Crónicas Em Braga para correr com o C1 e testar o “made in” Portugal Adamastor

Que semana…

Em Braga para correr com o C1 e testar o “made in” Portugal Adamastor

Entre a estreia no Troféu C1 Learn & Drive e o teste ao Adamastor P003RL, a semana passada teve de tudo um pouco. Até a chegada de um novo combustível.

Citroën C1 Troféu

Depois de há 19 anos a UMM ter abandonado produção automóvel e de vários projetos para a criação de um automóvel nacional terem caído por terra (veja-se o exemplo do Vinci GT), o Adamastor P003RL é o mais recente automóvel português e nós já testámos o protótipo no Circuito Vasco Sameiro, em Braga (por cerca de 100 mil euros já  podes comprar o Adamastor).

Por falar no circuito bracarense, este fim de semana viajámos até lá com o nosso Citroën C1 para a nossa estreia no Troféu C1 Learn & Drive. Numa corrida marcada pelas emoções fortes, e chuva, ainda não vos conseguimos dizer em que lugar terminámos — a classificação final ainda é provisória, devido a problemas com a cronometragem.

Já no mundo automóvel e um pouco longe do epicentro de acontecimentos que foi o Circuito Vasco Sameiro, em Amesterdão a Ford revelou os seus planos para o futuro. Ali ficámos a conhecer os Fiesta e Focus EcoBoost Hybrid, os planos de eletrificação da marca da oval azul, o novo Kuga e ainda o regressado Explorer, e por fim, tivemos um sneak peek do novo Puma, que virou crossover.

VÊ TAMBÉM: Já guiámos o novo Renault Clio, ainda em protótipo. Como se comporta?
Adamastor P003RL
Adamastor P003RL

Comum aos três SUV da marca norte-americana, é o facto de todos eles contarem com versões eletrificadas, sendo que o Explorer apresenta-se exclusivamente na Europa com uma versão híbrida plug-in. Já o Kuga, surge com uma nova plataforma e versões híbridas para todos os gostos (híbrido, mild hybrid e híbrido plug-in).

Ainda no mundo da indústria, a FCA e a Eni decidiram juntar esforços e desenvolveram um novo combustível, o A20, um biocombustível que ambas afirmam ser capaz não só de reduzir emissões como de melhorar a performance e os consumos. Resta agora ver se será mais barato que a gasolina tradicional.

VÊ TAMBÉM: Protótipo só de nome. O elétrico Honda E Prototype inicia produção este ano

Elétricos, desportivos e… SUV é claro

Mas como nem só de notícias se faz a Razão Automóvel, na semana passada tivemos a oportunidade de testar os mais diversos carros, desde um hot hatch “à moda antiga” até dois elétricos passando pelo formato da moda (os SUV, é claro), conduzimos de tudo um pouco e trouxemos-te os nossos vereditos.

Assim, enquanto Guilherme Costa foi espremer tudo o que Renault Mégane R.S. Trophy tem para oferecer na tentativa de descobrir se este está à altura do seu antecessor, o Fernando Gomes testou aquele que pode vir a ser o driver’s car do futuro, o Jaguar I-Pace.

Para não fugir à tónica “ambientalista”, eu testei um BMW i3s para ver até que ponto o pequeno BMW vai sentir falta do extensor de autonomia (ou seremos nós que podemos vir a ter saudades dele?). Enquanto isso, o Guilherme teve de “descer à terra” e do desportivo francês passou para os comandos de um mais sensato Volvo XC40… Diesel!

Já o Francisco Mota, jurado do Car of The Year e presença assídua aqui na Razão Automóvel, testou em primeira mão o Honda HR-V Sport, a versão mais picante do renovado SUV nipónico com chegada prevista a Portugal para o segundo semestre de 2019. Quanto ao Diogo Teixeira, a ele coube-lhe a tarefa de descobrir o novo desportivo português, o Adamastor P003RL.