Prémios LeasePlan

Peugeot 3008 1.5 BlueHDi conquista o prémio Carro Frota do Ano 2019

A 17ª Edição do Carro Frota do Ano da LeasePlan elegeu o Peugeot 3008 1.5 BlueHDi Active como o Carro Frota do Ano 2019.

O Peugeot 3008 1.5 BlueHDi Active não só conquistou o galardão máximo da 17ª Edição do Carro Frota do Ano da LeasePlan, como ainda arrebatou o título na categoria “Diesel SUV”, levando de vencida o Nissan Qashqai 1.5 dCi Business Edition e o SEAT Ateca 1.6 TDI Style.

A apresentação dos vencedores ocorreu hoje, 30 de maio, no Coconuts, em Cascais, com a LeasePlan a definir como objetivo destes prémios o de “distinguir os carros para frotas que mais se destacaram em 2019”.

Este ano, a avaliação do Carro Frota do Ano ficou-se apenas pelo segmento de “Pequeno Familiar”, no entanto, dividindo-se em cinco categorias: “Diesel Station”, “Diesel SUV”, “Gasolina Station”, “Híbrido Plug-In” e “Veículo Elétrico”.

RELACIONADO: GPL e GNV. O que são e quais as vantagens para frotas

Na categoria “Diesel Station”, foi a Renault Mégane ST 1.5 dCi Limited a eleita, superando as rivais Ford Focus Station 1.5 TDCi ST-Line e a Peugeot 308 SW 1.5 BlueHDi Business Line.

Renault Mégane ST © Raul Mártires / Razão Automóvel

Mudando de combustível, mas não de formato, na categoria “Gasolina Station”, a eleita foi a SEAT Leon ST 1.0 TSI Style, destacando-se da Volkswagen Golf Variant 1.0 TSI Confortline e da Opel Astra ST 1.0 Business Edition.

SEAT Leon TGI © Razão Autom

Kia Niro 1.6 GDi PHEV EX venceu na categoria “Híbrido Plug-in”, onde também concorreram os Hyundai Ioniq 1.6 GDI PHEV Tech e Toyota Prius 1.8 Plug-in Luxury.

kia niro phev
O Kia Niro PHEV levou de vencida os “irmãos” Hyundai Ioniq, como Ecológico do Ano 2018

Por fim, na categoria “Veículo Elétrico” foi o Renault ZOE Life 40, que se destacou do Nissan Leaf Acenta e o Volkswagen e-Golf.

Renault Zoe

Numa altura em que assistimos a uma alteração no paradigma da mobilidade faz sentido a LeasePlan, que tem sido pioneira ao assumir o compromisso de liderar a transição para a mobilidade elétrica, também adaptar a atribuição do Carro Frota LeasePlan do Ano. Nesta 17ª Edição do Carro Frota, para além de apenas termos em análise o segmento ‘Pequeno Familiar’, por ser o mais representativo das frotas empresariais, colocámos o foco na tipologia de motorização, por forma a incorporar os híbridos plug-in e os veículos elétricos na nossa análise.

António Oliveira Martins, Diretor Geral da LeasePlan Portugal
VÊ TAMBÉM: Europa. O carro mais vendido a privados não é o que estás à espera

A seleção e avaliação

Os modelos avaliados para o Carro Frota do Ano foram pré-selecionados tendo em conta não só as vendas LeasePlan, assim como as vendas no mercado automóvel nacional em 2018, e o TCO ou Total Cost of Ownership, em português, Custo Total de Posse.

A avaliação em si teve em conta parâmetros qualitativos e quantitativos, ambos com peso igual na pontuação final. Por cada categoria foram avaliados três veículos, posteriormente testados em dois circuitos diferentes.

A componente qualitativa da avaliação analisou vários critérios como o Habitáculo, Conforto, Estética, Motor e Dinâmica, sem esquecer questões chave como a probabilidade de compra a 12 meses e a valorização relativa em euros. A análise da componente qualitativa teve um júri composto por 21 empresas nacionais e multinacionais.

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos