Vídeo

Ao volante do Adamastor P003RL. O desportivo PORTUGUÊS

Ainda é um protótipo, mas já conseguimos estar aos comandos do novo desportivo "made in Portugal". Fiquem a conhecer o Adamastor P003RL.

É uma nova marca automóvel portuguesa e tivemos oportunidade de experimentar em primeira mão o primeiro protótipo road legal (homologado para a via pública) — este é o Adamastor P003RL (Prototype 003 Road Legal).

Como o nome indica, o Adamastor P003RL é um protótipo, o primeiro a poder circular em estrada, mas ainda assim um protótipo, servindo o propósito de desenvolvimento e demonstração.

Afinal, o que é o Adamastor P003RL? Trata-se de um desportivo aberto de dois lugares, com motor central traseiro e tração traseira — sem ajudas eletrónicas —, orientado para trackdays, mas possível de ser usado em estrada. No compartimento do motor encontramos um 3.5 V6 naturalmente aspirado, de origem Toyota, com 273 cv e 350 Nm, combinado com uma caixa manual de seis velocidades.

VÊ TAMBÉM: Estas 11 marcas de automóveis são portuguesas. Conheces todas?

Graças ao baixo peso — 900 kg no protótipo, mas a versão final deverá ficar-se pelos 850 kg —, garante prestações de respeito. Menos de 4,0s dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade (limitada) de 255 km/h são para já os números avançados.

Dado o seu foco na customização — um desportivo tailor made —, o cliente final poderá personalizar o seu Adamastor ao seu gosto, implicando não só opções estéticas, como até opções ao nível do hardware que o equipa. Por exemplo, além do motor Toyota, está também disponível o 2.3 EcoBoost da Ford, a mesma unidade presente no Mustang ou no Focus RS. Ou seja, dificilmente não haverá dois Adamastor iguais.

O Diogo foi até ao circuito Vasco Sameiro, em Braga, conhecer e conduzir o Adamastor P003RL, e dá a conhecer-te todas estas características e outras mais sobre este desportivo nacional — 80% dos materiais presentes são de origem nacional e do nosso tecido empresarial.

Apesar do protótipo que conduzimos, o Adamastor P003RL já se encontra à venda por 100 mil euros, quando equipado com esta unidade Toyota.

Um EXCLUSIVO Razão Automóvel a não perder.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabes responder a esta?
Com qual modelo o novo Ford Kuga partilha a sua plataforma?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Híbridos para todos os gostos. Este é o novo Ford Kuga

Mais artigos em Testes

Os mais vistos