Notícias GPL e GNV. O que são e quais as vantagens para frotas

GPL e GNV. O que são e quais as vantagens para frotas

Fica a conhecer melhor os combustíveis alternativos GPL e GNV e as suas vantagens para tomarem o lugar dos Diesel nas frotas das empresas.

Carros a GNV e GPL

I – O que é o GPL?

Atualmente há cerca de 350 postos de abastecimento GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) em Portugal.

Além de um preço por litro mais reduzido (ainda que os consumos sejam cerca de 20% superiores ao da gasolina), um nível médio de emissões por veículo mais reduzido torna interessante o uso de GPL nas frotas das empresas.

Apesar de já existirem muitos postos de combustível com terminais de abastecimento deste combustível, a desconfiança dos consumidores e, em consequência, a desvalorização dos veículos no mercado de usados tem impedido rendas competitivas em renting, quando comparado com a oferta a gasóleo.

Mesmo assim, o GPL tem-se vulgarizado em Portugal, tanto em modelos com instalação de fábrica, como em sistemas instalados à posteriori.

Sob determinadas condições, passou a ser permitido o estacionamento em parques subterrâneos e desobrigou a colocação do dístico GPL na traseira do veículo.

Derivado do petróleo, o GPL tem maior poder calorífero do que o GNV, pelo que não afeta tanto o rendimento da viatura.

E o facto de o seu preço depender da cotação do crude faz com que esteja mais exposto às variações de preço da matéria-prima.

II – O que é o GNV?

O GNV (Gás Natural Veicular)* obriga a uma pressão de armazenamento mais elevada, cerca de 200 bar, enquanto no GPL essa pressão varia geralmente ente 95 e 110 bar.

Isso implica tanques de armazenamento GNV mais sólidos e mais pesados.

Contudo, as propriedades do GNV tornam-no menos perigoso, uma vez que, sendo mais leve, tende a dissipar-se mais rapidamente.

Ao contrário, por ser mais pesado, fugas de GPL tenderão a concentrar-se ao nível do solo.

Por isso, é permitido o parqueamento em estacionamentos fechados ou subterrâneos.

Um motor a funcionar a GNV (GNC em viaturas ligeiras, GNL mais utilizado em veículos pesados) pode ter 15 a 20% menos rendimento do que um a funcionar a GPL.

Contudo, poderá encerrar uma vantagem sobre o segundo; é que sendo um gás natural igual ao utilizado na cozinha e para aquecimento, no futuro, através de instalação certificada, o cliente particular pode vir a abastecer a sua viatura a partir da sua própria rede doméstica.

Em Portugal, há menos de 10 postos públicos de abastecimento de GNV, da Douro Gás e da Galp.

Recentemente, a Galp anunciou a construção de mais quatro postos na Península Ibérica, no âmbito de um projeto financiado pela Comissão Europeia, que visa desenvolver o mercado de gás natural para a mobilidade sustentável.

*O GNV divide-se em dois, com aplicações específicas: GNC ou Gás Natural Comprimido e GNL ou Gás Natural Liquefeito.

SEAT Leon ST TGI
TGI senhoras e senhores.

III – Além do preço que mais vantagens tem o gás?

Em teoria, a longevidade de um motor a funcionar a gás é superior à de um que funcione exclusivamente a gasolina.

A queima mais eficiente do gás gera menos depósitos no interior do motor e o desgaste dos cilindros e dos segmentos é por isso menor, além de aumentar a longevidade do óleo lubrificante.

No entanto, há uma questão importante relativa à lubrificação interna do motor: por ter uma combustão mais limpa, chamemos-lhe “seca”, isso pode causar o desgaste prematuro de algumas peças devido a um maior atrito.

Especialmente das válvulas, o que pode ser facilmente resolvido com o uso alternado da gasolina e com uma correta e atempada manutenção do motor.

IV – Benefícios fiscais para empresas

No caso do parecer da Autoridade Tributária não ser vinculativo e, por isso, ser mantida a intenção de privilegiar o uso de veículos bi-fuel, além do desagravamento do ISV em 40%, isto é aquilo com que as empresas podem contar:

  1. Redução na Tributação: 7,5%, 15% e 27,5% em cada um dos três escalões, em vez de 10%, 27,5% e 35%. Agravado ao dobro em caso de prejuízo das contas;
  2. Dedução de 50% do IVA pago na aquisição de viaturas até 37 500 euros.
  3. Tal como o gasóleo, as empresas podem deduzir 50% do IVA do GPL/GNV
  4. Dedutibilidade de gastos com depreciações até 9375 euros/ano.
  5. IUC mais reduzido
SEAT Leon TGI
O distico obrigatório.

 


Consulta a Fleet Magazine para mais artigos sobre o mercado automóvel.

Sabe esta resposta?
O Ford Mach 40 é construído a partir de um…
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Mach 40. A impressionante fusão entre um Mustang e um GT(40)