Vídeo

DS 3 Crossback em vídeo. Gasolina e protótipo 100% elétrico testados!

O DS 3 Crossback é o segundo modelo original da DS e o Diogo já o pôde testar nas estradas de Nice. Fica a conhecê-lo melhor neste vídeo.

Já lançado no mercado português e disponível em 19 versões (!), o DS 3 Crossback é a mais recente proposta da DS no segmento dos SUV compactos. Este estreia a plataforma CMP que vai partilhar com o novo Peugeot 208 (entre outros modelos do Grupo PSA).

Ao nível de motorizações, o mais recente modelo da marca francesa vai contar com opções a gasolina, Diesel e até com uma versão 100% elétrica. Com o DS 3 Crossback chega pela primeira vez ao segmento B uma caixa automática de oito velocidades.

Visualmente fiel ao estilo da DS, os maiores destaques estilísticos do 3 Crossback são a “barbatana” no pilar B (já conhecida do DS 3) e os puxadores das portas embutidos, como no Range Rover Velar. Já no interior, destaque para o quadrante 100% digital (mais pequeno que o do Audi Q2) e os botões sensíveis ao toque.

VÊ TAMBÉM: Audi Q4 e-tron em vídeo. O próximo SUV elétrico da Audi
DS 3 Crossback, 2019

Os motores do DS 3 Crossback

A oferta a gasolina é composta pelo 1.2 PureTech de três cilindros em três níveis de potência: 100 cv, 130 cv e 155 cv. Já entre os Diesel a oferta faz-se através do 1.5 BlueHDi nas variantes de 100 cv e 130 cv (esta versão só chega a Portugal em setembro).

DS 3 Crossback, 2019

Quanto à versão elétrica E-TENSE, que tem chegada prevista para o último trimestre de 2019, esta oferece 136 cv de potência (100 kW) recorrendo a baterias de 50 kWh de capacidade dispostas em forma de “H” debaixo do piso do DS 3 Crossback para oferecer uma autonomia de cerca de 320 km (já de acordo com o ciclo WLTP).

Quanto à transmissão, para além da já referida caixa automática de oito velocidades (disponível no 1.2 PureTech de 130 cv e de 155 cv e na versão de 130 cv do 1.5 BlueHDi) vai ainda estar disponível uma caixa manual de seis velocidades que surge associada às variantes de 100 cv do 1.2 PureTech e do 1.5 BlueHDi.

Se queres saber mais acerca da experiência de condução do DS 3 Crossback com o 1.2 PureTech de 130 cv e do DS 3 Crossback 100% elétrico (que para já ainda é um protótipo), acompanha o Diogo em mais um vídeo da Razão Automóvel:

Equipamento e… inspirações

Como sabes, os níveis de equipamento dos DS são complementados pelas inspirações, ou seja, a possibilidades de personalizar os modelos da DS com ambientes distintos ao nível dos revestimentos, cores e padrões. No caso do DS 3 Crossback são cinco os níveis de equipamento e cinco as inspirações disponíveis.

Os níveis de equipamento são o Be Chic, So Chic, Performance Line e Grand Chic, aos quais se junta a edição especial de lançamento, La Première. A estes podem ser associadas as inspirações DS Montmartre, DS Bastille, DS Performance Line, DS Rivoli e DS Opera.

VÊ TAMBÉM: Fiat 500 Giardiniera de 1966 trocou o bicilíndrico por motor elétrico de 100 cv
DS 3 Crossback, 2019

Quanto a preços, o DS 3 Crossback está disponível em Portugal a partir dos 27 880 euros pedidos pelo 1.2 PureTech 100 Be Chic indo até aos 42 360 euros que a marca francesa pede pelo 1.2 PureTech 155 La Premiére, sendo que já foram apresentados os preços da gama DS 3 Crossback para Portugal.

Apesar de ainda não ser oficial, ao que tudo indica em França o DS 3 Crossback E-Tense (a versão 100% elétrica) deverá custar cerca de 39 mil euros, sendo por isso de esperar que por cá o valor fique um pouco acima do preço estimado para França.

Sabes responder a esta?
Qual era a cilindrada do Citroën BX 4TC?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer

Mais artigos em Testes

Os mais vistos