos 120 km/h a suspensão baixa 15 mm, já no modo “Off Road” esta sobe até aos 169 mm (mas com a velocidade limitada aos 80 km/h) e no modo “Lift”, o mais alto, a distância ao solo chega aos 184 mm e a velocidade limita-se aos 34 km/h. Há ainda os modos “Dynamic” e “Efficiency”.

VÊ TAMBÉM: Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre
Audi A6 Allroad
Tal como no passado, a A6 Allroad quattro recorre a uma suspensão de curso mais elevado e a várias proteções da carroçaria para se destacar.

Tecnologia em alta

Praticamente decalcado do Audi A6 (com exceção de alguns detalhes específicos), o interior da A6 Allroad quattro pode apresentar-se em três cores (preto bege ou castanho) e conta com revestimentos em pele e Alcantara.

Audi A6 Allroad

Tal como nos seus “irmãos” menos radicais somos presenteados com dois ecrãs: um de 10,1” para o sistema de infotainment e outro de 8,6” para controlar a climatização (adeus botões físicos). Como opcional está ainda disponível o “Audi Virtual Cockpit” que consigo traz um vistoso ecrã de 12,3”.

VÊ TAMBÉM: E o superdesportivo mais procurado no Google é…
Audi A6 allroad quattro
O interior é em tudo idêntico ao dos restantes A6.

Como não podia deixar de ser, por se tratar de uma versão aventureira, a Audi equipou a A6 Allroad quattro com uma série de sistemas de ajuda à condução que, associados ao sistema de tração integral, lhe permitem ir mais longe como o “Hill Descent Control” ou o “Tilt Angle Assist”, este capaz de monitorizar o ângulo de inclinação em todo o terreno.

VÊ TAMBÉM: Adeus V8. Audi S6 e S7 Sportback, agora só com V6 Diesel e sistema mild-hybrid
Audi A6 Allroad
A altura da suspensão ajusta-se de acordo com a velocidade e o modo de condução selecionado.

Um motor, três níveis de potência

Como que a ir contra a corrente atual de abandono dos Diesel, a A6 Allroad quattro vai estar apenas disponível com uma motorização: o 3.0 V6 TDI que surge sempre associado a um sistema mild-hybrid de 48 V e à caixa automática de oito velocidades tiptronic.

Versão Potência Binário 0 aos 100 km/h Consumo* Emissões*
45 TDI 231 cv 500 Nm 6,7s 5,8 a 5,9 l/100 km 152 a 156 g/km
50 TDI 286 cv 620 Nm 5,9s 5,8 a 5,9 l/100 km 152 a 156 g/km
55 TDI 349 cv 700 Nm 5,2s 6,4 a 6,6 l/100 km 168 a 172 g/km

*valores WLTP convertidos a NEDC

Para assinalar o lançamento da nova geração da A6 Allroad quattro, a Audi vai oferecer a versão especial “20 years allroad”, disponível em apenas três cores: verde, branco ou castanho, jantes de 19” exclusivas e diversos detalhes destinados a aumentar a exclusividade desta versão.

Audi A6 Allroad
Associado ao 3.0 V6 TDI encontramos um sistema mild-hybrid de 48 V.

Com chegada aos mercados europeus prevista já para este mês, ainda não são conhecidos os preços para Portugal. No entanto, sabe-se que na Alemanha a A6 Allroad quattro vai custar a partir de 61 500 euros.

Sabe esta resposta?
O motor do Audi Quattro S1 tinha quantos cilindros?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi Quattro Grupo B em ação: a loucura dos 5 cilindros