Crónicas Carros decidem a que velocidade andamos e nós temos o C1 quase a andar

Que semana…

Carros decidem a que velocidade andamos e nós temos o C1 quase a andar

Numa semana marcada por várias notícias relacionadas com o futuro do automóvel, nós continuámos a preparação do C1 e ainda fizemos uma mão cheia de testes.

Velocímetro

Depois de uma (muito) longa espera, está quase a arrancar Troféu C1 Learn & Drive e a nossa máquina está praticamente a postos para atacar as curvas e retas do circuito de Braga no próximo domingo, dia 7 de abril.

Entretanto, enquanto esta semana ultimávamos os preparativos para que o nosso pequeno Citroën C1 seja o mais rápido possível nas provas que vai enfrentar, foi com pouca surpresa que nos deparámos com mais um “ataque” da Comissão Europeia ao automóvel (e neste caso à velocidade em particular) em nome de um suposto aumento da segurança rodoviária.

A ideia passa impor a presença de 11 novos sistemas de segurança nos automóveis que conduzimos a partir de 2022. Entre estes, o mais polémico é o Assistente Inteligente de Velocidade que deverá ser capaz de limitar automaticamente a velocidade do veículo. Resta agora saber se o vamos poder desligar ou se vamos passar a ter um carro babysitter.

VÊ TAMBÉM: Afinal quem é esta mulher? A resposta à tua pergunta… finalmente
Citroën C1 Troféu

Por falar no futuro, quem viu o seu garantido foi a Smart, que graças a uma joint-venture entre a Daimler e a Geely não só vai continuar a existir como vai ganhar modelos. Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz anunciou que irá produzir um compacto elétrico nas fábricas deixadas vagas pela ida da Smart para a China.

Mas se o futuro da Smart parece assegurado após a chegada de uma “guarda conjunta”, o mesmo não se pode dizer acerca dos fãs da tração traseira. É que esta semana trouxe a confirmação daquilo que já todos esperávamos, o novo BMW Série 1 não só vai passar a ter tração dianteira como vai abandonar os motores de seis cilindros, adotando soluções mais “convencionais”.

Já a SEAT decidiu revelar os seus planos para os próximos anos. Assim, entre a SEAT e a CUPRA vão ser revelados seis novos modelos eletrificados (híbridos plug-in e 100% elétricos) todos eles com chegada prevista até 2021. Ao mesmo tempo vem aí uma mini-MEB cortesia do trabalho conjunto de SEAT e Volkswagen.

Mas por agora já chega de falar acerca do futuro e vamos viajar até ao passado. Depois de ainda há umas semanas termos falado com Christian von Koenigsegg, descobrimos que o seu primeiro carro foi um Mazda MX-5. E como se costuma dizer que não há amor como o primeiro, o pai de modelos como o Agera RS ou o Jesko, voltou agora a reunir-se com o seu MX-5.

Já acerca do presente, este trouxe-nos novidades acerca das vendas da Tesla na Europa no mês de fevereiro. É que no primeiro mês completo de comercialização, o Model 3 não só ascendeu ao primeiro lugar de vendas entre os modelos elétricos no Velho Continente como conseguiu liderar as vendas entre as berlinas premium do segmento D!

VÊ TAMBÉM: Koenigsegg Jesko em vídeo. EXCLUSIVO com Christian Von Koenigsegg

Testes, testes por todo o lado

Mas porque nem tudo são notícias, na semana que passou conduzimos vários carros, tudo para que possas ler no nosso site os mais diversos testes e ensaios. O Fernando Gomes dá-te o seu veredito acerca do pequeno Jeep Renegade e do “todo poderoso” Audi A6, um carro que se sente tão à vontade numa Autobahn como um alemão no Oktoberfest.

Audi A6 40 TDI
© Fernando Gomes / Razão Automóvel

Por falar na Alemanha, o Guilherme Costa andou aos comandos de um autêntico foguete amarelo proveniente daquele país e não só fez um artigo como um vídeo onde te dá a conhecer todos os detalhes acerca do Mercedes-AMG A 35 4MATIC, o AMG mais barato que podes comprar.

Já o Diogo Teixeira foi até França testar a nova “coqueluche” da DS, o 3 Crossback e em mais um vídeo conta-te tudo o que tens a saber sobre o novo SUV da marca premium francesa. Quanto a mim, andei ao volante de um Mazda CX-3 SKYACTIV-D para tentar perceber até que ponto o Diesel é tão mau quanto o “pintam” e como correu o casamento deste novo motor com o SUV nipónico.

Como podes ver, foi uma semana em cheio, e a verdade é que esta que começamos agora promete não lhe ficar atrás, por isso já sabes, continua desse lado a acompanhar as mais recentes novidades do mundo automóvel.

Sabe esta resposta?
Quantas válvulas tinha o Citroën BX 4TC?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer